TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Batalha Espiritual

Por:   •  13/9/2020  •  Artigo  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 14

Batalha Espiritual, como vencer me Cristo! – Romanos 8:37 Em todas as coisas somos mais que vencedores em Cristo Jesus que nos amou.

Efésios 6:10-13 – Finalmente, se fortaleçam no Senhor e na força de seu Poder, se vistam de toda armadura de Deus, para ficarem firmes contra as armadilhas e ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra os seres humanos, mas contra os principados, as potestades, os dominadores e as forças espirituais do mal nas regiões celestes. Por isso, vistam a armadura completa de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, após terem feito tudo.

Nessa carta de Efésios, Paulo revela o plano completo de Deus para nós seres humanos, a cada capítulo ele detalha todo o plano da salvação.

Ele revela no seu último capítulo, que nós estamos em guerra, numa luta sem pausa, sem trégua, e não é uma luta humana, terrena, mas sobre humana, nas regiões celestes, a vida cristã então não é viver no paraíso, numa colônia de férias, tudo bem e sossegado, blindados das lutas diárias, livre de tudo.

A Vida Cristã é luta e guerra diária, e nessa luta precisamos evitar 3 erros:

1º Erro: Menosprezar nosso inimigo, não dá para lutar sem saber com quem vc está guerreando, sem conhecer seu adversário, se vc menosprezar seu inimigo, vc corre um grande risco de ser atingido por ele, o Diabo não é um mito, não é uma lenda, não é uma energia negativa, ele é um ser pessoal, estrategista, maligno, perigoso, e nós não podemos menospreza-lo, Paulo diz isso não podemos desprezar os desígnios de satanás.

E o segundo erro, tão grave quanto o primeiro:

2º Erro: Exaltar esse inimigo, ficar com medo dele, a Bíblia nunca nos manda temer ao diabo, ela manda temer a Deus e resistir ao diabo.

O problema não é a presença do diabo, o problema é a ausência de Deus, se vc está com Deus, então vc está protegido, se Deus é por nós, quem será contra nós?

Há muitos que falam mais do diabo do que de Jesus, nosso foco é Jesus, a nossa alegria está em Jesus, nossa segurança está em Jesus, nossa paz está em Jesus, a nossa proteção está em Jesus, e se Ele está nos guardando e protegendo nós não precisamos ficar apavorados e desesperados, mas equipados sim, para enfrentar essa grande batalha.

Vamos olhar em primeiro lugar, qual é a natureza de nosso inimigo, e vejam que Paulo antes de entrar nesse assunto, ele nos informa quem não é o nosso inimigo, vejamos vs 12: Nossa luta não é contra o sangue e a carne, as vezes enfrentamos tantas lutas em na nossa vida, na nossa família, nos nossos relacionamentos, e chegamos a pensar que algumas pessoas de nossa vida... de fato é o nosso problema.

Já escutei isso, se não fosse aquela pessoa, a minha vida seria uma benção, se não fosse aquele individuo eu teria paz, só que aquele individuo, aquela pessoa, não é seu problema principal, seu problema principal não é seu esposo, sua esposa, seu filho, sua filha, seu pai, sua mãe, não é seu sogro ou sogra, não é seu genro, sua nora, seu vizinho, seu patrão ou seu colega de trabalho, a nossa luta não é contra gente, contra pessoas, se não entendermos isso, vamos machucar pessoas, vamos ferir gente, vamos falar mal de pessoas, e mesmo que essas pessoas saiam de nossa vida, saiam de nosso caminho, o nosso problema não estará resolvido, porque nossa luta não é contra a carne e sangue.

Se vc lutar contra pessoas e vc achar que seu problema são as pessoas, vc vai transformar o seu aliado em inimigo, e consequentemente vc vai transformar o seu inimigo em aliado, então Paulo começa dizendo contra quem não é essa luta, mas agora ele começa a dizer para nós contra quem é essa luta.

Vejamos vs 11: revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poder estar firmes contra as ciladas do Diabo, aqui ele cita esse personagem, significa aqui acusador, e ele tem diversos nomes na Bíblia: diabo, satanás, lúcifer, antiga serpente, dragão, belzebu, apolion, abadon, inimigo, adversário, tentador, maligno, pai da mentira, assassino, deus desse século, príncipe das potestades do ar e outros mais, e vc começa a notar seu currículo, então não subestime esse inimigo, vc está enfrentando um inimigo que tem importância, mas ele não é onipotente, não é onisciente, não é onipresente, mas ele não está sozinho, vejamos o texto no vs 12b: contra os principados, as potestades, os dominadores e as forças espirituais do mal nas regiões celestes, então conseguimos entender algumas coisas, vejamos:

A primeira coisa que entendemos: O reino das trevas possui uma complexa organização!

O diabo não é tão tolo a ponto de não se organizar, existe uma divisão de poder, existe uma escala de comando, existem demônios e demônios, nem toda luta espiritual tem o mesmo grau de intensidade, no livro: Combate Cristão, que é um dos melhores livros sobre batalha espiritual que eu já li, o autor diz que existem demônios e demônios e é nesse sentido que Jesus diz que: Essa casta de demônios não sai, senão com jejum e oração, por isso a lutas e batalhas mais intensas que outras.

Por isso Paulo, detalha: Principados, potestades, dominadores e forças espirituais do mal, mais do que isso, toda essa estrutura maligna, tem um propósito: Combater a Igreja, se opor a Igreja, desviar a Igreja de seu objetivo, tirar o foco da Igreja, atacar a igreja, levar o pecado para dentro da Igreja, distrair a Igreja, trazer os costumes do mundo para a Igreja, reduzir o poder da Igreja, aquilo que é contrário ao chamado da Igreja, e isso é tão importante entendermos que significa que não tem zona neutra, ou somos guerreiros ou vítimas, não tem outra escolha.

Ou somos luz da terra e sal do mundo, ou estamos no Reino de Deus, fazendo parte do exército Dele ou estamos no reino das trevas, ou estamos seguindo a Jesus Cristo ou estamos seguindo ao diabo, não tem em cima do muro, é uma guerra, se estamos no reino de Cristo, quem olha para nós deve enxergar a Cristo, afinal temos a Palavra que diz: Não sou mais eu quem vivo, mas Cristo que vive em mim pela fé e quando vivemos dessa forma, o inimigo nos enxerga como potencial e não vai medir esforços para nos atacar, para enviar toda a suas forças do mal contra nós, e quais são essas forças do mal?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com