TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleixon Ribeiro Chaves

Ensaios: Aleixon Ribeiro Chaves. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  8.124 Palavras (33 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 33

1

O uso da liberdade

Há muito nós pastoreamos situações em que necessitamos estabelecer os princípios do Reino de Deus na vida dos discípulos quanto ao uso da liberdade.

Na verdade, este tema, além de difícil, já produziu muitos danos ao Corpo de Cristo, inclusive gerando divisões. Cientes do grau de dificuldade e cuidadosos para não colocarmos nenhum jugo sobre os irmãos, nós apresentaremos este documento com muito temor e tremor, de maneira nenhuma querendo atacar, denegrir ou julgar, crendo que o Espírito Santo nos dirigiu até aqui, para orientar, instruir e para o bem da edificação da Sua igreja. Não temos em quem confiar além do Senhor, sequer podemos confiar em nosso conhecimento humano, pois como bem sabem, não somos eruditos, mestres ou profundos conhecedores das letras, mas amante da verdade que é a palavra de Deus. Na ausência de uma Palavra clara do Senhor, nós não nos esquivamos da responsabilidade de comunicar o nosso CONSELHO PASTORAL. Portanto, o objetivo deste documento é registrar o nosso conselho para os discípulos do Senhor Jesus Cristo, que seguem sob os nossos cuidados e supervisão, na obra local ou na obra extra-local.

Definição de algumas palavras

Antes de entrarmos no tema propriamente, vamos ver os significados de algumas palavras, como LIBERDADE e LIBERTINAGEM. Lembrando que as Escrituras originalmente foram escritas em outros idiomas e não no português. Sendo assim, o dicionário Aurélio não é suficiente para definirmos os significados das palavras. Portanto, além do nosso dicionário, vamos usar um outro que é muito usado para traduzir textos gregos das Escrituras (Strongs).

“Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos.” (1 Coríntios 8: 9 RA)

Observe que tanto nosso dicionário da língua portuguesa, quanto no dicionário grego, a palavra LIBERDADE é de um significado muito amplo.

DICIONÁRIO AURÉLIO

Liberdade - [Do lat. libertate.] Substantivo feminino. 1. Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação: Sua liberdade, ninguém a tolhia. 2. Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas:

Dicionário Grego - Strongs

exousia exousia

1) poder de escolher, liberdade de fazer como se quer, 1a) licença ou permissão

2) poder físico e mental, 2a) habilidade ou força com a qual alguém é dotado, que ele possui ou exercita.

Vamos verificar outro texto das Escrituras cuja tradução é LIBERDADE.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” (Gálatas 5: 13 RA)

Dicionário grego - Strongs

eleuyeria eleutheria

1) liberdade para fazer ou omitir coisas que não estão relacionadas com a salvação

2) liberdade imaginária, 2a) licenciosidade, liberdade para fazer o que se quer

a verdadeira liberdade consiste em viver como devemos, não como queremos.

2

O cuidado pastoral

Como vimos, o significado da palavra liberdade é muito amplo. Cremos que assim como o significado, o uso da liberdade também é amplo, por isso o nosso cuidado é com o MAU USO da liberdade, para não gerar escândalos, produzir tropeços, cativeiros e até cair na prática da LIBERTINAGEM é muito grande.

“Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens

Ímpios, “que transforma em libertinagem a graça de nosso Deus e nega o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.” (Judas 1:4 RA)

Cuidamos também para que o nosso ministério não seja censurado, pois estamos certos de que alguns escândalos podem censurar o nosso serviço (ministério) ao Corpo de Cristo e, portanto, o nosso cuidado vai além da igreja local. “não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado.” (2 Coríntios 6:3 RA)

Obediência a Palavra

Todos os discípulos do Senhor Jesus Cristo, possuem um compromisso de obediência por fé aos seus ensinamentos. Porém, para algumas condutas, nós não encontramos nas Escrituras, doutrinas que dirijam os nossos passos. Quando isso ocorre, agimos com liberdade.

Em nossa liberdade e zelo pelo Senhor e Sua igreja, devemos considerar as seguintes verdades:

A NOSSA FÉ NOS LIBERTA, PORÉM O NOSSO AMOR NOS LIMITA.

A minha fé diz, por exemplo: “Todas as coisas me são lícitas,...”

Já o meu amor afirma: “mas nem todas convêm; ”

A minha fé declara: “todas me são lícitas, ... ”

O meu amor conclui: “mas nem todas edificam.” (1 Coríntios 10:23 RA)

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.” (Gálatas 5:13 RA)

A NOSSA FÉ NOS LIBERTA, MAS O NOSSO AMOR NÃO SE CONDUZ INCONVENIENTEMENTE, POIS MUITAS PRÁTICAS QUE SE INICIAM COM O PRETEXTO DE LIBERDADE PODEM TERMINAR EM CATIVEIRO.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1 Coríntios 6:12 RA) A NOSSA FÉ NOS LIBERTA, PORÉM O AMOR NÃO BUSCA OS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES.

“Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.” (1 Coríntios 10:32.33 RA)

(O amor) “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com