TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quase Deuses

Casos: Quase Deuses. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do filme “Quase Deuses”

A sociedade norte-americana, vivendo no auge do período segregacionista onde o negro sequer podia sentar-se na parte da frente de um ônibus. Num contexto social em que instituições públicas, privadas, e até mesmo, banheiros eram separados para atenderem negros e brancos, certamente teve muitos talentos desperdiçados. Pessoas de mentes verdadeiramente brilhantes e transformadoras, simplesmente por serem negras, deixaram de contribuir para a os avanços do conhecimento humano, pois eram tratados como sub-raça, partindo-se do pressuposto de que suas capacidades eram limitadas. Não obstante a todas as restrições que lhes eram impostas , personagens de extremo valor para a história da humanidade, transformaram dor, perseguição e desespero, em muitos casos entregando as suas vidas, em ideais de igualdade não somente racial, mas social e de redirecionamento dos valores até então adotados pela humanidade. Muitos não se limitaram a assistirem passivamente ao caos que se estabelecia nas sociedades separatistas. Desta forma, grandes nomes surgiram para, além de realizarem conquistas de extrema importância no que diz respeito às igualdades raciais e socioeconômicas, tornaram o mundo um lugar melhor para se viver, através de suas idéias revolucionárias. Dentre tantos nomes, podemos destacar: “Martin Luter king, pastor norte-americano, um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis e defensores da resistência não violenta contra a opressão racial. Lutou por tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da situação da comunidade negra , mediante protestos pacíficos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade social. Através de boicote aos ônibus da cidade de Montgomery em 1955, que durou 381 dias, mesmo após ter sido preso e ter tido sua casa invadida, conseguiu que a Suprema Corte dos estados Unidos proibisse qualquer tipo de educação pública segregadora”. “Entre as conquistas de seus protestos, podemos destacar a aprovação do censo para o voto dos negros, bem como melhores condições de educação e moradia para as comunidades do sul”. Inspirado pela luta pacífica que Mahatma Gandhi liderava na Índia, com o objetivo de libertar o país do poder econômico, também segregador, do governo britânico, contribuiu incomensuravelmente para melhorar as condições de vida da população afro-americana em seu país, bem como para a transformação de conceitos seus retrógrados.

O filme “Quase Deuses” retrata a história de uma dessas mentes brilhantes e transformadoras que contribuíram imensamente para o pioneirismo na realização de cirurgias cardíacas que hoje salvam milhares de vidas em todo o planeta. Apesar de ter sido injustiçado durante toda a sua existência, o personagem , Vivien, um negro norte-americano, não desistiu, pois descobriu que a nobreza de sua causa estava acima de qualquer reconhecimento por parte da sociedade.

Os avanços do conhecimento humano

A filosofia, foi, sem dúvida, o ponto de partida para todo o avanço tecnológico e conquistas em todas as áreas do conhecimento humano. Todas as ciências produzidas atualmente têm a sua origem na mesma. A partir da observação e questionamento do funcionamento do corpo, por exemplo, se originou a medicina. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com