TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quaresma de São Miguel

Por:   •  31/7/2019  •  Artigo  •  5.244 Palavras (21 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Muito obrigado pela colaboração!

Ao adquirir esse kit elaborado pelo Seminário Maior São Luiz Gonzaga, estas ajudando na manutenção de nosso seminário maior.

Suplicamos que o Senhor derrame sobre vós as suas bênçãos!

QUARESMA DE SÃO MIGUEL

ORIGEM DA QUARESMA

 Essa antiguíssima oração surgiu por inspiração de São Francisco de Assis na Idade   Média.  São Francisco achando muito longa a distância entre o Advento e a Quaresma (os dois períodos litúrgicos tradicionalmente dedicados à penitência e ao jejum) decidiu praticar um novo tempo de mortificações, em honra ao príncipe da milícia celeste, São Miguel Arcanjo. A partir de então, a Quaresma de São Miguel começou a se tornar muito popular, caindo em desuso em alguns períodos. Atualmente essa devoção está sendo fortemente retomada, mesmo não estando prevista no calendário litúrgico da Igreja.

Este ciclo de quarenta dias de penitência, sem contar os domingos, começa exatamente em 15 de agosto, dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Assunção da Santíssima Virgem Maria, e se encerra em 29 de setembro, festa dos Santos Arcanjos, o que remete a uma narrativa do Apocalipse. No capítulo 12, o livro do Apocalipse faz uma descrição da Quaresma de São Miguel, apresentando, em primeiro lugar, a ‘Mulher vestida de Sol’ e, por último, a vitória de São Miguel contra o dragão. Ou seja, o dia do começo da quaresma, Solenidade da Assunção, e o final com a festa dos Arcanjos, dentre eles, São Miguel.

É comum encontrarmos em novenas, inclusive muitas na internet, o adjetivo de “poderosas”. “Poderosa novena de São Miguel!” E nós cremos que de fato é!  Contudo, não podemos reduzir tão precioso presente de São Francisco de Assis a uma mera superstição. A eficácia desta novena, não está nas questões externas. Os resultados desta novena a São Miguel, depende da disposição interior daquele que a utiliza, em favor de si ou de outros. Exige-se uma disposição interior de mudança radical de vida e desejo de fidelidade a Deus. Não é superstição, é um instrumento para chegarmos seguramente ao coração de Deus, para tocar no seu coração. Precisamos de atitudes de mudança de vida, de santidade. A quaresma quer ser um tempo de Santificação para nossas almas.

A Quaresma de São Miguel, exige por parte de quem a reza, humildade. Percebemos isso quando nos damos conta que ela inicia com a Solenidade de Maria e termina na Festa de São Miguel, duas criaturas que se fizeram pequenas para que Deus fosse exaltado. A Quaresma deseja lapidar corações humildes, que se colocam mendigando os favores divinos. Mendigar, esse é o nosso lugar. Não merecemos nada do que temos ou somos. Humilde mendigar no tempo quaresmal de São Miguel.  A Quaresma também é uma oração de combate espiritual.  Um verdadeiro colocar-se no campo de batalha contra o Inimigo de Deus, o soberbo e orgulhoso.  E tal inimigo de nossas almas, se vence pela humildade, como fizeram Maria e São Miguel.

A Quaresma de São Miguel é um tempo de especial oração e penitência. São Francisco em sua caminhada espiritual tinha muita preocupação em não deixar arrefecer sua vida interior, não permitir que sua devoção resfriasse. Não aceitava amar Jesus menos do que ele merecia, por isso empregava um esforço muito grande por rezar melhor e fazer penitência.

São Francisco realizava por ano três quaresmas, além de outros períodos de oração e jejum, que iam da Festa de São Pedro e São Paulo até a Solenidade da Assunção. Mas, era no período da Quaresma de São Miguel, que o Pobrezinho de Assis colhia inúmeras graças, verdadeiras e abundantes graças. Uma das graças inestimáveis concedidas por Deus a São Francisco foi a de marcá-lo com os sinais da paixão. São Francisco recebeu os estigmas da Paixão do Senhor, em uma de suas quaresmas de São Miguel. São Francisco tinha o hábito de realizar essas quaresmas no Monte Alverne.

A intenção maior que levava o santo a realizar a Quaresma de São Miguel em honra aos Santos Anjos era a de introduzir almas no paraíso. Fazia esse tempo de oração e jejum pela salvação das almas de  todos os homens. Hoje, como no tempo de São Francisco precisamos de pessoas que se sacrifiquem pela conversão da humanidade.  São Francisco era conhecedor de que São Miguel tem a missão de salvar as almas no último instante, para que nenhuma se perca, e que  também tem o poder de ir ao purgatório buscar as almas.

ORAÇÃO DA QUARESMA DE SÃO MIGUEL

De 15 de agosto a 29 de setembro (Festa de São Miguel). Pode também ser rezada em qualquer época do ano.

Preparação

  1. Faça um bom exame de sua própria vida, procurando perceber aquelas realidades  que precisam ser mudadas e convertidas por amor a Deus. Caso, necessário, estando em pecado grave, busque a confissão.
  2. Prepare um local com um pequeno altar com a Imagem de São Miguel Arcanjo e com uma vela, ambas abençoadas por um diácono ou sacerdote.
  3. Antes de iniciar a oração determine:
  1. Sua penitência e/ou abstinências para a Quaresma de São Miguel;
  2. Coloque seus pedidos e preces para serem rezadas ao longo da Quaresma;
  3. Reze também essa Quaresma pelo Papa, Bispo de sua diocese e seus sacerdotes e diáconos.

Todos os dias:

* Acender  a vela abençoada;

* Oferecer penitências e abstinências (o jejum, por exemplo);

* Fazer o sinal da cruz;

* Rezar a oração inicial (Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII);

* Rezar a Ladainha de São Miguel Arcanjo.

Ao longo da quaresma buscar o Sacramento da Penitência para a confissão dos seus pecados.

  1. ORAÇÃO INICIAL Pequeno Exorcismo (Papa Leão XIII)

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Sacratíssimo coração de Jesus, tende piedade de nós.

Sacratíssimo coração de Jesus, tende piedade de nós.

Sacratíssimo coração de Jesus, tende piedade de nós.

  1. Ladainha de São Miguel Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (352.7 Kb)   docx (445.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com