TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aparência fisica de Jesus

Por:   •  25/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

METODOLOGIA E MÉTODOS: A APARÊNCIA FÍSICA DE JESUS

Trabalho apresentado à disciplina metodologia do trabalho acadêmico do curso livre de teologia, unidade metropolitana (JF/019), instituto teológico quadrangular, como requisito parcial para a conclusão da disciplina.

JUIZ DE FORA

2019

“Esse trabalho é dedicado à Deus, que nos deu sabedoria para escrever cada página e iluminou os caminhos para superar as adversidades. Sem ele, seria impossível”

Agradecimentos

Em nome do grupo queremos agradecer a Deus primeiramente por ter nos dado força de chegarmos até aqui, em meios as lutas, dificuldades que tivemos ao longo deste curso, mas grande foram as vitórias alcançadas, ao grupo que interagiu na elaboração deste mesmo ao Pr. Peron pelo incentivo e acreditação de que poderíamos ir além do aprendizado e toda a equipe do ITQ o nosso muito obrigado.  

SÚMARIO

A APARÊNCIA FÍSICA DE JESUS

05

CONCLUSÃO

07

MÉTODO DE ESTUDO BÍBLICO (TEMATICO)

09

1. TEMA

09

2. REFERÊNCIAS BÍBLICAS

09

3. PERGUNTAS E RESPOSTAS

09

4. PESPOSTAS

09

5. RESUMO GERAL

10

6. APLICAÇÃO PESSOAL

11

REFERÊNCIA

10

A APARÊNCIA FÍSICA DE JESUS

Os primeiros cristãos herdaram dos judeus a excitação em fazer  representações materiais, eles temiam pecar contra o mandamento que diz “ não farás para ti imagens de esculturas nem as adoraras”, principalmente quando se tratava da representação do ser divino ainda era mais sério, Jesus era considerado Deus para os cristãos primitivos estas proibições foram preservadas pela igreja primitiva cristã, sendo assim, a dificuldade de se ter hoje alguma figura de cristo mostrando sua aparência  física através de alguma representação artística, certamente o Jesus das pinturas de cabelos longos bonitos, de olhos verdes e pele branca dificilmente teve essa aparência.

Santo Agostinho de hipona que viveu no quinto século escreveu desmentindo relatos da época que ignorava o aspecto físico de Jesus, apresentado por artistas da época em seu tratado sobre a trindade. Nos ícones medievais começaram a surgir varias manifestações artísticas sofisticadas e até idolátricas.

Mas e a bíblia o que diz? não temos em nenhum lugar um retrato falado de Jesus, porém através da sua leitura e de informações de fatos históricos e arqueológicos disponíveis, é possível encontrar alguns indícios sobre seu aspecto físico e como nosso trabalho acadêmico aqui consiste no método do estudo bíblico, apresentaremos através dessas pesquisas a conclusão que chegamos ao assunto baseados na palavra de Deus e os fatos históricos citados.

O texto que escolhemos é um dos mais citados quando se comenta alguma referência clara sobre a aparência física de Jesus, o livro do profeta Isaias no capitulo 53 onde destacamos o verso 2:

“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca, não tinha beleza nem formosura e olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.”

Fica aqui a nossa pergunta, Jesus era de aparência física um homem feio? por alguns minutos nosso grupo de estudo se questionou ao ler este texto, porém o certo a se fazer como alunos de teologia e que estão a realizar um estudo bíblico, aprendemos a necessidade de aplicar a exegese do texto e como apoio utilizar um método de estudo bíblico, vamos então passear por detalhes descritos na bíblia em concordância com o texto, destacando alguns aspectos que nos dêem indícios sobre a aparência do Senhor Jesus, ao final deste trabalho conseguiremos a resposta para este texto bíblico.

Em primeiro lugar embora nascera em Belém da Judéia, provavelmente tinha características da sua mãe, (Hb 7:14) ele era descendente de Judá, foi criado na galileia, estes povos que habitavam nesta região eram distintos dos gregos Romanos pela cor azeitonada da sua pele, pelos, olhos pretos, pelos cabelos escuros, pela altura mediana, sua aparência em alguns textos como (Mt 26:47-49) demonstra não se destacar muito dos discípulos de forma que Judas teve que identifica-lo no meio da multidão.

Outra observação feita é sobre sua profissão, em nossos dias atuais ela pode determinar muito o nosso físico, nossa saúde, e Jesus foi carpinteiro (Mc 6:3) esta profissão realizava trabalhos como corte de pedras, usadas em construções de casas, pontes ou seja trabalhos pesados isso leva a tendência que as mãos de Cristo e seu físico fosse de uma pessoa forte, não necessariamente musculoso, mas forte, devido ao esforço requerido no trabalho, além do fato de Jesus conseguir  carregar uma cruz pesada (Jo 19:17) após uma noite difícil no Getsêmani, (Mt 26:36-46) além das torturas e sofrimento que enfrentou. A expectativa média de vida nesta época entre os homens da classe pobre trabalhadora estava na faixa dos 35 a 40 anos devido o trabalho pesado, o calor do deserto, e doenças e ainda destacando o que Mateus relatou no capitulo 9:35 do Evangelho que Jesus viajou por todas as cidades e aldeias ensinando, provavelmente a aparência de Jesus fosse mais velho do que uma pessoa nesta idade dos dias atuais.

Algo que temos certeza em nosso estudo que podemos afirmar com base na bíblia é que Jesus tinha Barba, pois a lei judaica proibia que aparassem a barba, (lev 19:27.) e (Gl 4:4 confirma que ele estava debaixo da lei, e também (Isaias 50:6) reforça a afirmação, sendo assim de acordo com a lei citada, Jesus tinha cabelos longos ou curtos? Também não encontramos nenhum relato bíblico a não ser mesmo a cultura, na bíblia encontramos Absalão que só cortava os cabelos uma vez ao ano (2 Sm 14:26), os nazireus faziam votos a Deus também tinham cabelos longos, Jesus não era nazireu, acreditamos que não possuía cabelos longos até mesmo por se parecer com os demais judeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (156.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com