TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anjos: Descrições e Citações

Por:   •  14/1/2019  •  Dissertação  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

IGREJA MISSIONÁRIA EVANGÉLICA MARANATA

INSTITUTO BÍBLICO MARANATA

CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA

PATRIC DE JESUS OLIVEIRA

ANJOS: DIFENIÇÕES E CITAÇÕES BÍBLICAS

SÃO JOÃO DE MERITI

2017

ANJOS

Os anjos são seres espirituais, características humanas não se encaixam bem no que a bíblia nos diz desses seres, como sua velocidade descomunal, sua capacidade de assumir formar tangíveis tornando-se perceptíveis a sentidos humanos (Gn 19. 1-3; Ef 6,12). São dotados de grande inteligência, julgamento moral e espiritual. O vocábulo anjo parece referir-se a uma classe ou exército e não a uma raça. (Mt 22:30; Lc 20:34 -36).

        Olhando para a origem do nome anjo, temos malak em hebraico e em grego, angelos. O termo nos dois idiomas tem o significado de “mensageiro”. Os anjos são seres criados por Deus, não podemos afirmar com certeza o momento exato de sua criação, no entanto, existem estudiosos que acreditam que eles foram criados antes de todas as coisas e baseiam essa afirmação na passagem de Jó 38.7, outros, porém dizem que foram criados após os céus e a terra, mas única coisa que podemos afirmar é que foram criados antes do sétimo dia, tudo, além disso, não passa de especulação e não tem amparo bíblico.  Visto que, em Jo 1.1,3 diz que “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” e Cl 1.17 diz que o Verbo divino “ é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”.

        

QUERUBINS

Ao olhar as referências a estes seres nas escrituras podem ser percebidos certos privilégios em relação aos demais seres angelicais, são citados várias vezes nas escrituras e em varias dessas citações são relacionados com os propósitos retributivos e redentores de Deus para o homem. O vocábulo hebraico do qual se origina o nome é “kerub” significa “guardar”, “proteger”. Eles guardam a entrada do paraíso, Gn 3.24, observam o propiciatório, Êx 25.18, 20, constituem a carruagem de que Deus se serve para descer a terra, 2 Sm 22.11.

MIGUEL

Miguel é mencionado como o arcanjo, o anjo principal. (Jd 9; Ap 12.7;  1 Ts 4.16.) Ele aparece como o anjo protetor da nação israelita. (Dan. 12:1.)

SERAFINS

É uma classe de anjos citados apenas em Is 6.2-7, o vocábulo “serafim” tem origem na raiz hebraica “sarap” que pode ser interpretado como ardente, devido ao fogo do Senhor. São representados simbolicamente em forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens do Senhor. No texto bíblico citado, aparecem acima do trono do Senhor, clamando e proclamando os atributos da santidade do Senhor dos Exércitos.

GABRIEL

Gabriel é mencionado como um ser angelical de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de Deus (Lc 1.19) e a ele são confiadas às mensagens de mais elevada importância com relação ao reino de Deus. (Dn 8.16; 9.21.)

ARCANJO

O termo arcanjo só ocorre duas vezes nas escrituras (1 Ts 4:16; Jd 9), mas há outras referências para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele é o único a ser chamado de arcanjo e aparece comandando seus próprios anjos (Ap 12.7) e como príncipe do povo de Israel (Dn 10:13,21; 12.1). A maneira pela qual Gabriel é mencionado também indica que ele é de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de Deus (Lc 1:19) e a ele são confiadas as mensagens de mais elevada importância com relações ao reino de Deus (Dn 8:16; 9:21).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com