TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Atividade De Teologia Do Culto Todos Os Capitulos Itq

Pesquisas Acadêmicas: Auto Atividade De Teologia Do Culto Todos Os Capitulos Itq. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  8.181 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ACADÊMICO

Curso Livre de Teologia do ITQ - EAD- A Importância do Trabalho Acadêmico

26/05/2014

RESUMO

A produção do trabalho acadêmico é de suma importância para a formação acadêmica. A partir da elaboração do trabalho acadêmico, o aluno organiza seu emaranhado de ideias e conhecimentos.

Levando-o a investigar, questionar, indagar e buscar maiores conhecimentos sobre o tema proposto.

Sua finalidade é solucionar problemas, obter uma resposta ou solução, e demonstrar sua eficácia na construção do conhecimento, após a sua conclusão, servir de base conceitual e fonte de pesquisa para outros pesquisadores iniciarem seus estudos.

TEXTO

A prática da leitura se faz presente em nossa vida, desde que a criança começa a compreender o mundo que a cerca. Somente pelo contato com um livro, de certa forma estamos lendo. Na leitura, o leitor compreende o sentido do texto, transformando-o em conhecimento.

A partir dessa busca pela descoberta, compreensão e resposta para nossos questionamentos, iniciamos a pesquisa.

A pesquisa leva o pesquisador a desenvolver habilidades, através da leitura, por meio de metodologias de observação, análise e compreensão do texto, construindo um novo conhecimento a partir do que ele já sabe, pois é comum os acadêmicos encontrarem dificuldades na produção de seus trabalhos.

A Metodologia da pesquisa ajudará o acadêmico a inserir-se nos processos sistemáticos e racionais, para desenvolvimento e elaboração dos trabalhos acadêmicos.

A partir de um tema proposto, segue-se em busca de uma resposta ou solução, com clareza, utilidade e resolução. Sua finalidade é levar o aluno a solucionar problemas, e obter respostas aos questionamentos propostos. Dando um dimensionamento da importância do trabalho acadêmico na construção do saber humano.

Ao realizar um trabalho acadêmico, o aluno está sendo avaliado, e ao mesmo tempo está em processo de aprendizagem, que é o foco das instituições que buscam uma melhor qualificação.

É através do trabalho acadêmico que o aluno desenvolve o senso crítico, de forma coerente e baseada em fatos comprovados. As diversas finalidades do trabalho acadêmico podem se resumir em apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido. A demonstração do conhecimento é necessária na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de acesso. De forma que existem as provas, concursos e diversos outros processos de avaliação pelos quais se constata a construção ou a transmissão do saber.

Com a metodologia o aluno passa a conhecer as diversas etapas pelas quais precisa passar para realizar suas pesquisas. Precisa aprender a se organizar, adaptando as condições que encontra como: o tempo e dedicação da qual devem dispor, ambiente, local e custo da pesquisa. Para o acadêmico a metodologia funciona não apenas como método para elaboração de trabalhos, mas também como um instrumento na busca pelo conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com