TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROVISÃO ETERNA PARA TODO AQUELE QUE CRÊ.

Por:   •  23/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

Tema: A PROVISÃO ETERNA PARA TODO AQUELE QUE CRÊ.

Texto: Colossenses 1.1-2

Foco do texto: Relacionamento Fraternal em Cristo Jesus.

Ideia Central do Texto: Ignorando nosso relacionamento Fraterno em Cristo, mesmo próximos uns dos outros, estaremos distantes.

Contextualização: Sem comunhão uns com os outros a igreja não sobrevive.

Desafio: Viver como família de Deus.

Necessidade dos ouvintes: Amor ao próximo.

Propósito básico: Ético

Propósito específico: Apresentar a importância de glorificar a Deus em nossos relacionamentos.

Tese do sermão: Somente amando meu próximo minha vida glorifica a Deus.

Introdução:

Pensemos juntos sobre a provisão, mas em uma questão mais ética e relacional, fraterna, principalmente, no que diz respeito aquelas pessoas que não tem ninguém por elas.

Providencia não e só prever, mas também atuar de maneira positiva em conexão com todos os eventos da história. Ele controla tudo, pois Ele cuida de indivíduos e classes de indivíduos. Enxergamos a providência de Deus na pregação de sua palavra aos perdidos, por intermédio do Espírito Santo em nossas vidas.  No que diz respeito aos atos maus dos homens, a providência nunca e causa eficiente do pecado, obstante (cria obstáculos para o pecado Gn 20.6), permissiva (permite que aconteça para mostrar o estado que estamos Rm 1.24,28), diretiva (providencia dominante: transforma o mal em bem para nos abençoar Gn 50.20) e determinativa (no sentido de limitar o mal que se pode fazer Jó 1.12). Cristo é nossa providencia, pois Ele é o nosso mediador. Ele cuida do micro e do macro (Strong p. 727-737). Deus não quer que nos sintamos sozinhos, nem mesmo sem o amparo de ninguém.

Portanto, precisamos ser realmente uma família em Cristo para que se cumpram as palavras ditas pelo salmista: “Deus e pai de órfãos, juiz das viúvas e faz com que o solitário viva em família” (Sl 68 5,6).  

Será que realmente estamos sendo irmãos em Cristo? Será que as pessoas nos vêem como família de Cristo? Somos membros uns dos outros? Podemos contar uns com outros? Nesta manha quero falar-vos da provisão de Deus para aqueles que crêem Nele. Esta provisão não diz respeito apenas à salvação de nossas almas do inferno por causa dos nossos pecados, mas em nos conceder uma família na Fé, em cristo, assim como Paulo menciona nos primeiros dois versículos de Colossenses capítulo 1. Uma família que inicia seu relacionamento aqui e que perdurará para eternidade.

  1. SEREMOS A PROVISÃO DE DEUS PARA AQUELES QUE CRÊEM E ESTÃO SOZINHOS E DESAMPARADOS, TEMOS QUE ESTAR VIVENDO DESTA PROVISÃO DIVINA.

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo...

Só posso ser provisão se já desfruto desta provisão. Não posso compartilhar o que não tenho. Assim como não posso pilotar um avião sem treinamento necessário, não posso ser família para alguém se não vivo em família. Paulo já desfrutava de um relacionamento com Timóteo, ele o considera seu filho na fé e irmão em Cristo. Não podemos atender a necessidade de alguém com nosso estoque zerado. Na porta do templo um aleijado de nascença pede uma doação a Pedro e a João. Eles compartilham o que tem: olha para nós! E o homem olhou para eles na expectativa de receber deles alguma ajuda. Então, afirmou-lhe Pedro: Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ergue-te e ande! (Atos 3.1-6)

E impossível querer partilhar com outro o que não possuímos. Você será útil quando compartilhar algo. Isso nem sempre se resume em cestas básicas, roupas, atendimento médico etc. Muitas vezes precisamos compartilhar das nossas próprias vidas com o outro. Vida na vida, assim age um discípulo de Cristo. Unção para gerar transformação. O salmo 146.1-10 ajudar-nos-á na compreensão do nosso Deus e para conosco. Ele nos ungiu para proclamar as boas novas aos cativos, restaurar aos contritos de coração, apregoar o ano aceitável do Senhor. Não podemos querer que estranhos aceitem nossas orientações. Pode ser até que eles concordem com elas, mas se não vivenciarmos isto na pratica, como família da fé, o Espírito Santo não acrescentará os que podem ser salvos (atos 2.42-47).  O texto nos mostra o agir de Deus para suprir nossas necessidades. O texto continua ainda...

Aos santos e fiéis irmãos “em Cristo” que estão em Colossos.

  1. SER PROVISÃO DIVINA PARA TODOS AQUELES QUE CRÊEM, IMPLICA EM QUEBRA DE BARREIRAS GEOGRÁFICAS, POIS CRISTO É O ELO QUE NOS UNE.

Ser família perto já é difícil, mas ser família tendo a distancia como obstáculo é mais complicado ainda. Muitos são as barreiras que surgem para dificultar nossos relacionamentos como igreja. Existem barreiras sociais, intelectuais, confessionais. Alguns usam o argumento que só podem ter comunhão com as pessoas que estão perto delas. No entanto, na igreja local geralmente é onde mais vislumbramos a falta de comunhão. Se a distancia é o obstáculo físico, podemos vencer este obstáculo por meio de e-mails, ligações, wattshapp, facebook, ou até mesmo pegando uma bicicleta, ônibus, avião ou trem. Creio que o maior obstáculo somos nós que criamos. Dificuldades imaginárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com