TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem tem Sede da Verdade, Venha!

Por:   •  21/10/2025  •  Seminário  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 7

N.º 89 Quem tem sede da verdade, venha!

Muitas pessoas procuram respostas às seguintes perguntas: Por que existimos? Por que existe o sofrimento? O que acontece quando morremos? O que será que Deus está fazendo para acabar com o sofrimento? Muitas pessoas sinceras procuram respostas a essas perguntas. E que elas encontram? As mais variadas respostas. Em especifico quando elas vão procurar respostas a essas perguntas nas religiões, elas ensinam coisas completamente diferentes umas das outras. Qual é o resultado? Muita confusão gerada na cabeça das pessoas. Muitas pessoas passam a se sentir frustradas e desapontadas porque não conseguem uma resposta que as convença.

E você tem sede da verdade? Gostaria de encontrar as respostas a essas perguntas? Quer aprender sobre Deus e sobre a vontade que Jeová, Deus, tem para os humanos aqui na Terra? Se quiser saber a resposta, você tem sede da verdade. Mais então surge a pergunta: Onde nós podemos encontrar a verdade? Somente na Bíblia, a palavra inspirada de Deus. Jesus deixou isso bem claro quando ele disse, em João 17:17: "A tua palavra é a verdade." Sendo assim, a nossa adoração a Jeová deve se basear na Bíblia. Mas o que as religiões fazem? Em vez de se Basear na Bíblia, a palavra de Deus, Elas se baseiam nas tradições e nos ensinos humanos. Isso causa como falamos no início da palestra, confusão, frustração e desapontamento. Nós Testemunhas de Jeová, baseamos todas as nossas crenças na palavra de Deus, a Bíblia. E é na Bíblia que aprendemos que é possível nos achegarmos a Deus e ganharmos a vida eterna.

Mas oque cada um de nos precisa fazer para nos beneficiarmos do que encontramos na palavra de Deus a bíblia?

A Bíblia nos traz um convite emocionante. Gostaria que lêssemos juntos Apocalipse 22:17 diz o seguinte: "O espírito e a noiva estão dizendo: 'Venha!' E quem ouve, diga: 'Venha!' Quem tem sede, venha; quem quiser, tome de graça a água da vida." Que convite emocionante! Tome de graça a água da vida. Mas que convite é esse, né? Ou, antes, que água é essa? Esse é um convite para saciar a sede, matar a sede, mas com um tipo de água muito especial. Não é essa água comum, física, que a gente bebe, formada por oxigênio e hidrogênio. Apesar de essa água ser essencial para a vida, sem ela não há vida na Terra, essa água citada no livro de Apocalipse é a mesma água que Jesus mencionou quando conversou com a mulher samaritana no poço. Lembre-se das palavras de Jesus: "Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede." Então, Jesus relacionou essa água com a vida eterna. Essa água é tão extraordinária que, ao beber dela, os humanos são convidados a viver para sempre na Terra.

Essa água é simbólica e inclui tudo que Deus dá para ajudar os humanos obedientes a ganhar a vida eterna. Mas por que temos a necessidade dessa água? Quando surgiu a necessidade de termos essa água? A necessidade surgiu quando o primeiro homem, Adão, e sua esposa, Eva, pecaram ao desobedecer a Jeová, que os criou. Assim, o pecado e a morte entraram na humanidade. A água da vida representa, então, todas as provisões de Jeová param nos livrar do pecado e da morte. Jeová fez essa provisão para livrar toda a humanidade do pecado e da morte e restaurar a vida perfeita no Paraíso terrestre. Sim, essa mesma vida perfeita que Adão e Eva perderam quando pecaram. Esse era o propósito original de Jeová: que vivêssemos na Terra um paraíso perfeito. Parte principal dessa provisão de Jeová, da água de Jeová, é o resgate por meio de Jesus Cristo. O sacrifício do resgate de Jesus é o fator principal que nos permitirá viver para sempre aqui na Terra. Além disso, essa água inclui também as verdades da palavra de Deus.

Nós vimos até aqui a função da água. Mas quem faz o convite que lemos em Apocalipse 22:17: "Venha e tome de graça a água da vida"? Bem, temos uma figura 01 que pode nos ajudar a visualizar isso. Vemos que, de acordo com a visão registrada em Apocalipse 22:1, João descreve: "Ele me mostrou um rio de água da vida, límpido como cristal, que saiu do trono de Deus e do cordeiro." Então, Jeová, o Dador da Vida, é a fonte da água que contém elementos que dão a vida eterna. É Ele quem disponibiliza essa água por meio do cordeiro, Jesus Cristo. Esse rio simbólico é um meio que Jeová usa para desfazer todo o dano causado à humanidade pela desobediência de Adão. Sim, Jeová Deus é o autor do convite para vir e tomar de graça a água da vida.

