TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA O SERVIÇO QUE VEM DEPOIS

Monografias: AVA O SERVIÇO QUE VEM DEPOIS. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

revista Texto Digital é uma publicação semestral do NuPILL (Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística - http://www.nupill.org/) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina.

Disponível unicamente em formato eletrônico, a revista Texto Digital tem como proposta ser um território permanentemente "em linha", voltado ao fomento de discussões e reflexões acerca da Literatura em meio digital e suas correlações. Esse espaço pretende, assim, estimular e divulgar a discussão da Literatura e de diversas manifestações culturais conectadas ao universo virtual, por meio da publicação de textos, estudos e pesquisas ligados ao texto digital, arte e teoria literária.

A revista traz ainda em seu conteúdo criações digitais de pesquisadores e artistas convidados pelos editores. Em consequência, seria descabido tentar delimitar um público alvo para se traçar o perfil de nossos autores e leitores, pois cremos que o texto no universo digital e suas implicações de escrita e leitura são assuntos interdisciplinares.

No mais, almejamos que os textos aqui publicados alcancem um número maior de leitores, de modo que a revista venha a contribuir efetivamente para a divulgação de trabalhos que fazem parte do que há de mais recente em pesquisas em torno da literatura e do meio digital, promovendo a aproximação do leitor com as criações deste gênero, ao mesmo tempo em que proporciona o olhar acerca de outros contextos em contágio com estas áreas, tais como a arte e a educação, para citar apenas dois dos campos que, em nossos dias, estão cada vez mais permeados pelas tecnologias.Em linguística, a noção de texto é ampla e ainda aberta a uma definição mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável.

“Conjunto de palavras e frases articuladas, escritas sobre qualquer suporte”[1].

“Obra escrita considerada na sua redação original e autêntica (por oposição a sumário, tradução, notas, comentários, etc.)”[2].

"Um texto é uma ocorrência linguística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em uso."[3]

O interesse pelo texto como objeto de estudo gerou vários trabalhos importantes de teóricos da Lingüística Textual, que percorreram fases diversas cujas características principais eram transpor os limites da frase descontextualizada da gramática tradicional e ainda incluir os relevantes papéis do autor e do leitor na construção de textos.

Um texto pode ser escrito ou oral e, em sentido lato, pode ser também não verbal.

Texto crítico é uma produção textual que parte de um processo reflexivo e analítico gerando um conteúdo com crítica construtiva e bem fundamentada.

Em artes gráficas, o texto é a parte verbal, lingüística, por oposição às ilustrações.

Todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com