TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aliança De Deus Com Noé

Casos: Aliança De Deus Com Noé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Aliança de Deus com Noé

Aline Aparecida Mateus Donato

Aluna do Instituto teológico Quadrangular

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar e pesquisar a aliança de Deus com Noé. A palavra ‘aliança’ é usada, primeiramente, falando-se das promessas de Deus a Noé (Gn 6.18 – 9.9 a 16), mas o fato característico de um pacto entre Deus e o Seu povo escolhido. A aliança de Noé do capítulo 9 de Gênesis é a primeira aliança bíblica da Bíblia.

INTRODUÇÃO

No Livro de Genesis capítulo 6 a 9 relata a maldade humana levou Deus a se arrepender de ter feito o homem; ele decidiu destruí-lo. Noé, um homem justo e íntegro, achou graça diante de Deus. Deus mandou que Noé fizesse uma arca para se preparar para o dilúvio; Noé foi obediente. No ano 600 de sua vida, Noé e sua família entraram na arca com animais de todo tipo. A chuva durou 40 dias, e Noé ficou na arca durante um ano e 10 dias. Noé fez sacrifícios ao Senhor, e Deus prometeu nunca mais destruir a terra com água. Deus falou para Noé alguns princípios sobre o procedimento dos homens, Ele mandou que eles multiplicassem e povoassem a Terra. Ele autorizou que comessem carne, mas especificamente proibiu que comessem sangue, que representa a vida. Noé viveu mais 350 anos, e morreu aos 950 anos.

DESENVOLVIMENTO

A aliança de Deus com Noé e seus descendentes revela muitas das características das alianças que Deus fez com o homem. A aliança de Noé foi iniciada e ditada por Deus. A soberania de Deus é claramente vista nesta aliança. Enquanto algumas alianças foram resultado de negociações, esta não foi. Deus iniciou a aliança como uma expressão de Seu propósito revelado em Gênesis 3:20-22. Deus ditou os termos da aliança para Noé, e não houve discussão.

A aliança foi feita com Noé e todas as gerações subseqüentes: “Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações.” (Genesis 9:12)

Esta aliança permanecerá em vigor até a época em que nosso Senhor retornar à terra para purificá-la com fogo (II Pedro 3:10).

Esta é uma aliança universal. Enquanto que algumas alianças envolvem apenas um pequeno grupo, esta aliança em particular inclui “toda carne”, isto é, todas os seres viventes, incluindo o homem e os animais:

“Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência, e com todos os seres viventes que estão convosco: assim as aves, os animais domésticos e os animais selváticos que saíram da arca, como todos os animais da terra.” (Gênesis 9:9-10)

É uma aliança incondicional. Algumas alianças foram condicionais para que as partes cumprissem certas condições. Deus daria regularidade de estações e não destruiria novamente a terra por um dilúvio, simplesmente porque disse que seria assim.

Esta aliança foi uma promessa de Deus de nunca mais destruir a terra por um dilúvio: “então, me lembrarei da minha aliança firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com