TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A bíblia Chegou Até nós

Trabalho Escolar: Como A bíblia Chegou Até nós. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 7

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?

A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16)

“sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação” (II Pedro 1.20)

A bíblia não é uma obra literária qualquer. Foi escrita por homens inspirados por Deus. Por isso ela é tão eficaz na vida das pessoas. O mesmo Espírito Santo que inspirou as pessoas a escrever também nos inspira na leitura revelando o sentido das palavras.

Você compreende a Bíblia quando lê?

Peça ao Autor da Bíblia, o Espírito Santo para te dar a interpretação na leitura!

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS?

Escribas e Massoretas, estudiosos e tradutores trabalharam muito para preservar e traduzir a Bíblia. Por séculos a Bíblia era um livro difícil de ser encontrado. Era copiado manualmente e este trabalho durava meses ou anos. Por amor à Palavra de Deus, pessoas preservaram a Bíblia e chegavam a morrer por esta causa.

Você tem se dedicado à Palavra de Deus?

Dedique sua vida em amor à Bíblia!

A TRADIÇÃO ORAL:

Antes, a Bíblia como livro não existia, era transmitida oralmente. Cada chefe de família tinha a responsabilidade de ensinar seus filhos a palavra de Deus como havia aprendido de seus pais. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6.6,7)

Você tem falado sobre a Palavra de Deus?

Em suas conversas, conte as histórias da Bíblia para as pessoas!

A BIBLIA ESCRITA:

Os ensinos transmitidos nas famílias começaram a ser escritos assim que surgiu a escrita. Foram escritos em madeira, blocos de argila e principalmente em pedras (Êxodo 34:1, 27,28). Moisés foi o primeiro escritor da Bíblia.

Devido às dificuldades de carregar os escritos em pedra, principalmente no êxodo, começou-se a escrever em peles de animais e em papiro (casca de uma planta). Eram guardados em vasos de barro para durar mais tempo. Depois começaram a tratar o couro e costurá-lo, enrolando com duas hastes de madeira para dar firmeza e assim puderam condensar um livro inteiro em um só pergaminho.

Você tem carregado sua Bíblia?

Tenha a Bíblia na mão e no coração!

A BÍBLIA COMPLETA:

A Bíblia não foi escrita em uma única edição como os livros atuais. Foi um longo processo para ficar completa, sendo necessário necessário:

-mil e quinhentos anos para ser escrita;

-40 pessoas em lugares, épocas diversas;

-três idiomas (hebraico, aramaico e grego);

-66 livros comprovados como inspirados.

Você já leu a Bíblia toda alguma vez?

Faça um propósito de ler toda a Bíblia!

DOIS TESTAMENTOS?

As duas maiores divisões da Bíblia são dois testamentos, pactos, contratos ou alianças. A primeira aliança de Deus com o homem foi através da Lei e nesta a humanidade fracassou sendo preciso a vinda do Messias para cumprir este contrato e firmar novo pacto com a humanidade.

Temos então uma importante subdivisão:

Antigo Testamento e Novo Testamento

39 livros 27 livros

Se você tivesse uma herança para receber leria o testamento?

Deus deixou a Bíblia como testamento das promessas que tem para nós!

A BÍBLIA ORGANIZADA:

Os livros desta Biblioteca não estão dispostos aleatoriamente, mas foram bem oragnizados e podem ser distinguidos em grupos de acordo com o assunto, seu objetivo e forma de transmitir a mensagem.

-PENTATEUCO: Cinco livros da lei, escritos por Moisés;

-HISTÓRICOS: Livros que relatam histórias do povo de Deus ou da igreja;

-POÉTICOS: Livros escritos em forma de poesia;

-PROFÉTICOS: Livros de profecias escritos por profetas. Os maiores são os que escreveram mais e ou profetizaram por mais tempo. E os menores foram aqueles que escreveram menos ou profetizaram por menos tempo.

-EVANGELHOS: descrevem as palavras e atos de Jesus;

-EPÍSTOLAS: Cartas endereçadas às igrejas. O Apóstolo Paulo escreveu para igrejas específicas (dando o nome da cidade onde está a igreja) e as Gerais foram escritas por outros apóstolos (levam seus nomes) endereçadas a todas as igrejas.

-REVELAÇÃO: Descrição de sonhos e visões proféticas.

É importante saber desses grupos de livros na Bíblia para melhorar o entendimento da leitura. Você não lê um livro de poesias como se fosse um jornal, nem lê uma história como se fosse uma música. Deste modo ao ler o Pentateuco você sabe que está lendo um livro de leis e normas, os livros Históricos como experiências de vida do povo de Deus, os livros poéticos como canções e os Proféticos como anúncios de Deus através dos profetas. Assim também os Evangelhos devem ser lidos como uma notícia nova da vida do Messias ao mundo, o livro de Atos é um livro Histórico que deve ser lido como o início da história da Igreja, as Epístolas ou Cartas são mensagens pastorais às igrejas e o Apocalipse é um livro de Revelação sobre o futuro da humanidade.

Como você lê a Bíblia?

Procure ter mais conhecimento sobre a Bíblia!

A BÍBLIA IMPRESSA:

Por serem muitos pergaminhos, era uma verdadeira biblioteca, daí vem o nome Bíblia = Biblioteca. Surgiu então a necessidade de juntar estes livros em um só volume. Isso só foi possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com