TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas passam por uma eterna e constante mutação

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

DIRETORIA ACADÊMICA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Relatório de Estágio

Roberto Lisboa Cipriano

Cabedelo, 2014


ROBERTO LISBOA CIPRIANO

Relatório de Estágio

SISTEMA JUST IN TIME (JIT)

Uma proposta de implementação do Sistema Just in Time no setor de Almoxarifado, numa empresa calçadista.

Cabedelo, 2014

______________________________

Roberto Lisboa Cipriano


APRESENTAÇÃO

O presente relatório trata de uma exigência curricular do CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, e tem como objetivo atender ao que trata o requerido para consolidação dos ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.


I – INTRODUÇÃO

Devido a globalização, as empresas passam por uma eterna e constante mutação, em virtude, sobretudo, dos avanços tecnológicos e da expansão dos mercados mundiais. Neste contexto, a empresa que desejar sobreviver e obter vantagem competitiva em relação às concorrentes necessita adotar ações que proporcionem redução de custos operacionais, elevação da qualidade do produto de maneira a atingir as expectativas.

Essas ações e objetivos estão bem definidas para os dias de hoje nas empresas, levando as empresas buscar recursos, métodos e tecnologias capazes de executar um gerenciamento de suas operações de maneira eficiente e eficaz, tendo sempre o foco na redução de custos, aumento das produtividades e também o aumento das qualidades dos seus produtos.

Neste sentido, percebe-se a necessidade de uma boa gestão dos recursos de produção desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto acabado ao consumidor final refletindo assim como diferencial competitivo no mercado.

A gestão ineficiente dos recursos produtivos pode trazer grandes problemas para uma organização, a exemplo da elevação dos custos decorrentes de estoques, grandes lead times de produção e setup das máquinas, baixa qualidade do produto e consequentemente redução da lucratividade.

Gerando a necessidade de diminuir e controlar os prejuízos de processos decorrentes da gestão inadequada da produção emerge o sistema Just in Time (JIT), ou ‘justo no momento’ como um conjunto de técnicas ou ainda uma filosofia capaz de aperfeiçoar, bem como controlar todo o sistema produtivo, desde a aquisição de insumo até a disponibilização do produto ao cliente, proporcionando a elaboração de um produto com padrão de qualidade e funcionalidade que atenda ou supere as expectativas do cliente.

Baseados nesses contextos que sugiro a implantação do sistema Just in Time (JIT) no setor do almoxarifado da Alpargatas, que está localizada em João Pessoa-PB, devido à alta necessidade de controle de estoque nos seus processos produtivos.

II - ANÁLISE DO SETOR DE ESTÁGIO - DESCRIÇÃO DA EMPRESA DE ESTUDO

O estudo foi realizado no setor do almoxarifado da Alpargatas, que está localizada em João Pessoa-PB, setor que é responsável pelo abastecimento do setor de corte componentes da empresa, setor que e de muita importância, para toda cadeia produtiva da empresa, devido ser o primeiro processos de fabricação da empresa, gerando a necessidade de uma boa gestão de abastecimento, das matérias-primas, onde hoje, os principais tipos de problemas existentes no setor são: dificuldades no controle de estoque dado o excesso de matéria prima, dificuldade de manuseio das matérias primas, dificuldade no atendimento ao processo produtivo (Setor de Corte Componente), desnivelamento da mão de obra e de seus estoques.  

PONTOS FORTES

  • Uma boa aceitação de mudanças por parte dos funcionários
  • Bom relacionamento entre a equipe do departamento;
  • Suporte por parte da equipe de serviços gerais;
  • Área física, disponível para as futuras propostas de mudanças;

PONTOS FRACOS

  • Não há um bom direcionamento de estoque;
  • Dificuldades para encontrar as matérias primas, para o abastecimento das programações;
  • Corredores obstruídos, impossibilitando o trânsito dos funcionários para as preparações das programações;
  • Muita movimentação desnecessária, devido à falta de organização nas locações das matérias primas;
  • Falta de ajuda visual, para identificação das matérias primas;

ANÁLISE PRELIMINAR DA SITUAÇÃO ENCONTRADA NO SETOR DE ESTÁGIO        

De acordo com o levantamento da situação real do setor, ficou bem visível a falta de organização, a falta de um bom aproveitamento da estrutura física, a inexistência de um bom direcionamento das mátrias primas, a falta de ajuda visual, a produção desnecessária das programações, a dificuldade de fazer as programações para o abastecimento do setor de corte de produção devido os corredores obstruídos, a falta de um balanceamento da produção e um layout inadequado para o processo de preparação das programações produção.  

III - DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DA ÁREA DO CONHECIMENTO PERTINENTE A REALIDADE DO ESTÁGIO

Sistema Toyota de Produção

Almejando uma forma de coordenar eficientemente a produção com uma demanda específica, a Toyota Motors Company, indústria japonesa, desenvolveu em meados da década de 50, o Just in Time (JIT), também conhecido como produção sem estoques; eliminação de desperdícios; manufatura de fluxo contínuo; esforço contínuo na resolução de problemas; melhoria contínua dos processos.

 Conforme Moura e Banzato (1994), o sistema JIT foi desenvolvido na década de 50 com o objetivo de alavancar a produtividade da Toyota, em um momento que predominava a escassez de recursos. Em outras palavras, buscava-se produzir um produto de qualidade com o mínimo de recursos, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com