TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Que Diferenciem Conhecimento do Senso Comum do Conhecimento Religioso.

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 2

Características que diferenciem conhecimento do senso comum do conhecimento religioso.

No conhecimento senso comum há um modo espontâneo de se adquirir conhecimento e experiências, eles são adquiridos no dia a dia em pequenos atos. No conhecimento religioso, o sujeito exercita o pensamento através de orações, leituras de livros comuns na religião, assim a crença vai crescendo, com o exercício do pensamento, e aprendendo através dos estudos.

No senso comum o sujeito tem sua opinião, e elas são adquiridas através de suas experiências vividas, o sujeito o aceita como sua verdade, independente de estudos e pesquisas. Na religião parte do conhecimento é adquirido através de leituras, como exemplo a bíblia sagrada, onde o sujeito acredita nos fatos que consta no livro, e no que é pregado pela religião, e elas devem ser seguidas conforme eles aprenderam.

No senso comum uma opinião pessoal não pode ser considerada como verdade absoluta, a não ser que seja comprovado. Na religião se constar nos registros deles, (exemplo livro bíblia) ou na sua cultura, todos da religião aceitam como verdade, independente de ser comprovada cientificamente, colocando a fé como uma verdade a ser seguida.

Características que diferenciem conhecimento filosófico do conhecimento científico.

O conhecimento filosófico busca compreender e fundamentar forma reflexiva e critica, procurando conhecer a origem dos problemas e criar para eles respostas reais, argumentos e opiniões.

Já no conhecimento cientifico, procura-se sempre a exatidão e confirmação na pratica de algo, é o que valida uma opinião, uma duvida, um objeto etc.

No conhecimento filosófico sempre ha duvidas, se é ou não é, não há certeza em nada e pode se considerar varias opiniões. No conhecimento cientifico tudo é comprovado, e se existe duvidas, outras pesquisas são feitas para sana-las, há uma busca pela certeza.

No conhecimento cientifico, podemos mudar uma ação que vai acontecer, prever algo, e assim nos preparar para certas coisas. No conhecimento filosófico não há previsões, tudo é avaliado com reflexões e criticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com