TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Batalha Espiritual

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.644 Palavras (15 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 15

FILEMON – ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA

MARDEN DURANN JUNIOR

BATALHA ESPIRITUAL

BELO HORIZONTE

2014


MARDEN DURANN JUNIOR

BATALHA ESPIRITUAL

Trabalho de conclusão de curso, bacharel em

Teologia, Filemom Escola Superior de teologia

Batalha Espiritual e seus conceitos.

BELO HORIZONTE

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃ.................................................................................. 04

BASES BIBLÍCAS......................................................................... 05

O INICIO......................................................................................... 07

O INIMIGO...................................................................................... 09

O PLANO DE DEUS PARA A BATALHA..................................... 11

NOSSA AUTORIDADE.................................................................. 13

NOSSAS ARMAS.......................................................................... 15

CONCLUSÃO................................................................................ 18

REFERÊNCIA................................................................................ 19

INTRODUÇÃO

Sabemos que uma grande guerra que está acontecendo nos dias atuais. Não é um conflito entre nações, tribos ou líderes de governos. É uma importante batalha invisível que está acontecendo no mundo espiritual. No Livro de Oseias 4:6 Deus declara que o seu povo esta sendo destruído pela falta de conhecimento. “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”
Oséias 4:6. Uma das principais áreas nas quais os crentes são derrotados é por causa da falta de conhecimento da batalha espiritual. Como diz o livro de estudo: “O nome em si já sugere do que se trata: é um movimento cuja ênfase maior é na luta da Igreja de Cristo contra Satanás e seus demônios, conflito este de natureza espiritual, quanto aos métodos, armas, estratégias e bjetivos.” A proteção é encontrada na armadura de Deus. A Palavra de Deus é comparada com uma espada. Porem,  Satanás, tem intensificado seus ataques contra uma igreja que tem se retirado das linhas de frente de batalha. Na medida em que o final dos tempos se aproxima é, inclusive, mais importante que os crentes entendam a guerra espiritual nestes tempos mais do que nos primeiros dias da história da igreja. O apóstolo Paulo nos advertiu: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis”  (2 Timóteo 3.1).  Para estarmos preparados para estes tempos difíceis, uma mente renovada dever ser estabelecida nas estratégias da guerra espiritual. A vida cristã é guerra. O quanto antes a reconhecermos e nos prepararmos para ela, tanto antes nós experimentaremos a vitória. Nenhum rei jamais foi à batalha sem um cuidadoso exame dos recursos e sem desenvolver estratégias de batalha. Em essência, é isto que vamos fazer neste curso. Estamos fazendo um cuidadoso exame das estratégias, armas e do poder disponível para nós ganharmos a guerra contra nosso inimigo, Satanás. No mundo militar, “estratégia” é a ciência de conduzir operações militares. É o plano que leva ao objetivo da vitória.

BASES BÍBLICAS

Sabemos que para entender como um todo, precisamos nos fundar e firmar na base bíblica de tudo o que iremos aprofundar em conceito de batalha espiritual, “Quando falamos da polêmica entre salvação pela fé e/ou pelas obras, facilmente identificamos que o assunto pertence à área de soteriologia, ou seja, o estudo da salvação, uma área da enciclopédia teológica. Se tivermos uma boa compreensão dos princípios e fundamentos que orientam a soteriologia, poderemos mais facilmente entender tudo o que está envolvido nessa polêmica. Mas a luta entre a Igreja e Satanás não se enquadra em uma área somente, muito embora a demonologia bíblica, que por sua vez é um departamento da angelologia, (o estudo dos anjos bons e maus) certamente seja a principal área afim. O fato é que os ensinos e práticas da "batalha espiritual" levantam questões sérias relacionadas com diversas áreas do nosso conhecimento de Deus.” Para entender esta guerra invisível, nós devemos entender os mundos natural e espiritual. O homem existe em dois mundos: o mundo natural e o mundo espiritual. O mundo natural é o que pode ser visto, sentido, tocado, escutado e visível. Porém , existe outro mundo.  Esse mundo é um mundo espiritual. Nos  não podemos vê-lo com olhos físicos, porém é tão real quanto o mundo natural no qual vivemos. Paulo fala desta divisão entre o natural e o espiritual:“Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres” (1 Coríntios 15.40).

Todos os homens têm um corpo natural que vive no mundo natural. Porém, o homem também é um ser espiritual com alma e espírito. O homem é corpo, alma e espírito. Teu ser espiritual (alma e espírito) é parte do mundo espiritual assim como teu corpo natural é parte do mundo natural.

A Batalha espiritual invisível é uma batalha que envolve a todos os homens e mulheres. Posto que o reino de Satanás é um reino espiritual:  “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12). A guerra espiritual não é uma batalha natural entre a carne e o sangue. Não é uma batalha do homem contra o homem. Não é uma batalha visível. É um conflito invisível no mundo espiritual. É uma batalha dentro e ao redor do homem.

1. Uma batalha social entre o crente e o mundo: João 15:18-27

2. Uma batalha pessoal entre a carne e o espírito: Gálatas 5:16-26

3. Uma batalha sobrenatural entre o crente e os poderes sobrenaturais

malignos: Efésios 6.10-27.


O INICIO

Esta batalha começou no céu com um anjo chamado Lúcifer que foi originalmente um anjo formoso criado por Deus e era parte do Reino de Deus. Lúcifer decidiu que queria assumir o controle do Reino de Deus. Podemos ler  sua rebelião em Isaías 14.12-17 e em Ezequiel 28.12-19. Lúcifer e os anjos rebeldes foram expulsos do céu por Deus. Eles formaram seu próprio reino na terra: “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos” (Apocalipse 12.7). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com