TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adicionar Amigos (1/12)

Trabalho Escolar: Adicionar Amigos (1/12). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho são eventos influenciados por aspectos relacionados à situação imediata do trabalho como o maquinário, a tarefa, o meio técnico ou material, e também pela organização do trabalho e pelas relações do trabalho.

A segurança do trabalho é o estudo que atua na prevenção dos acidentes do trabalho procedente dos elementos de riscos ocupacionais. Conceitua-se também como, a junção de medidas educacionais, técnicas e médicas, aplicadas para prevenir que ocorra acidentes, seja excluindo condições inseguras do ambiente de trabalho, seja ensinando ou ajustando pessoas na implantação de práticas preventivas. O principal objetivo da segurança do trabalho é prevenir acidentes de forma antecipada com medidas que garanta a integridade física e mental do trabalhador, como também o patrimônio da empresa.

Esse objetivo se dá não só pela preocupação com a qualidade de vida dos funcionários, mas também como forma de atender o que rege as leis como: Constituição Federal, Código Civil, Código Penal, Consolidação das Leis Trabalhistas e as Normas Regulamentadoras. Além de buscar continuamente a melhoria das condições seguras e saudáveis do ambiente de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Acidente de trabalho é o que decorre do desempenho do trabalho a serviço da empresa, ocasionando perturbação funcional ou lesão corporal que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho, conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91: Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Caracteriza-se também como acidente de trabalho qualquer lesão que aconteça durante o percurso que o funcionário faz de casa para o trabalho e vice-versa.

A doença ocupacional pode também ser considerada acidente de trabalho se a causa da mesma for decorrente da atividade exercida no trabalho. Para a identificação desta doença é necessário a realização de uma perícia por um médico do trabalho.

Ao projetar a abertura de um empreendimento, comércio e outros que agregam trabalhos manuais, é de grande importância voltar à atenção para possíveis riscos de acidente de trabalho. Considerando que a empresa tem um considerável número de funcionários, é necessário zelar pelo bem estar e a saúde de todos eles, prevenindo futuros prejuízos para o funcionário e a organização como, por exemplo, custos médicos, indenizações, afastamento, entre outros.

Para conseguir ter um maior controle e possivelmente prevenir estes acidentes, é fundamental considerar fatores como: instalações de fogões, forno a lenha, exaustores, condições do gás, instalações elétricas dos freezers, geladeiras, micro-ondas e aparelhos eletrodomésticos; As instalações do gás utilizado devem estar afastadas de tomadas, interruptores, chaves elétricas, ou qualquer aparelho sujeito à centelha ou chama.

As cabines para instalação externa devem ser de material não-combustível e afastada de portas, janelas e outras aberturas da edificação. Para um perfeito funcionamento do fogão a lenha deve ser instalada uma chaminé o mais próximo possível do fogão e os tubos devem ter uma fixação sem folga para evitar a entrada de ar frio. Devem-se padronizar as instalações elétricas não deixando fiação exposta ou em contato com água para evitar choques e curtos.

Quanto a limpeza algumas sugestões – luvas, galochas, máscaras, aventais, toca para cabelo, e instruções quanto à insalubridade dos produtos laborados; O fornecimento dos itens acima é essencial para a prevenção dos riscos que esses profissionais estão expostos. A aplicação de palestras ensinando o modo de utilização dos EPI’S deve ser realizada periodicamente para firmar a importância do uso contínuo, uma vez que estão expostos a condições insalubres como bactérias, produtos químicos, etc. As mesas, cadeira, apoio para punhos e pés; para os colaboradores que trabalham nesta função deve-se proporcionar um ambiente agradável com uma iluminação, climatização, mesa e cadeira adequadas, fornecer-lhe apoio para pés e punhos, prevenindo assim futuras doenças ocupacionais, e desta forma para que ele possa desempenhar bem o seu trabalho.

É importante frisar a instalação de rampas e corrimãos, portas em larguras adequadas, proporcionando acessibilidade e segurança às pessoas com necessidades especiais, para que assim possa evitar acidentes. É necessário também inserir piso antiderrapante nas áreas necessárias como, por exemplo, rampas, escadas, áreas molhadas, e etc. Quanto à circulação de pessoas é fundamental respeitar as distâncias mínimas para passagens de cadeiras de rodas. O tecnólogo deve estar atento quanto aos EPI´s essenciais tais como: equipamentos de proteção como capacete, luvas, vestimenta adequada para dias de sol/chuva. É necessário realizar a manutenção periodicamente evitando gastos desnecessários e até acidentes.

A partir do que foi exposto até aqui, vale-se ressaltar que, para criar uma cultura de prevenção de acidentes no dia a dia de trabalho, não basta fazer uso dos equipamentos de segurança e somente seguir certas medidas de prevenção, é necessário pensar e analisar os passos que serão dados no decorrer do processo. Acidentes de trabalho podem ser evitados com pequenas mudanças de hábitos e atitudes como, por exemplo, reconhecer os riscos que a tarefa oferece, verificar se há segurança no trabalho antes de efetuá-lo, e acreditar que acidentes pode acontecer com qualquer pessoa.

A área de segurança e saúde é bastante completa por possuir dentro de uma mesma área de conhecimento várias disciplinas que buscam constantemente a prevenção dos riscos ocupacionais. Sendo esta a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde a segurança física dos trabalhadores.

Neste ponto se destaca os profissionais especializados nesta área como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com