TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguém Que Tenha Coração Pode Me Ajudar? :´(

Monografias: Alguém Que Tenha Coração Pode Me Ajudar? :´(. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se afirmar que a questão social é uma ideia de oposição entre capital e trabalho e que as políticas sociais no país procuram tentativas de atender necessidades e reivindicações dessas classes.

De acordo com CARVALHO E IAMAMOTO (1983, p. 77):

“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

Observa-se que os trabalhadores produzem riquezas e os capitalistas se apropriam dela e dessa forma o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidos No Brasil o Serviço Social iniciou a partir de movimentos sociais desenvolvidos pela igreja católica, tendo como objetivo a consolidar a sociedade através do catolicismo.. Nesse momento surge o processo de industrialização e crescimento das populações nas cidades. Associa-se a ideia de assistência social no Brasil como filantropia e o assistencialismo como foco político, porém com a Constituição Federal de 1988, dá-se uma transformação para a questão social no Brasil, tendo como um direito social, e o uso efetivo do direito pelo cidadão.

A respeito da transformação na área da assistência social, a maior contribuição foi a descentralização polítca-administrativa e a participação popular, que resultou em uma grande reorganização institucional da assistência social no Brasil, com base na Lei Federal número 8.742, de dezembro de 1993 – lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). É nesse momento nota-se a existência de um esforço para reconceituação e busca de identidade da Assistência Social, através do desenvolvimento do processo de implantação das estruturas públicas que compõem o sistema descentralizado e participativo e pela construção das relações inter-organizacionais e inter-governamentais.

Os assistentes sociais terão a grande tarefa, nas mais variadas expressões cotidianas, de atuarem junto às famílias, habitação, saúde, trabalho, procurando melhorar a situação em que se encontra os usuários dos serviços públicos e verificar as conseqüências das desigualdades sociais, tais como: violência, favelas, desemprego, analfabetismo, catadores de papel, limpadores de vidro em semáforos e sem contar com auto índice de envolvimento de pessoas com drogas. Para que haja um melhora na condição de vida da população as políticas sociais, juntamente com o crescimento econômico do país precisa fornecer meio e recursos para minimizar o cenário das desigualdades sociais.

A relação concreta entre as refrações da questão social no passado e no presente, encontramos o racismo presente na sociedade, mas destaca-se as lutas pelos direitos das crianças e adolescentes, melhoria pelas condições dignas de moradia e de vida, na tentativa de melhorar a condição de vida do indivíduo inserido nessa camada da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com