TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SANTIDADE NO MODELO DE CRISTO

Tese: A SANTIDADE NO MODELO DE CRISTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 12

CAPITULO 11

A SANTIDADE NO MODELO DE CRISTO

Antônio Stuber

Daniel Cabreira

Professora Cleusa

Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre em Teologia – Introdução à Teologia

07/05/13

RESUMO

Este estudo sintetiza o conceito de Santidade e como se comporta o cristão que tem uma vida santa na presença de Deus. Esclarece acerca da limpeza através do arrependimento, enfatizando que Deus é paciente e prima por atitudes que leva o cristão a ter um relacionamento cada vez, mais íntimo do Pai. Nos orienta a compreendermos e conhecermos o Evangelho da Graça que é o favor imerecido de Deus ao nos conceder o Seu filho, o qual oferece a salvação a todo aquele que o aceita como seu único e suficiente salvador. Ensina-nos sobre a santificação posicional e processual, orienta acerca do perigo do legalismo e quais os requisitos para alcançarmos a santidade.

PALAVRAS-CHAVE: Santidade; Arrependimento; Relacionamento.

1 INTRODUÇÃO

A busca pela santidade no modelo de Jesus Cristo precisa ser para o cristão, um dos principais alvos de sua vida. Para isso, se faz necessário o constante estudo da Palavra de Deus e termos a preocupação constante em manter-se íntegro e aperfeiçoando-se sempre nas áreas Espiritual(Deus), Emocional(Alma) e Física(Corpo). Todo cristão precisa ter a consciência da necessidade da busca pela santidade uma vez que ela é pré-requisito para entrarmos na Glória de Deus. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus - Hebreus 12:14

2 TÓPICO 1 – SOBRIEDADE E VIGILÂNCIA.

2.1 INTRODUÇÃO – SANTIDADE OU FANATISMO?

A origem da palavra SANTIDADE no hebraico e grego nos remete a separação de uma vida de pecado, separação de tudo aquilo que é profano. No livro de Levítico 19:2 vemos Deus dizendo a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. Também em 1Pedro: Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Assim, fica claro e evidente que não se trata de fanatismo e sim de uma ordenança do Senhor. Hebreus 12:14 evidencia a necessidade de uma vida de santidade quando afirma que que: “Sem santidade, ninguém verá a Deus”.

3 SOBRIEDADE E VIGILÂNCIA

Precisamos estar cientes de que o mundo em quem vivemos, jaz no maligno. A partir dai, a grande parte das coisas que estão e que acontece a nossa volta, vem do maligno. Portanto, para mantermos a sobriedade em nossa vida, devemos estar constantemente vigilantes e estar vigilantes, é estar conectado com o sobrenatural de Deus. O tempo da ignorância acerca da Palavra de Deus, acerca da Palavra da Verdade, já passou. Como está escrito em Romanos 12:2, E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

4 TÓPICO 2 – LIMPEZA ESPIRITUAL

4.1 INTRODUÇÃO

O cristão autêntico sabe e prova em sua vida, a existência de um relacionamento íntimo com Deus, e que essa Superior Aliança foi celebrada por Cristo Jesus. Isso significa dizer que estamos isentos de pecado, e/ou, separados do pecado, o que nos remete a uma vida de santidade, de acordo com os padrões morais de Deus, conforme Mateus 5:48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

4. 2 NO INÍCIO

O novo nascimento elucida o cristão acerca das coisas de Deus por intermédio do Espírito Santo. O amor fraternal é um dos fatores que deve ser percebido na pratica, na vida de cada cristão.

Logo, deixemos então, que o Espírito Santo habite soberanamente em nós e tenhamos por hábito nos instrui acerca da Palavra de Deus para que os propósitos que Ele tem em nossas vidas, se cumpram na integra. Lemos em 1 Pedro 1: 22-25 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.

5 LIMPEZA ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO

O arrependimento é um sinal de avivamento e também uma chave para o mesmo.

A mensagem de João Batista era: “Arrependei-vos, pois está próximo o Reino de Deus”.

O primeiro sermão de Jesus em Mateus 4:17 foi: “Arrependei-vos, pois está próximo o Reino de Deus”. Ou seja, João e Jesus estavam dizendo que o Reino de Deus está próximo, mas, precisamos de arrependimento. Quando o Espírito Santo veio sobre a igreja primitiva, a primeira mensagem que foi liberada naquele dia foi uma mensagem de arrependimento. Atos 2:37.

Com o arrependimento vem o avivamento, o mover de Deus, vinho novo. Teremos um verdadeiro arrependimento, quando vier sobre nós um clamor por santidade e invadir nossas vidas. Em Ezequiel 9:4, Deus manda marcar com um sinal aqueles que tem um apego por santidade, que não suportam a impureza na casa do Senhor. Deus diz em Sua Palavra que o zelo pela tua casa me consumiu, Deus está a procura de homens e mulheres que o zelo pela santidade os consumam.

Nosso modo de viver precisa mudar, precisamos voltar às lágrimas de arrependimento.

Temos que nos arrepender por gastar os recursos que o Senhor tem nos dado, em coisas que ele não nos mandou fazer.

O verdadeiro e genuíno arrependimento, vai transformar, mover cidades inteiras. O arrependimento nos leva de volta ao caminho que não devíamos ter saído, o caminho da santidade, pureza, renúncia, humildade etc.

5.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com