TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biblia e Ciência

Por:   •  8/9/2017  •  Artigo  •  12.722 Palavras (51 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 51

[pic 1]


Autor: Rogério José Sobra

Titulo: Bíblia e Ciência

Filiação: José Sobra e Madalena Angélica Armindo

Data de nascimento: 26 de Agosto de 1993

Nacionalidade: Moçambicana  

Naturalidade: Nampula Cidade - Namicopo

Morada actual: Tete - Chingodzi

Formação académica: 12ª classe A, ESG

Frequência académica actual: 3º ano – CTA – UP - Tete

Reprodução autorizada

Cel.: +258 848 572 750

Email: sobrarogerio@gmail.com

Publicações Evangélicas

Moçambique

Tete  – Chingodzi

Março, 2017


Índice

Prefácio        3

1.A Ciência, a fé e a Bíblia        5

2.A existência de Deus - A veracidade bíblica, comprovada pela Ciência        7

4.As descobertas científicas na bíblia        17

4.1.A posição da Terra no espaço sideral        18

4.1.1.O ciclo hidrológico        21

5.A origem da vida na Terra – evolução ou criação?        24

5.1.Teoria Abiogénica;        25

5.1.1.Biogénica;        26

5.2.As duas saídas possíveis        27

6.O dilúvio - mito ou facto?        28

6.1.As espécies antediluvianas        30

7.A existência de extraterrestres        33

Referências        36

Prefácio

A

génese das coisas sempre foi uma preocupação central da humanidade; a origem das pedras, dos animais, das plantas, dos planetas, das estrelas e do próprio homem, é a causa de inúmeras pesquisas insaciáveis observadas na actualidade. Sem dúvidas é por essa razão que, a existência do universo como um todo, sua natureza e origem foram e continuam sendo assuntos de explicação em quase todas as civilizações e culturas.

A procura do entendimento de toda essa génese foi, para essas civilizações, algo muito diferente do que nos é ensinado na actualidade pela ciência e naquilo que ainda é desconhecido e que é a causa de contínuas pesquisas, porém o mais polémico é tentar dar resposta baseando-se nos factos bíblicos.

O progresso tecnológico suscitou nos Homens, uma serie de questionamentos a respeito da Bíblia e a existência de um ser supremo e criador de todo visível e invisível. Quando colocada a questão, se a ciência pode concordar-se com a bíblia, no que diz respeito aos acontecimentos e fenómenos e as suas consequentes interpretações, geralmente, a resposta tem sido, NÃO.

A pequenez física do ser humano, suscita motivo de muita preocupação quando observa, a vastidão física do Universo em que está inserido e através da ciência, tentam fazer desaparecer a verdadeira revelação de Deus ao Homem (a bíblia), e criam argumentos para sustentar as suas afirmações, teses e teorias, com vista a provar a não existência de Deus e a não concordância entre a ciência e a Bíblia. Mas ainda que rejeitem, no intelecto do Homem, reside o grande poder, a força de domínio e imensuráveis obras por Ele feitas, de facto, esse REI e SENHOR do mundo em que vivemos é o arquitecto e dono de todas as coisas visíveis e invisíveis e daquelas que nunca jamais subiram no pensamento do Homem.

Quando bem examinada a bíblia em contraste com as diversas explicações e teorias científicas, pode-se perceber que, alguns acontecimentos e fenómenos registados na bíblia, podem ser comprovadas cientificamente. Digo, “alguns acontecimentos e fenómenos”, porque nem tudo o que Deus fez e faz, pode ter explicações humanas, pois segundo a bíblia, tem coisas que Deus não permitiu chegar ao conhecimento humano, e nestas coisas esgota palavras ao Homem explicar e imaginar, o que a bíblia, chama-as de MILAGRE, e somente pode ser aceite por aqueles que professam a fé salvadora.


”As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei” (DT 29.29).

“Eis que essas coisas são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão o seu poder?” (Job 26.14).

Os versículos acima citados, mostram o quão impossível é o ser humano entender completamente e poder interpretar os fenómenos e a própria natureza – obra das mãos de Deus. É óbvio que a Ciência também não prova tudo, pois, se assim fosse não existiria a metafísica[1], por exemplo, “a estrutura geral da Terra (núcleo, manto inferior, manto superior, astenosfera e litosfera), é conhecida mediante métodos indirectos, tais como a transmissão das ondas sísmicas, como disseram FLORI & RASOLOFOMASOANDRO (2002:35-38), […] na verdade não se sabe grande coisa sobre a origem da Terra no universo – na verdade, tudo repousa sobre o acto de fé”. A Bíblia monstra que os processos naturais, ou seja, as leis da natureza, não teriam trazido à existência a complexidade encontrada no universo e na vida sem a vontade de Deus.

De forma prática, este manual pretende contribuir na redução da incredulidade, mostrando a coerência entre as ciências geográficas e a bíblia, a superioridade da bíblia nas descobertas científicas, a veracidade da existência de Deus – criador. Toda referência bibliográfica consultada, esta patente no rodapé e na última página.  

1.A Ciência, a fé e a Bíblia

1

Antes de mais, gostaria de frisar que o livro bíblico chave que se pretende estudar, é o de Génesis, pelo facto de ser o único que relata a génese da criação de tudo com mais detalhes, livro este que constitui a essência de toda doutrina cristã. Verifica-se no livro de Génesis, a narração da essência de tudo: da criação, da vida, do pecado, da morte, da promessa de vida eterna, do nascimento de Jesus – o Messias que viria tirar o pecado do mundo, etc., porém de uma forma não profunda ou detalhada, mas com uma precisão pedagógica com vista a revelar um Deus criador que fez tudo em determinadas fases e de forma organizada e propositada, segundo a vontade do seu beneplácito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.5 Kb)   pdf (563.2 Kb)   docx (128.6 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com