TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1: Simulado ITQ

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  12.982 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1

Nome: Natanael Vicente Vieira

Série:

Data de Entrega: 20 de novembro de 2016

Questões:

  1. O que significa a automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?

R: Significa que tudo que sabemos sobre Deus, a partir da sua palavra, foi possível através de sua manifestação como pessoa, que nos dá a conhecer o caráter e a sua personalidade. Ela é relacional devido mostrar conhecimento de suas coisas e Dele mesmo através de sua mensagem aos corações humanos.

  1. Explique as três características teológicas de Revelação?

R: Revelação Geral – (superficial) – Deus comunica-se pela natureza, historia e constituição do ser humano: física, emocional, mental, moral e na sua religiosidade, o que indica a sua espiritualidade.

Revelação Especial – (objetiva) – Comunica através da sua palavra e de seu Filho Jesus Cristo.

Revelação Gradativa e Progressiva – Como um processo evolutivo e gradual esta desenvolveu-se a partir da anterior completando-a, adicionando-a e não a contradizendo.

  1. O que significa dizer que a Revelação foi de natureza antrópica e analógica?

R: Antrópica – Deus usou maneira e meios humanos, naturais e comuns para se revelar. E, Analógica – Deus seleciona e usa elementos unívocos (comuns ao universo Dele e ao nosso) fazendo assim analogias.  Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Mt 5:13”

  1. Por que a encarnação do Filho de Deus foi tao especial no que se refere à Revelação?

R: Porque Jesus ultrapassou a mensagem dos profetas e apóstolos que transmitiam a mensagem de Deus e sobre Deus, enquanto Jesus era Deus em pessoa falando. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1:1,2

  1. Por que há implicações para o homem e para a Igreja quanto à Revelação?

R: Porque todos tem o conhecimento da Revelação Geral que diz respeito a sua consciência e conhecem a Deus através das coisas criadas por Ele, mas é desprovido de conhecimento da Revelação Especial que mostra as pessoas quem Ele é.

  1. Deus é Todopoderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar-se, mas porque ele o fez usando homens e através da escrita? Por que a Bíblia é necessária para a humanidade?

R: Sem as escrituras não poderíamos conhece-lo, nem ter comunhão com ele, a menos que ele se revelasse a nós. A Bíblia é necessária, foi enviada por Deus, a fim de preencher as condições para comunhão e restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos na queda.

ANOTAÇÕES

Bibliologia é o termo usado teologicamente que indica o estudo das Sagradas Escrituras.

A Bíblia é um livro de natureza espiritual, cuja origem é divina, na qual o homem foi o instrumento de Deus para fazer-se conhecido.

Antes da queda do homem, Deus tinha uma comunhão direta entre Criador e criatura. A Escritura foi enviada a fim de preencher as condições para comunhão e para a restauração do relacionamento com Deus.

A revelação das escrituras, no sentido comum, é o ato ou efeito de revelar-se. Revelação é a auto manifestação de Deus, é a comunicação que ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todo tempo e lugar.

Há três categorias de Revelação, uma é superficial denominada Revelação Geral, outra é mais objetiva que trata da Revelação Especial e a terceira diz da Revelação Gradual e Evolutiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com