TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma Protestante

Trabalho Escolar: Reforma Protestante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

No século XVI, várias igrejas cristãs, mas que não eram católicas surgiram. Tais igrejas não obedeciam ao papa e as normas estabelecidas pela Igreja Católica, então as mesmas foram chamadas de Igrejas Protestantes; e, muitas das mesmas se inspiraram no movimento de Martinho Lutero, que fundou a Reforma Protestante.

A venda de indulgencias era - para Lutero – absurda, e o fato de que a Igreja ganhava cada vez mais dinheiro dos fiéis que acreditavam cegamente nestas indulgencias contribuiu para ele escrever as 95 Teses (um dos princípios da Reforma Protestante) e alegava que não se podia comprar liberdade da punição dos pecados, mas que o verdadeiro perdão era a graça de Deus. A Igreja Católica também vendia relíquias sagradas aos fiéis, o dinheiro ganho era usado para a construção da basílica de São Pedro e contribuía para a corrupção e aumento do poder da Igreja da época, chegando a influenciar reis e governantes.

E ainda hoje podemos ver exemplos de igrejas que vendem às pessoas, falsas relíquias, salvação, milagres e curas; exemplo dessas igrejas são: a Igreja Universal, que promete ‘’curas’’, ‘’milagres’’ e riquezas, mas também através dessas ‘’dádivas’’ induzem as pessoas a ofertarem dízimos para o crescimento da própria Igreja, e que muitas vezes são pessoas de poucas posses que acabam acreditando cegamente em tais palavras distorcidas da Bíblia e assim corrompendo sua fé e o seu dinheiro; a Igreja Mundial do Poder de Deus também insinua aos seus fiéis á ofertarem dízimos altíssimos e da ênfase na prosperidade financeira e venda de amuletos abençoados, além de muitas vezes contratar pastores demitidos ou ainda oferecer pagamentos mais altos de outras igrejas, pois não possui instituto para a formação dos mesmos.

Podemos ver assim, que muitas igrejas atualmente não estão interessadas no que podem oferecer aos seus fiéis; e sim, o quão podem lucrar ao oferecer o que querem; além de (como na Igreja Católica da época), também procuram ter poder sobre seus fiéis para poderem manipular os mesmos e ter a corrupção mais em alta cada dia. Assim pode-se concluir, muitas das igrejas de hoje vindas de igrejas protestantes da época (que hoje autodominam-se de ‘neo’), cometem estelionatos como esses, apenas para conseguir dinheiro, assim como era feito na antiguidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com