TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS : A Reforma Protestante

Exam: ATPS : A Reforma Protestante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Exam  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 2

Passo 2

A Reforma Protestante

O cristianismo refere-se ao Movimento dos seguidores de Jesus Cristo, o qual redimiuopressores e incentivourevolucionários,justificougenocídios e inspirou heróis. Seus primeiros líderes foram perseguidos e executados, apesar disso, o cristianismo conseguiuchegar a Roma, o centro do mundo.Até o início do século IV, os cristãos tiveram que sobreviver obscuros,no início, eles passavam quase despercebidos: reuniam-se discretamente e conquistavam cada vez mais adeptos.

No início do século V, o cristianismo encontrava-se fortalecido em Constantinopla (atual Istambul, na Turquia), a nova capital do Império Romano, mas o Ocidente estava conturbado, e novamente o cristianismo superou e adaptou-se aos novos tempos. Por volta dos anos M,existirammuitasdivergências e transformações, estavam insatisfeitos com o poder da igreja pontificado, discordavam dos costumes eclesiásticos e condutas litúrgicas ocidentais,a adoração de imagens e a obrigatoriedade de celibato no Oriente, então, iniciaram-se as divisões entre os cristãos, com a expulsão do patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, pelo papa Leão IX. O que resultou na desavença com Roma e criou a Igreja Ortodoxa.

O poder extremoexercido pela Igreja nessa época trouxe muitas consequências ruins, uma delas foram as cruzadas, com o objetivo de conquistar à Terra Santa (como os cristãos chamavam a Palestina) e Jerusalém, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII.

A Reforma Protestante iniciou-se no século XVI, com o monge alemão Martinho Lutero, por protestar publicamente contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano, ele tinha o apoio de religiosos enobres. Acabou sendo excomungado pelo papa Leão X.Os protestantes enxergavam o enriquecimento como benefício divino. No entanto,existiam muitas divergências, não apenas religiosas, mas indicavam desigualdades econômicas e sociais, esse movimento incluiu renovação espiritual(que foi um de seus pilares), asmudanças sociais e a politicagem; também dividiu a Europa (causando uma guerra religiosa) e ajudou a construir o mundo atual. Lutero junto com Melanchthon lutaram pela implantação da escola primária para todos, com alguma distinção entre os trabalhadores (com uma educação elementar) e a classe privilegiada(o ensino médio e superior). Contudo, Ele defendia a educação pública e universal, considerando o Estado responsável por essa incumbência. A proposta de educação dos protestantes teve ainda a influência de Calvino, teólogo francês que atuava em seu país, Genébra e na Suíça, com o apoio da burguesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com