TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça de Deus Homilética

Por:   •  3/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Gabriela Silva Schlichting Batista

TRABALHO DE HOMILÉTICA

PASTOR E PREOFESSOR: ARMANDO

SERMÃO TEXTUAL SOBRE “A JUSTIÇA DE DEUS”

Sentença-Tema: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”. (Romanos 3: 23-24).

Introdução: Para crescer em Deus devemos entender bem a nossa natureza pecaminosa, maligna e caída. Não há nada de bom em mim, isto é, na minha carne. Mesmo nós cristãos remidos e santificados pelo sangue poderoso de Cristo permanecemos como pecadores. A nossa natureza não se altera depois que conhecemos o Senhor. Não nos tornamos pessoas melhores, pois a nossa carne permanece pecaminosa. É por isso que Paulo nos incita a não dar lugar a carne. Paulo sabia dos perigos de vivermos uma vida na carne, entregues a nós mesmos.

Pontos Principais e Subpontos do Corpo: Será dividido em dois momentos o primeiro:

“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”

1 Relação de Deus com o homem no início: Ao voltamos ao início de tudo, notamos que, o primeiro homem chamado Adão tinha acesso direito com Deus, pois, o pecado embora existisse, não fazia parte da natureza humana. O homem não tinha maldade era um ser puro semelhante a Deus em todos os aspectos, no entanto, devido a ganância, de ser igual a Deus deixou se ludibriar por satanás.

1.1 livre arbítrio: Des do início de tudo, Deus deu o livre arbitro ao homem, pois ele é amor, e queria que o homem o amasse em amor, ele almejava uma relação sincera sem qualquer interesse ou por medo. Deus é soberano se ele quisesse poderia não nos dar livre arbítrio mas, ele queria uma relação profunda e verdadeira com o homem.    

1.2 Pecado: Quando o homem da legalidade e ouvidos a satanás no éden, deixa com que seu coração puro criado por Deus seja dominado um sentimento de inveja, homem até então perfeito, agora pecador, queria ser como Deus. A consequência dessa ganancia para o primeiro homem e a primeira mulher foi serem destituído da presença a comunhão direta com o pai.

2 Afastamento de Deus: Essa passagem em um primeiro momento (na primeira parte) nos remete a uma reflexão de que todos estão destituídos da glória de Deus pois o pecado faz separação entre Deus e o homem, que isso não tem volta porque o homem escolheu ser rebelde a Deus ao invés de um filho fiel.

        No entanto, quando analisamos o versículo 24 de Romanos, observamos o tamanho amor de Deus, em querer se aproximar de seus filhos:

“Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva”

3 Maravilhosa graça de Deus: É notório o amor de Deus pelo seu povo, mesmo nós ainda sendo pecador ele nos ama, em Romanos 4:7 Paulo descreve o que Davi disse: “feliz aquele cuja maldade Deus perdoa e cujo o pecados ele apaga”. O texto que estamos analisando revela que os destituídos da glória de Deus podem ser justificados, redimidos e restituídos.

3.1 Todos os que creem em Jesus são justificados:  Justificar significa que os que creem em Jesus são vistos por Deus como se fossem como Jesus, pois, decidiram ser imitadores de Cristo, assim como Paulo disse sejam meus imitadores como sou de Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com