TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMIGOS DA BÍBLIA – CONHECENDO A PALAVRA DE DEUS

Por:   •  31/10/2018  •  Artigo  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

AMIGOS DA BÍBLIA – CONHECENDO A PALAVRA DE DEUS

INTRODUÇÃO

Acredito que é importante ler a Bíblia e que o façamos de boa forma.

        Uma pesquisa feita em 2005 constatou que 98% dos professores (mundo todo) do ensino médio sugeriram que os alunos biblicamente alfabetizados têm uma vantagem acadêmica sobre aqueles que não são, e em 2006 os professores das Universidades dos Estados Unidos concordaram que “Independentemente da sua fé uma pessoa culta precisa conhecer a Bíblia”, acrescentando que a Bíblia é “Indispensável” e “absolutamente crucial” para alguém que deseja ser considerado bem instruído.

A Bíblia continua a ser o livro mais vendido do mundo, ano após anos e, portanto, constitui uma força formadora poderosa até os dias de hoje. A Bíblia excede todos os outros livros em subsistência, profundidade, amor, alcance, qualidade e importância.

        Para nós, a Bíblia não é apenas mais um corpo influente da literatura. É um livro vivo porque vem de – e leva a – Um Senhor Vivo.  

Hebreus 4.12 “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”RA. Em outras Palavras, a Palavra de Deus, exercida pelo Espírito Santo, tem o poder de nos classificar espiritualmente de nos surpreender e de nos confrontar, fazendo com que desenvolvamos o nosso relacionamento com o nosso Senhor Jesus Cristo.

Por que precisamos Ler a Bíblia?

  1. Para conhecer a verdade 2 Pedro 1:21-22 “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” ACF
  2. Para conhecer a Deus em um relacionamento pessoal 1 Coríntios 1:21 “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação”.

Gálatas 4:8-9; 1 Tm 4:16

  1. Viver bem para Deus, neste mundo (vontade de Deus) Jó 14.23-24, Rom 12.2, 1 Ts 4:1-8, 2Tm 3:16-17
  2. Para Vivenciar a liberdade, a graça, a paz e a esperança que vem de Deus Jó 8.32, Rm 15:4, 2 Pe 1:2
  3. Porque a Bíblia nos dá alegria Sl 119:111
  4. Para crescer espiritualmente, a medida que recusamos nos conformar com o mundo e somos transformados através da renovação da nossa mente Rm 12:2 1Pe 2:1-2
  5. Para ministrar a outros seguidores de Cristo e aqueles que ainda tem de responder ao evangelho Js 1:8 2Tm 2:15; 3:16-17
  6. Para que sejamos edificados como uma comunidade cristã, juntamente com os outros membros do corpo de Cristo At 20:32 Ef 4:14-16

O vigor da nossa vida espiritual será exatamente proporcional a posição que a Bíblia ocupar em nossa vida e em nossos pensamentos.

Nós não estamos lendo a Bíblia

  1. Quem foi solto por Pôncio Pilatos durante o julgamento de Jesus?
  2. A qual parte da Bíblia você recorreria para encontrar o sermão da Montanha?

A Bíblia está desaparecendo lentamente do nosso diálogo colectivo, não só na esfera da vida espiritual e da Igreja, mas também dos domínios da política, instituições sociais, da literatura e das artes.

        Por causa disso, nós não nos saímos bem em certas coisas.

Pergunte aos membros se eles levaram a Bíblia hoje e 84% deles dirão que não. Pergunte se levaram a Bíblia pelo menos uma vez na semana passada, e 68% deles dirão que não. Pergunte ainda se a Leitura/estudo da Bíblia tem gerado qualquer diferença significativa na forma como eles vivem. Somente 37% dirão que sim. Uma vez que nós, como cristãos, deveríamos ser o “povo do livro”, algo está errado nessa situação.

Irmãos e Irmãs, nós simplesmente devemos fazer algo melhor. Nosso analfabetismo bíblico nos prejudica de forma pessoal, fere as nossas Igrejas, o nosso testemunho e, portanto, fere o avanço do evangelho no mundo.

Por que isso está acontecendo?

  1. A leitura geral está em declínio

- Uma parte significativa da população simplesmente não lê nada além de pequenas notícias de jornal, breves artigos de revistas, ou blogs na intert. (Alguns só lêem sms, e mensagem do Facebook e whatsapp-ELORCHI)

  1. A tecnologia pode estar prejudicando a nossa Capacidade de ler

- O Google está nos tornando estúpidos? Nicholas Carr lamenta o efeito que a Internet está causando no nosso cérebro. Ele escreveu

Mergulhar em um livro ou em um longo artigo costumava ser fácil. Minha mente se concentrava plenamente na narrativa ou nos argumentos, e eu passava horas caminhando por longos trechos de prosa. Isso raramente acontece agora. Agora muitas vezes a minha concentração começa a ser desviada depois de duas ou três páginas. Eu fico nervoso, inquieto, perco o fia da meada, começo a procurar outra coisa para fazer. Sinto como se estivesse sempre arrastando o meu cérebro desobediente de volta ao texto. A leitura profunda que costumava vir naturalmente tornou-se uma labuta.

Uma pesquisa feita por Nielsen, mostrou que as pessoas assistem 153 horas de televisão por mês (cerca de 5h por dia), e os aparelhos de televisão ficam ligados na casa mediana durante 8h e 21min por dia. Mais horas são gastas online. Não é de admirar que lutemos para encontrar tempo e espaço emocional/mental/espiritual para a leitura da Bíblia.

  1. Estamos distraídos e sobrecarregados por conta de nossas agendas Mc 4:3-20

- Note que em três das quatro figuras de linguagem o problema é o espaço. Não há espaço suficiente para que a semente, ou a planta que cresce a partir dela possa prosperar.

Conhecimento bíblico é tanto aprender a responder à Bíblia quanto conhecer os detalhes das histórias bíblicas

  1. Não entendemos/conhecemos a grande história da Bíblia ou como as suas partes funcionam.

- A grande maioria das pessoas em nossas Igrejas não tem um quadro de referência ou uma narrativa abrangente que mantenha todos os trechos bíblicos juntos. Quando uma pessoa não compreende a história, todas as pequenas histórias, salmos e parábolas  não têm nenhum ponto de referência através do qual ela possa compreendê-los . Em outras palavras, temos que aprender a entender a Bíblia, lendo as várias partes de acordo com a intenção que os autores tinham ao comunicar suas mensagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com