TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Artigo: A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Artigo  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O trabalho a seguir irá aborda algumas questões sobre estatística como tomada de decisões, análise de cenário. Serão também tratado questões de comportamento do indivíduo dentro da organização, sua valorização e os aspectos culturais que podem influenciar o comportamento humano. A qualificação profissional como ponto principal para o crescimento econômico tanto do trabalhador quanto da empresa. O interesse das organizações em oferecer ao colaborador cursos de qualificação, para assim a mesma competir de igual para igual no mercado.

Desenvolvimento

1 - A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Sim. As empresas têm encontrado dificuldades cada vez maiores para crescerem em um mercado cada vez mais competitivo. Dentre os motivos, por não estarem preparadas para realizarem o planejamento estratégico adequado. A empresa é prejudicada em seus projetos de longo prazo, dificultando substancialmente a expressão dos negócios. A capacidade de sentir a mudança, aprender com as lições de sucessos e fracassos do passado e transformar essas loções em respostas novas e criativas é uma competência crítica da organização. Os cenários são construídos para apoiar a tomada de decisões e a escolha de opções com a intenção de torná-las viáveis no futuro. Quanto mais o ambiente se torna mutável e turbulento e a organização muda e inova, mais importantes se tornam os cenários para o processo decisório estratégico da organização.

2 o uso da estatistica seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatistica? Justifique sua resposta.

Não. A definição de estatística não é única, a estatística abrange muito mais do que um simples traçado de gráficos e cálculos de medidas.

A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-lo, analisá-los interpretá-los e deles extrair conclusões.

Dois métodos científicos podemos destacar: o método Experimental e o Método Estatístico.

O método experimental consiste em manter constante todas as causas (fatores) menos uma e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos caso existam.

O método estatístico diante da impossibilidade de se manter causas constantes admite todas essas causas presentes variando-as registrando essa variação e procurando determinar no resultado final que influências cabem a cada uma delas.

O Estatístico promove o levantamento de pesquisas estatísticas em suas aplicações técnicas e científicas, investigando, elaborando e testando métodos matemáticos e sistema de amostragem, bem como coletando, analisando e interpretando os dados relacionados com os fenômenos estatísticos, e ainda estudando e renovando a metodologia estatística a fim de estabelecer a sua evolução e desenvolvimento.

Podemos dar um exemplo de que a estatística não é só usado na área de matemática ou estatística, Na área de educação no curso de Pedagogia, a Estatística é muito importante para avaliar o número de alunos que frequentam a escola, as evasões escolares, bem como para fazer comparações de matrículas de ano a ano e demonstrar dados quantitativos avaliativos do rendimento anual da escola no sentido de prestar contas junto à população.

3 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem. Este artigo tem por objetivo trazer uma abordagem sobre o surgimento e o papel adquirido pela estatística durante o século XX até os dias atuais, mostrando o seu uso e aplicabilidade pelo setor empresarial e governamental, visando à tomada de decisão correta, em face das incertezas. Outro objetivo deste artigo é discutir a importância da estatística para a iniciativa privada que com essa ciência melhora o desempenho da empresa no sentido de reduzir custos e maximizar os lucros. Da mesma forma, no âmbito do poder público, o governo, através de levantamentos estatísticos, consegue estabelecer um retrato da realidade socioeconômica, permitindo assim uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos voltados para o bem estar e melhoria das condições de vida da população.

4 - Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

A preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho era representada no passado pela satisfação e bem estar do trabalhador, visando facilitar a execução de sua tarefa e reduzir o excessivo esforço físico no trabalho.

Portanto, para podermos entender e conceituar Qualidade de Vida no Trabalho hoje, devemos recorrer aos estudos já

realizados há duas décadas por alguns pesquisadores franceses, em especial Dejours, que se preocuparam com a

organização do trabalho, a conscientização e participação coletiva nas decisões da empresa sobre condições

ergonômicas e de gestão mais participativa.

Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com