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APOLOGÉTICA

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Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

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Deus é soberano. Ele tem autoridade absoluta sobre as hostes celestiais e sobre a raça humana e sua história. Ele sustenta todas as coisas com seu poder soberano. Ele é quem governa todas as nações: “Reina o SENHOR. Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o SENHOR e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila.” (Sl 93.1). A sua vontade é soberana, ele faz tudo sem prestar contar a qualquer criatura: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.” (Sl 115.3). A criação veio a existir através do poder absoluto de Deus: “Tudo quanto aprouve ao SENHOR, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos.” (Sl 135.6).

Deus é soberano na salvação do homem perdido. Ele mesmo afirma: “… Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.” (Rm 9.15). A salvação é obra exclusiva de Deus, é por sua graça e não por obras que a alcançamos (cf Ef. 2.8). Deus também mostra soberania em seus juízos. Ele pune os que são rebeldes à sua Palavra manifestando assim sua justiça soberana e santa. E quanto a Volta de Cristo, como vemos essa soberania manifestada? O objetivo desse estudo é mostrar que haverá um juízo final em que Deus julgará todo ser humano de forma soberana e perfeita.

A soberania de Deus nas últimas coisas

O poder soberano de Deus também se manifestará de forma escatológica. Vejamos alguns aspectos dessa manifestação escatológica.

O regresso triunfante de Jesus Cristo

A primeira vinda de Cristo foi em humildade. Deixou a sua glória para conviver conosco. Na segunda vez ele virá em poder e glória manifestando a todos a sua vitória sobre Satanás, a morte e o pecado: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” (Mt.24.30).

Na ressurreição final

Quando Jesus voltar em companhia dos seus anjos e das almas dos fiéis que já tiverem morrido (Mt. 16.27; 25.31; 1 Ts 3.13), ele ressuscitará em glória os que já morreram em Cristo e transformará os corpos dos que estiverem vivos. Os nossos corpos serão os mesmos de antes, apenas com qualidades diferentes; os salvos terão os seus corpos adaptados a bem-aventurança eterna; os ímpios á condenação eterna. Isso se dará pelo poder de Deus: “Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.”(1Co.6.14).

A manifestação de verdades não reveladas

Deus nos mostrará coisas inimagináveis e grandiosas, que ultrapassam e muito os nossos sonhos, por mais santos que sejam (Dt.29.29; Ef.3.20). A sua eterna soberania será plenamente manifestada (Mt. 20.30-31; 1Co 15.24-28).

O grande dia do juízo final

Deus revelará o seu poder de forma cabal na execução do juízo final (Rm.14.10-12; 2Co 5.10). O Senhor é o juiz de todos, por isso todos comparecerão diante de Cristo e cada um dará contas de si mesmo; a nossa responsabilidade é pessoal e intransferível (Mt. 12.36,37; Rm 14.10-12). Ninguém escapará desse juízo: “Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?” (Rm.2.3). O juízo será extremamente meticuloso e revelador (Rm 2.16; 1Co 4.5). Os eleitos serão julgados não quanto a condenação – visto que não há condenação para os que estão em Cristo, pois os seus pecados foram perdoados (Rm.8.1,33,34) – Mas serão no que se refere ao galardão (Jo 5.24; Hb 10.30).

Todos os anjos que se rebelaram contra Deus serão condenados juntamente com seu chefe, Satanás. A sua condenação será apenas executada: pois ele já foi julgado e condenado (cf Mt.8.29, Jo 12.31).

A necessidade e o propósito do juízo final

O pecado trouxe consigo a necessidade da manifestação do juízo de Deus. Adão e Eva desobedeceram a Deus, e tiveram a sua sentença de morte decretada. Eles imediatamente morreram espiritualmente, ficando separados de Deus, todavia a morte física veio também como conseqüência do pecado (cf Gn 2.16,17; Rm.5.12), não foi imediatamente executada porque Deus usou de misericórdia (cf Gn 3.15); entretanto, o seu juízo entrou em processo de concretização, tornando a vida uma caminhada para

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