Como vimos e Jeová que nos da essa preciosa agua e ele que nos faz o convite. Embora o rio de água da vida flua plenamente durante o reinado milenar de Cristo, ele começou a fluir no dia do Senhor, ou seja, quando Jesus foi entronizado como rei em 1914. Com isso, certas provisões necessárias tornaram disposições para a vida tornaram-se disponíveis desde então. Isso inclui a palavra de Deus, a Bíblia, que também é chamada de água. Então, o convite para tomar a água da vida, ouvindo e aceitando as boas novas do reino, é estendido a todos nós. Esse convite é feito a todas as pessoas, e quem aceita terá a oportunidade de viver para sempre na terra.

Agora, fica a pergunta que lemos também no livro de Apocalipse: Você vai aceitar o convite de Jeová? Ele faz um convite: "Venha e tome de graça a água da vida”, “Quem tem cede tome de graça a agua da vida”.

Nós, Testemunhas de Jeová, temos o prazer de ajudar as pessoas a aprenderem as verdades da Bíblia sem cobrar nada. Mas o que é preciso para aceitar esse convite? É necessário tomar ação, fazer um esforço e demonstrar que você deseja tomar a água da vida. Vamos analisar quatro pontos necessários para demonstrar que estamos aceitando o convite de Jeová:

  1. Dê prioridade a aprender a verdade da Bíblia e a se achegar a Jeová: Dedique tempo para estudar a Bíblia. Quanto tempo leva para aprender as verdades básicas da Bíblia. Isso depende de cada um; cada pessoa tem o seu tempo. Mas uma coisa é fato: o conhecimento sobre Jeová e as suas coisas não terá fim. Aqueles que estão iniciando têm um tempo para adquirir as verdades básicas, mas todos nós teremos a eternidade para aprender sobre Jeová. É interessante o que o primeiro número da Sentinela em inglês trouxe sobre isso. Ele comparou a verdade com uma florzinha modesta: "Não fique contente com apenas uma única flor da verdade. Se uma tivesse sido suficiente, não haveria outras. Junte-as, sempre procure outras mais." Por isso, devemos nos perguntar: Quantas flores eu tenho no meu buquê? Isso é um incentivo para continuarmos a dar prioridade a aprender cada vez mais sobre Jeová, porque isso nos aproxima Dele. Mesmo quando tivermos a vida eterna, sempre teremos algo novo para aprender sobre Jeová. É hoje o mais importante e usar nosso tempo da melhor forma possível, por isso devemos gastar menos tempo e coisas sem importância. E importantes aplicarmos o concelho conforme descrito em Efésios 5:15-17 vamos ler: "assim Estejam bem atentos para não andarem como tolos, mas como sábios, usando o seu tempo do melhor modo possível, porque os dias são maus. Portanto, parem de serem insensatos, mas compreendam qual é a vontade de Jeová." Temos que usar o nosso tempo do melhor modo possível. Como podemos fazer isso? Por nos esforçamos em aprender sobre as verdades de Jeová. Também por não deixar que a pressão de outros ou as ansiedades na vida nos impeça de nos aproximar de jeova por meio das verdades da bíblia. Por isso devemos escultar as boas novas ou ler a bíbliae as pulblicaçoes, fazer estudo pessoal nos preparar para as reuniões e participar. Essas são atividades que exigem tempo e para fazer tudo isso da melhoe maneira possível temos que fazer assim como o texto lido diz: usar o nosso tempo da melhor maneira possível, precisamos excluir as coisas que são menos importante e que consomem o nosso tempo.

Outro ponto que e necessário tomar ação para demostrarmos que estamos aceitando o convite de Jeová e tomarmos da agua da vida e por:

  1. Abandone as mentiras religiosas: Pode ser difícil se libertar das tradições e ensinos religiosos com os quais estamos acostumados. No entanto, é necessário aumentar o amor pela verdade da Bíblia.  Ler Isaías 55:1-2 diz:

Jeová faz essa comparação

  1. Convide outros a aceitar o convite de Deus: Procure oportunidades para convidar outras pessoas a aceitarem o convite de Deus. Os discípulos de Jesus não apenas falaram das boas novas para as pessoas, mas passaram a pregar de forma organizada, em todas as cidades. O mesmo acontece conosco. Quando pregamos e convidamos outros, sentimos alegria e nos sentimos revigorados.
  2. Dedique sua vida a Deus e seja batizado: Nosso amor e gratidão por Jeová devem nos motivar a dedicar nossa vida a Ele e a expressar isso publicamente através do batismo. Marcos 12:30 nos ensina: "Ame a Jeová seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de toda a sua força."

Os que aceitaram o convite de Jeová e seguiram esses passos vão sobreviver ao fim deste sistema e ter a esperança de viver para sempre na Terra. Jeová, nosso maravilhoso Deus, providenciou tudo o que a humanidade obediente precisa para alcançar a perfeição e viver para sempre na Terra. Durante o reinado de mil anos, o reino de Deus trará muitas bênçãos para a Terra. A visão de João em Apocalipse 22 descreve um rio de água da vida e árvores da vida cujas folhas são usadas para a cura das nações. Todas as pessoas terão a oportunidade de receber essas bênçãos e viver para sempre, como Deus desejou para Adão e Eva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com