TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eutanásia-Desafios, Questionamentos, Respostas

Por:   •  8/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Caros jovens do grupo de jovens de nossa paróquia, hoje abordaremos um dos temas importantes sobre a ética, a eutanásia. Vamos ver como a ética cristã, consegue dar uma orientação sobre essa área tão complexa, delicada sendo tão pertinente em nossa sociedade nos dias atuais.

Entretanto antes de chegar no nosso tema específico de hoje, faz-se necessário falar da importância da ética e da moral na vida humana. Todos sabemos que a ética e moral são bem importantes na vida do ser humano. Ter ética, ser ético, mostrar ética, são maneiras virtuosas que buscamos para obtê-la. Já a moral, é um costume, na nossa sociedade a moral são as leis, normas, regras impostas pela mesma. A ética e a moral são diferentes uma da outra, só que relacionam-se. Na história já víamos que a ética e a moral já eram pensadas, a ética na Grécia Antiga era conhecimento, virtude ou justiça.

Portanto, a vida moral baseia-se na responsabilidade humana. Ser responsável, saber o que escolher, decidir, no que se basear. Ser livre, tendo como foco que Deus proporcionou essa liberdade humana. E saber ter atos morais, o saber agir certo que não perca a comunhão com Deus, com o próximo e consigo mesmo. É fundamental ter um valor pela vida humana.

Porém, tratando a respeito da eutanásia que envolve a morte, algo que faz parte da vida, mas sempre sendo algo difícil de lidar. O termo eutanásia é usado quando uma pessoa acaba agindo diretamente para tirar a vida do outro (seja através de uma injeção ou desligamento de aparelhos, corte de remédios). Não podemos nos esquecer do valor da vida humana, do valor de morrer com dignidade (quer por velhice, quer por enfermidade).

Por mais que seja para aliviar dores, acelerar processor burocráticos, a vida humana, assim como a pessoa não pode ser instrumentalizada com relação a outros fins. Podendo usar o termo suicídio assistido, pois a pessoa acaba morrendo com a ajuda da outra. Muitas vezes, o próprio paciente pede para morrer, por não aguentar mais a dor, o estado que está passando. Clinicamente falando a eutanásia pode ser pessoal ou legal, por opção da pessoa ou por sua família. A eutanásia legal (por opção familiar) é a imposta ou tolerada pela lei.

Portanto a Igreja orienta no Catecismo que nada e nem ninguém pode permitir que um ser humano inocente seja morte. Moralmente inaceitável. (CIC 2277).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com