TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A eira, o boi e o debulhador

Artigo: A eira, o boi e o debulhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  1.101 Visualizações

Página 1 de 3

A eira, o boi e o debulhador

DEUTERONÔMIO 25:4

‘’ Não atarás a boca ao boi quando debulha.”

A eira (2 Samuel 24; 1 Crônicas 21) era o lugar onde se fazia a separação do trigo ou cevada de suas palhas, e separando os grãos dos detritos, e colocando-os no celeiro. Geralmente em espaços quadrados, era de um piso batido, até mesmo com argila, para que o boi e o debulhador passassem e o chão continuasse firme, sem ceder. Os trabalhadores da eira ceifavam o trigo ou cevada no campo, que não era distante dela, e separavam em feixes amarrados e colocados numa carroça para levar até a eira. A eira era construída em montes, para com o auxílio dos ventos, facilitasse a separação da palha e o trigo, que eram jogados no ar por uma pá (Salmos 1:4;Mateus 3:12; Lucas 3:17). O vento se encarregava de levar as palhas e o trigo caía na eira (Salmos 1:4). Ali também se reuniam, além do senhor da eira, os anciãos da cidade para tabelar os preços para a venda e troca dos grãos como também julgar causas da comunidade, que eram levadas a efeito na porta da cidade, pois era onde tinha o maior fluxo de pessoas para serem testemunhas, tanto dos julgamentos como para a venda de sua colheita (Rute 4:1-12).

Devemos ressaltar o trabalho do boi. Podiam ser dois, que presos a uma estaca, que puxavam o debulhador (trilho de madeira dentada com pedras ou pedaços de ferro), facilitando a separação dos talos dos grãos. Enquanto o boi trabalhava, alimentava-se do que se colocava para debulhar. Daí o que este versículo quer dizer.

Este versículo dá base para o que o nosso Senhor Jesus disse aos 70 discípulos, quando ordenou que fossem ás cidades anunciar o Reino de DEUS:

Lucas 10: 7-9

“7.: E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. 8.: E, qualquer cidade em que vos receberem, comei do que vos puserem diante. 9.: E curai os enfermos que nela houver e dizei-lhe: É chegado a vós o Reino de DEUS.”

O apostolo Paulo usa esse versículo duas vezes em suas cartas aos Coríntios e a Timóteo:

1 Coríntios 9:9-10

“9.:Porque na Lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi que trilha o grão. Porventura, tem Deus cuidado dos bois? 10.Ou não o diz certamente que por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.”

1 Timóteo 5:17-18

“17.:Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. 18.: Porque na Lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que debulha. E ainda: E digno é o obreiro do seu salário.

A eira é um lugar de trabalho, onde você tira o seu sustento. Deus vai dizer a Adão que ele viveria do seu trabalho, com suor e dor ele lavraria a terra:

Gênesis 3:17-19

“17.: E a Adão disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com