TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA IGREJA DENTRO DO CONTEXTO URBANO

Por:   •  16/11/2017  •  Artigo  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  1.610 Visualizações

Página 1 de 5

PASTORAL URBANA

A IMPORTÂNCIA DA IGREJA DENTRO DO CONTEXTO URBANO

        

Autores

Alexandra de Souza Caldeira¹

Amanda Rosa de Souza¹

Engraciane de Souza Caldeira¹

Sileide Maria de Souza Caldeira¹

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo abordar sobre a importância da Igreja dentro do contexto urbano.

O mundo de hoje não tem mais definições claras sobre família, escola, Estado, Igreja, pois a meta declarada da sociedade é a livre escolha do indivíduo. Na cidade não existe uma única verdade, e sim um pluralismo de religiões, igrejas e opiniões. E a Igreja cristã esta inserida nesse contexto. O crente, membro de uma igreja na cidade, não esta isento das pressões urbanas; precisa identificar as tendências de seu tempo e saber como proceder de acordo com a Bíblia.

A importância da Igreja dentro do contexto urbano

Hoje a solidão e o individualismo nas grandes cidades fazem que com as pessoas procurem pequenos grupos de interesses para se refugiarem. A partir disso temos uma divisão social, que é estabelecida nesses núcleos fechados, propiciando certa proteção contra “ameaças de fora” aos seus participantes. Essa separação movimenta-se por shoppings, clubes, colégios particulares, etc., refletindo-se também, nas igrejas.

Atualmente pouco se tem analisado sobre a espiritualidade na cidade e muitos relacionam a cidade com o pecado, dizendo que na cidade está à maldade.

No meio religioso, precisamos fazer uma reflexão bíblica a respeito da vida cristã na cidade, pois devemos lembrar que metade da população do mundo vive nos centros urbanos e assim estaremos contribuindo com o cidadão urbano e com a igreja urbana. Nesse aspecto, podemos aprender lições importantes com Jesus e o apostolo Paulo, que desenvolveram nas cidades de sua época o seu ministério.

O primeiro passo para a mudança desse contexto aconteceu quando a mensagem de Jesus Cristo fixou residência em Jerusalém, que era a maior cidade da palestina. Através de Jerusalém, o Evangelho “agrícola” de Jesus alcançou e espalhou-se por todo o mundo urbano.

Jesus percebeu que precisava alcançar as pessoas na sua realidade existencial. A Igreja muitas vezes tem dificuldade em ter essa percepção na comunidade onde está inserida, impedindo assim o desenvolvimento da espiritualidade daqueles que formam o corpo de Cristo.

A cidade impõe questionamentos entre as pessoas, que as obriga a definir sua identidade: Identidade religiosa, identidade quanto aos valores morais e quanto aos grupos que pertence. As pessoas identificam-se pelo seu clube de futebol, pelo ritmo de vida, pelo grupo de lazer, etc. A Igreja nesse aspecto pode exercer papel importante, despertando em seus membros o “orgulho de seguir a Jesus”, instigando os valores do Evangelho na vida de seus seguidores.

Sabemos que a mensagem do Reino de Deus ultrapassou os limites interioranos da Palestina e se espalhou pelo mundo urbano antigo. O anúncio sobre Jesus Cristo foi acompanhando as grandes rotas comerciais da época, que passavam pelos grandes centros urbanos. Menos de vinte anos após a ressurreição de Cristo havia pequenas comunidades cristãs por todo o mundo urbano. Esta análise nos ajuda a formar conceitos fundamentais e proporcionar mudanças nos aspectos religiosos, nos relacionamentos e na comunhão com Deus dentro do contexto urbano.

Há algumas questões relevantes às necessidades desse contexto: Como desenvolver a espiritualidade em uma cidade onde o indivíduo gasta boa parte do seu tempo no trânsito, no trabalho, com salários baixos e condições de vida precárias?

Vivemos em virtude do tempo, onde tudo tem hora e lugar marcado, o descartável faz parte do dia a dia e tempo é dinheiro. O culto à juventude, à novidade, passam uma ilusão de que tudo pode driblar a essência da existência humana, esquecendo-se de que o tempo é dado como uma condição (condição que nos é dada ao nascermos), pois somos finitos.

Hoje a igreja precisa desenvolver junto aos seus membros o conceito de que não há um lugar específico para estar em comunhão com Deus. Pode-se buscar ao Senhor no ônibus enquanto nos dirigimos ao trabalho, à leitura bíblica pode ser feita durante o intervalo do almoço, como também a meditação na Palavra. Adoração e louvor ao Senhor podem ser feitos a todo o momento e em todo lugar e para isso só precisamos estar disponíveis para nos conectarmos ao Senhor. A liderança da igreja precisa conversar sobre estes assuntos com seus membros e estes devem buscar alternativas para desenvolver sua espiritualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com