TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amigos De jó

Exames: Amigos De jó. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 5

AMIGOS DE JÓ

Elifaz

Elifaz, segundo o relato da Bíblia, foi um dos três companheiros de Jó. (Jó 2:1)

Era provavelmente descendente de Abraão e um parente distante de Jó.

Dentre os três “consoladores”, Elifaz era o mais importante e influente, o que sugere que talvez tenha sido também o mais idoso, por exemplo:

• Ele fala primeiro, nas três fases do debate;

• Os seus discursos são mais extensos.

Analistas consideram que Elifaz representa a sabedoria de Edom; deste modo ele tem o mesmo nome que Elifaz (filho de Esaú)1 .

Discursos

• No primeiro discurso, o seu raciocínio era basicamente o seguinte: “Que inocente jamais pereceu? E onde é que os rectos foram eliminados?” Isto é, a conclusão dele é que Jó deve ter feito algo muito mau para merecer o castigo de Deus. (Jó caps. 4, 5)

• No segundo discurso, Elifaz duvida da sabedoria de Jó: “Responderá o próprio sábio com conhecimento ventoso, ou encherá seu ventre com o vento oriental? O que sabes realmente que nós não saibamos?” Elifaz dá a entender que Jó “tenta mostrar-se superior a Deus. Concluindo a sua segunda condenação a Jó, Elifaz diz que Jó vive nas tendas do suborno, como um homem cheio de engano. (Jó 15)

• Por fim, no seu último discurso, Elifaz acusa Jó de toda sorte de crimes — de extorsão, de reter água e pão dos necessitados, e de oprimir viúvas e órfãos. — Jó 22.

Depois da segunda diatribe de Elifaz, Jó responde: “Todos vós sois consoladores funestos! Não há fim de palavras ventosas?” (Jó 16:2, 3)

Na conclusão dos debates, o próprio Deus dirige-se a Elifaz, com as seguintes palavras: “Minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois companheiros, pois não falastes a verdade a meu respeito assim como fez meu servo Jó.” Diz-se a Elifaz e aos companheiros que eles deviam oferecer um sacrifício, e que Jó então orará por eles. — Jó 42:7-9.

Bibliografia

• Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 793.

Bildade

Bildade era um dos três companheiros de Jó, filho de Suá, filho de Abraão por Quetura. Junto com Elifaz e Zofar, este homem pretendeu consolar Jó quando este estava em aflição.

No debate com Jó, Bildade usualmente seguia o tema geral estabelecido por Elifaz, os seus discursos eram curtos e agressivos.

Bildade foi o primeiro dos três a acusar os filhos de Jó de transgressão, e por sua vez, de merecerem a calamidade que lhes sobreveio. Usou a seguinte ilustração: Assim como o papiro e as canas se secam e morrem sem água, o mesmo se dá com "todos os que se esquecem de Deus". Assim como Elifaz, Bildade classificou as aflições de Jó como as que sobrevêm aos perversos: ‘não haveria linhagem nem posteridade’ para Jó, insinuou Bildade.

Em seu terceiro discurso, Bildade argumentou que o homem é "um gusano" , e "um verme", e por isso impuro diante de Deus, as palavras ‘confortadoras’ dos três companheiros de Jó chegaram ao fim. Segundo a Bíblia, no fim, Bildade e os outros dois companheiros foram divinamente instruídos a oferecer um sacrifício queimado e a pedir que Jó orasse em seu favor.

Bibliografia

• Bíblia;

• Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 1, página 365 e volume 2, página 274

Zofar

Zofar (hebraico: צוֹפַר ) foi um dos três companheiros de Jó.

Participação na trama

Zofar foi o último a discursar, no debate com Jó. O seu raciocínio era semelhante ao de Elifaz e Bildade; isto é, ele acusou Jó de ter pecado contra Deus, admoestando-o a que abandonasse o pecado.

No fim do debate, Deus ordenou que os três companheiros oferecessem um grande sacrifício e que Jó orasse a favor deles.

Bibliografia

• Bíblia;

• Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 826.

Eliú

[Meu Deus É Ele].

1. “Filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão.” Como descendente de Buz, Eliú, evidentemente, era parente distante de Abraão. (Jó 32:1, 2, 6; Gên 22:20, 21) É provável que Eliú tenha escutado atentamente todo o debate entre Jó e seus três supostos consoladores. Mas, pelo devido respeito para com a idade deles, permaneceu em silêncio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com