TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DA IGREJA DENTRO DO CONTEXTO URBANO

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  5.045 Palavras (21 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 21

A RELEVÂNCIA DA IGREJA DENTRO DO CONTEXTO URBANO

¹

RESUMO

A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos, para que se tornem alunos assíduos. Mais do que em qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado “que tão de perto nos rodeia” (Hb 12.1b). Em um escrito bíblico, o próprio Jesus criticou os fariseus dizendo-lhes que, por falta de conhecimento das Escrituras, eles eram levados a erros (Mt 22.29).

Palavras-chaves: Escola; ensino; professor;

ABSTRAT

Christian education should be a subject that occupies a permanent place in the minds and hearts of all Christians, to become assiduous students. More than at any other time, is now essential that the Christian finds it attractive to increase their biblical knowledge in order to have conditions not only to face difficulties and adversities, but mostly to triumph over sin "that so close to the surrounds "(Hebrews 12.1b). In a Biblical writing, Jesus himself criticized the Pharisees telling them that, for lack of knowledge of Scripture, they were led to errors (Mt 22:29).

Keywords: School; education; teacher;

1 INTRODUÇÃO

Faz-se necessário o debate com vistas à proposição de estratégias de intervenção pedagógica no processo de desenvolvimento espiritual, buscando melhorias para a qualidade do ensino. Tendo em vista as transformações que ocorrem no mundo devido á globalização, oferta de ensino e informações superficiais, vemos que é necessário pensar em  estratégias para o melhor ensino, aprendizado e desenvolvimento pessoal dentro das igrejas. Hoje na era da informação, há um grande desafio no ensino bíblico, pois nesse ambiente de mudanças e aprendizagem permanente, exige-se que as igrejas se estruturem para proporcionar um ambiente de ensino agradável para que a membresia  possa se desenvolver com autonomia e conhecimento Bíblico. Diante disso, a questão problematizada neste trabalho vem responder sob os diversos pontos de vistas.
Pode-se afirmar que o ensino vem assumindo um papel considerável no contexto espiritual, portanto ensino e aprendizagem na vida de cada fiel tem como consequência o crescimento da igreja local e do Cristianismo.

        Com base em observações realizadas nas igrejas quadrangulares da região de Foz do Iguaçu, pôde-se avaliar que o ensino da escola bíblica da igreja Evangelho Quadrangular precisa de uma reformulação nos padrões a serem adotados.

Também é necessário que haja um investimento em Capacitação de professores, organizar um planejamento anual e atualizar materiais didáticos, aspectos importantes para um bom desenvolvimento do trabalho.

Observou-se também problemas com espaço físico e  falta de equipamentos que levem as aulas a serem melhores visualizadas para que as aulas se tornem mais interessantes. Este é o intuito desse artigo, discutir e analisar a realidade para transformar a instituição de ensino em um local que tenha excelência educacional.

A busca de respostas, soluções e formas de melhoria para o crescimento espiritual da membresia da igreja local e um legado para as gerações presente e futura no tocante ao reino de Deus, deve ser um tema mais discutido e analisado, pois só trará resultados mais positivos ainda a este tipo de ensino, bastante difundido em nosso país através das igrejas, mas que deve ser aprimorado para que haja um melhor rendimento desse trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1  PEDAGOGIA CRISTÃ


        A maioria dos professores tem a liberdade de escolher o assunto a ser trabalhado e alguns não gostam de usar a revista dada pela instituição, mas que acham boas as condições para a aula e materiais apropriados, mas sofrem muito com a falta de salas adequadas com espaço físico.

        Nota-se que por unanimidade, alunos e professores acham que precisam de salas mais adequadas, com cadeiras melhores, espaço físico adequado e acima de tudo equipamentos que possam tornar as aulas mais atraentes, equipamentos estes como Data show, televisores e outros.

        Já em pesquisas realizadas com alunos pode-se compreender que todos gostam de aprender a palavra de Deus e as aulas têm trazido crescimento Espiritual e participam das aulas porque gostam de aprender.        Costumam utilizar revistas, vídeos e outros materiais fornecidos pelos professores para maior compreensão, mas que poucos têm o hábito de convidar visitantes a participarem dessas aulas e que também a maioria não faz a leitura semanal que é passada e não costumam lembrar-se do tema abordado que consideram que seria necessário dinâmicas apropriadas.

        É necessário para melhoramento da escola bíblica da igreja do Evangelho Quadrangular, inovações e criatividade no desenvolvimento de aulas. Observamos que os alunos sentem-se desestimulados para voltar a frequentar as escolas bíblicas, no desejo de receber algo mais consistente, um alimento que de uma boa estrutura espiritual, mas não seja exaustiva a maneira que se oferece o alimento, por outro lado vemos professores que lutam para oferecer a seus alunos algo atraente e saudável a suas vidas espirituais.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO BÍBLICO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS

        A Bíblia nos relata diversas passagens ressaltando a necessidade do ensino, já no início do povo de Israel, Deus deu-lhes ordens de passarem adiante as leis e tradições dadas por Ele, que deveriam ser passadas dos pais para os filhos.
        "Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus dos vossos pais, vos dá... e as ensinarão a seus filhos." (BÍBLIA, A.T. Deuteronômio, 4:1-10).
        O Salmo 119 nos relata a importância de nos dedicarmos ao ensino e assim usufruirmos mais da vida diária e do relacionamento com Deus e com o nosso próximo. Vejamos: Desvenda os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei. (BÍBLIA, A.T. Salmos, 119:18). Em outro versículo o salmista explica que seus conhecimentos e sabedoria são devido a suas constantes meditações na palavra de Deus. O salmista diz: "Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos." (BÍBLIA, A.T. Salmos, 119-99).
"Como purificará o jovem o seu caminho, observando-o conforme a tua palavra." (BÍBLIA, A.T. Salmos, 119-9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com