TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Peça de Arquitetura

Por:   •  6/12/2023  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

À GDGADU[pic 1]

GRANDE BENEMÉRITA LOJA SIMBÓLICA MANAUS Nº 28

JURISDICIONADA À GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO AMAZONAS GLOMAM

[pic 2]

Peça de Arquitetura sobre a 1ª Instrução Teórica do grau de aprendiz Maçom

No dia 11 de março de 2023, parti ao fim da tarde, para uma ”viagem” rumo a  loja maçônica Manaus nº 28. Foram 40 minutos de pensamentos esperando o desconhecido.

Ao chegar na loja, minutos depois, fui tomado pela escuridão, guiado por uma voz calma e precisa que me conduziu a um local de meditação. Uma vez despido dos metais, revi passagens da minha vida profana, mergulhado em angustias e reflexões e em um determinado momento fui desafiado a superar os obstáculos: o fogo, trovões, água e saltos. Todos esses obstaculos com a sua devida simbologia, que venho desvendando a cada sessão. Ouvi em uma fala do Ven.: M.: que disse: Na Maçonaria, nada se faz que não tenha razão de ser. Essa frase fez com que o percurso tenha sido além de desafiador, também prazeroso.

Ao final das provas, inundado de emoções, recebi a luz, mas dessa vez com pensamento voltado ao G.:A.:D.:U.:

Pude notar que ali estava a tradição e que os ensinamentos atravessavam milênios.

Aprendiz maçom, representado pela pedra bruta, é o alicerce da maçonaria simbólica, e com seus instrumentos que são:

- Régua de 24 polegadas, usadas pelos maçons operativos para medir e delinear os trabalhos. Atualmente, por sermos livres e aceitos, ela é empregada a nos ensinar apreciar e dividirmos equilibradamente as 24 horas do dia para meditação, trabalho, descanso físico e espiritual, e por esse motivo é um instrumento tão fundamental ao aprendiz;

- O Maço, que representa o poder e a força, nos ensina que a habilidade sem emprego da razão é de pouco valor. Ensina também que o coração conceberá e o cérebro projetará, se a mão não estiver pronta para executar;

- O Cinzel, que dá a forma e regularidade a pedra bruta. Por ele, aprendemos que a educação e disciplina são necessárias para se chegar a perfeição, e, ensina ainda, que a virtude é a luz da inteligência e a purificação da alma.

Após tomar conhecimento dos três instrumentos utilizados na Primeira  Instrução do Grau 1, o Aprendiz Maçom utiliza dos conceitos aprendidos para lapidar a pedra  bruta existente dentro de si, afastando cada vez mais os antigos costumes da vida profana. Identifiquei cada instrumento na minha vida, as ações do malho me lapidando, o cinzel trabalhando as asperezas das minhas emoções e a régua mantendo o equilíbrio das minhas 24 horas.

Oriente de Manaus, 03 de Maio de 2023

Sérgio Lombardi Pereira

Aprendiz Maçom

1/1

[pic 3]

CONDOMÍNIO MAÇÔNICO DELTA, AV. PROFESSOR MÁRIO YPIRANGA MONTEIRO, 1.689, ADRIANÓPOLIS, CEP 69057-000 - MANAUS/AM

E-MAIL: manaus@glomam.org.br  –  SITE: www.lojamanaus28.mvu.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com