TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Religião Estes Dias

Artigo: A Importância da Religião Estes Dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

importância da religião nunca diminuí. Mas a atenção que as pessoas dispendem aos ideais religiosos pode diminuir. Qual é a diferença? As pessoas são livres para ignorar as verdades dos ensinamentos e princípios religiosos e sua importância fundamental para o tecido social, mas não podem escapar das consequências de assim fazer. Mais do que nunca, a historia tem demonstrado que os ensinamentos religiosos são as coisas mais resilentes e poderosas da terra. As sociedades que confiam nas leis dos homens para controlar o comportamento humano se encontraram reféns do controle estrito do governos ao invés de serem livres para governarem a si mesmos. Os cidadãos que fundamentam seus ideais nas fundações da religião irão permanecer em um padrão elevado de conduta, porque se consideram responsáveis ante um poder maior – Deus. Nos anos 60, os sociólogos chegaram a conclusão de que a religiosidade em geral estava em declínio. Eles acreditavam que a medida que o conhecimento aumentasse a dependência da religião diminuiria. Mas eles estavam errados. Um daqueles sociólogos, Peter Berger, tentou justificar seu erro da seguinte maneira: “A Religião não diminuiu. Ao contrário, em muitos lugares do mundo presenciamos uma explosão da fé religiosa.”

R. R. Reno, editor do First Things, um jornal de religião na vida publica, escreveu: “No longo prazo, a fé religiosa provou ser a mais poderosa e persistente força da historia humana.”

Reno escreve:

Os antepassados da minha esposa viveram por gerações nas tumultuadas fronteiras entre a Polônia e a Rússia. Eles eram judeus e estavam tremendamente vulneráveis, e mesmo assim, seus filhos e os filhos de seus filhos sobreviveram a despeito da discriminação, violência e tentativas de genocídio. Onde estão agora, eu pergunto, os aristocratas russos e poloneses que os dominaram por séculos? Onde esta o Reich que duraria mil anos? Onde esta o paraíso proletário soviético? Eles se transformaram em pó. A Torá, entretanto, ainda é lida nas sinagogas. O mesmo acontece com o Cristianismo. A Igreja não necessita da proteção constitucional para que crie raízes em uma cultura pagã e hostil dois mil anos atrás.

Por que a religião é a mais poderosa e persistente força na historia da humanidade, como evidenciado por Reno? Porque ela prove as respostas para as mais profundas questões da alma humana. Os ensinamentos religiosos proveem um sentido a nossa existência. Eles dão significado ao nosso sofrimento e nos permite, no meio dos nossos mais profundos pesares, alcançar o próximo. Esta é a razão porque a relevância da religião nunca se apaga e continua a vencer o teste do tempo.

A Religião Responde as Questões da Alma

Pode-se dizer que os humanos são religiosos por natureza. Os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – algumas vezes chamada erroneamente de Igreja Mórmon – oferece uma explanação disto. Antes de virmos a terra, nós vivíamos nos céus com Deus, que é literalmente o Pai de nossos espíritos. Nossas almas são compostas de duas partes: o espirito, que descende do nosso Pai Celestial, e o corpo, que descende de nossos pais terrenos. Nosso DNA espiritual, nos incita a perguntar quem somos, de onde viemos e por que estamos aqui. Nossos espíritos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com