TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1) A Estatística Por Meio Da Análise De Probabilidades Pode Ajudar As Empresas A Preverem Cenários Em Seus Planejamentos?

Ensaios: 1) A Estatística Por Meio Da Análise De Probabilidades Pode Ajudar As Empresas A Preverem Cenários Em Seus Planejamentos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada a importância da análise da estatística, comportamento organizacional, no cenário de planejamento do ambiente nas organizações, no mundo globalizado informatizado e altamente competitivo, a busca de ferramentas e alternativas para soluções cotidianas, faz se presente a todo instante, nas organizações.

Será mostrado que através de estratégias e conhecimentos para elaboração de projetos, facilitar os processos decisórios aos gestores, gerentes e administradores.

.

2 DESENVOLVIMENTO

1) A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Sim, pela questão que pode ser uma grande ferramenta, para estimar retornos, no mundo dos negócios onde há incerteza de probabilidades.

A estatística, como sendo uma ferramenta, um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros envolve o planejamento, a análise e a disseminação das informações, o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de análise de informações permite o controle e o estudo de fenômenos, fatos , eventos e ocorrências nas mais diversas áreas do conhecimento. A obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas têm sido acompanhados por um rápido desenvolvimento que proporcionam condições de execução destes procedimentos.

Atualmente onde informações no mundo globalizado e administrativo seguem, uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação do mercado de trabalho, se faz necessários o estudo é a aplicação de métodos que visam a compreensão e elaboração de projetos nas empresas, pelos gestores, administradores, na área corporativa, e faz grande diferença nos processos decisórios.Poís através de organização das estratégias e conhecimento do uso da estatística, facilitarão suas tarefas como administrador no trabalho de organizar, dirigir e controlar uma empresa.

Na analise de Probabilidades, é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Distribuição de probabilidade pode ser usada para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário. Um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a armação seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas. Dirimindo suas duvidas contribuindo muito para a realização dos projetos com sucesso.

2) O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.

Não, pois a estatística é muito abrangente e pode ser usada também nas organizações como ferramenta, podendo ser usada como:

• Prevenção de planejamento

• Distribuição de probabilidade

• Análise de Cenário

• Previsão de vendas

• Avaliação de risco.

• Na tomada de decisões

• No contexto laboral do comportamento dos indivíduos

• Nos aspectos culturais

• Sócios econômicos

• Biológicos ou Fisiológicos

• Ambientais

• Psicológicos

• Na qualificação de trabalhadores.

É uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados, para ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios.

Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito grande diferença nos processos decisórios em empresas. Os gerentes e gestores mais bem sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz.

A estatística ajudará na tarefa de tomar decisões, facilitará o trabalho DAE organizar, dirigir e controlar uma empresa, e ainda na escolha das técnicas de verificação e avaliação de quantidade, qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e perdas, por méis de sondagens, de coleta de dados e de recenseamento de opiniões podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou a longo prazo.

Objetivos: favorecer a compreensão dos princípios estatísticos básicos possibilitando o entendimento de aplicações mais complexas. Facilitar a compreensão da aplicabilidade nos métodos estatísticos na realidade de pesquisa e gestão na área corporativa.

3) De que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial.

A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, conseguentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com