TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MENTE NO PENSAR A FÉ CRISTÃ E O PROBLEMA DO SENSO COMUM QUE TEM GERADO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E PRECONCEITO EM CRISTÃOS

Por:   •  22/5/2018  •  Artigo  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

TONNY RAPHAEL NASCIMENTO SOARES

A IMPORTÂNCIA DA MENTE NO PENSAR A FÉ CRISTÃ E O PROBLEMA DO SENSO COMUM QUE TEM GERADO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E PRECONCEITO EM CRISTÃOS.

BELÉM-PA

2017

TONNY RAPHAEL NASCIMENTO SOARES

A IMPORTÂNCIA DA MENTE NO PENSAR A FÉ CRISTÃ E O PROBLEMA DO SENSO COMUM QUE TEM GERADO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E PRECONCEITO EM CRISTÃOS.

Material de avaliação prática de aprendizagem (MAPA) como cumprimento parcial da disciplina Introdução a Psicologia sob orientação do professor Carlos Catito Grzybowski do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade UniCesumar.

BELÉM-PA

2017


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO .................................................................................................

1

2

PENSAR .............................................................................................................

2

3

DESCONTRUIR ...............................................................................................

2

4

RECONSTRUIR .............................................................................................

4

5

CONCLUSÃO ...................................................................................................

5

REFERÊNCIAS ................................................................................................

6


1 INTRODUÇÃO

Vivemos os dias da chamada “era pós-moderna”. Um fenômeno ainda bastante complexo e que nos possibilita refletir a respeito de temas controvertidos, como por exemplo, a importância da mente no pensar a fé cristã e o problema do senso comum que tem gerado fundamentalismo religioso e preconceito em cristãos.

Analisando esta realidade é importante ter percepções clara para compreender os muitos sintomas refletidos dentro de nosso contexto cultural, social e religioso. E por consequência, ter as atitudes corretas para combater uma doença, na qual identificamos como, anti-intelectualismo.

Ao contrário do anti-intelectualismo, acreditamos ser fundamental para todo cristão utilizar a mente para pensar, inclusive as possibilidades da fé. E este é o maior desafio para o cristianismo dentro da “pós-modernidade”. E este será o nosso ponto de partida: Pensar, desconstruir, para reconstruir!


2 PENSAR

Fomos criados para pensar e esta é a maior capacidade impressa por Deus em um ser humano. Segundo o relato descrito em Gênesis (1.26), o ser humano foi formado conforme a imagem e semelhança de Deus, e logo em seguida recebeu a possibilidade de dominar sobre os peixes, as aves e os animais grandes e pequenos terra. Esta é a garantia inicial que nos distingue dos demais seres e coisas criadas por Deus. O homem como possuidor de uma racionalidade, uma razão, um pensar.

De uma forma etimológica, pensar é avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade. Segundo Descartes (1596-1650), “essência do homem é pensar”. Por isso dizia: “Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente”. Logo quem pensa é consciente de sua existência. Conclui: “Penso, logo existo”.

Podemos também fazer o uso da psicologia para entender amplamente o universo do pensar ou não pensar, quais seriam as influencias na construção da personalidade dos que pensam a fé cristã? Porque tanto fundamentalismo e preconceito sendo gerado no meio cristão? Será que a psicologia tem condição de nos ajudar a pensar esta realidade? Desconstruir ou reconstruir?

3 DESCONSTRUIR

Neste tempo de leitura, quero leva-lo a refletir algumas possibilidades, iniciaremos nossa jornada a partir da formação da sua identidade e personalidade. É certo que a sua identidade só pode ser percebida a partir do relacionar-se com o outro, neste processo relacional, ocorre o que conhecemos como identificação.

Já a personalidade, se formará dentro da dinâmica das relações interpessoais e ambientais, é quando percebo, me espelho e me aproprio de aspectos daqueles com quem convivo ao logo de minha vida.

A partir deste momento, podemos entender um pouco mais sobre o que Stott declarou quando escreveu sobre alguns jovens dizendo: “Muitos estudantes fecham suas mentes ao fecharem seus livros”, referindo-se à percepção de que ao intelecto compete apenas um papel secundário na vida cristã.

Este é o estabelecimento inicial das influencias nas relações interpessoais e que de forma negativa, transita por um viés adoecido na percepção do cristianismo, do pensar e da utilização de nossas mentes.

Para um melhor entendimento, utilizaremos algumas ferramentas disponíveis na psicologia, isso nos ajudará a desconstruir este paradigma estabelecido. E quem sabe, ao fazer uma releitura, consigamos reconstruir novas possibilidades. Então, nos utilizaremos em parte da teoria Behaviorista ou Comportamental para perceber algumas características que influenciam o universo do pensar.  

Segundo o Behaviorismo, que é o “estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (respostas) e o ambiente (estímulos) ” (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2002, p. 46). Entendemos esta interação como uma unidade básica para uma ciência do comportamento. Isso nos remete a ideia de que tudo é aprendido por influência relacional e, nos reforça a tese de que houve uma construção inicial desta ideia de “não pensar”, e durante longas datas, essas, foram mantidas de forma tradicional e culturalmente. Sendo assim, muitos foram influenciados pela relação, tendo assim, suas personalidades estabelecidas e por consequência, seus comportamentos alterados para uma realidade que hoje identificamos não ser saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com