TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Quatros Doutrinas Cardinais

Exames: As Quatros Doutrinas Cardinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  4.341 Visualizações

Página 1 de 9

AS QUATRO DOUTRINAS CARDINAIS

Neide Lillian Couto Medeiros

Olga Maria Scholze Stüber

Estudo A Distância

Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre em Teologia – Evangelho Quadrangular

Teologia Confessional

01/07/13

RESUMO

Este estudo fala sobre as quatro ênfases principais do ministério de Jesus Cristo, as quais estão ligadas à vida do ser humano na terra e fazem parte do dia - a – dia da humanidade. Dentro dessas quatro ênfases estão a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a cura divina e a segunda vinda. Todos os dias testemunhamos pessoas sendo salvas, sendo cheias do Espírito Santo e sendo curadas. Porém a quarta ênfase está ainda por acontecer. Jesus virá como Rei e esta é uma verdade incontestável na qual devemos crer e esperar.

PALAVRAS-CHAVE: salvação, batismo, cura, volta de Jesus.

1 INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa (Editora Nova Fronteira, 3ª edição), doutrina é “um conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosófico, científico, teológico etc.; catequese cristã; ensinamento”. Sendo assim, para a I.E.Q.(Igreja do Evangelho Quadrangular),doutrina é, um conjunto de princípios que servem de base e ensino, cujos fundamentos doutrinários encontram-se na Bíblia. Para os quadrangulares, este conhecimento que regem sua igreja traz muitos benefícios como, saber para onde vão,desenvolver o caráter cristão, evitar o erro e ensinar a palavra de Deus. São quatro as doutrinas cardinais que regem os ensinamentos da I.E.Q. no mundo. Fundamentada na visão das quatro faces do livro de Ezequiel 1:4-10, a partir do qual Aimeé Semple McPherson firmou a Igreja. Essas quatro faces fazem parte dessa visão. Cada uma delas simboliza um dos fundamentos doutrinários, bem como um dos benefícios dados por Jesus, aos homens, na cruz do calvário.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Primeira Doutrina Cardinal – Salvação

Este foi o maior empreendimento de Deus.

Em Atos 4.12 diz: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

O que simboliza Jesus como salvador na visão de Ezequiel é o rosto de homem.

A CRUZ, é o símbolo que representa para nós, bem como para os cristãos em geral, a morte redentora de Jesus, pregado no madeiro para perdão de nossos pecados. Através de seu sacrifício, proporcionou, a todos que crêem, salvação e reconciliação com Deus, de cuja presença fomos separados pela desobediência de Adão no Jardim do Éden.

A primeira cor representada na bandeira Quadrangular é a vermelha, a

2.2 Segunda Doutrina Cardinal – O Batismo com o Espírito Santo

É para os cristãos, uma das coisas mais importantes relacionadas a fé e à vida espiritual. É o revestimento de poder prometido por Jesus antes de subir aos céus (Lc 24.49). É o derramamento do Espírito de Deus predito por Joel “sobre toda a carne” (Joel 2.28-29). Jesus enquanto esteve na terra, nenhum de Seus seguidores recebeu essa promessa; pois o ministério do Espírito Santo iniciaria somente depois da ascensão de cristo aos céus e é Ele quem opera hoje na vida dos salvos.

A POMBA, é o símbolo que representa o Batismo com o Espírito Santo, um revestimento de poder que nos capacita a vencer todas as hostes da malignidade e fazer as mesmas obras que Jesus fez e ainda maiores do que elas, como o próprio Senhor nos garante em sua Palavra.

A segunda faixa da bandeira é de cor amarela , ou ouro,.a qual simboliza o fogo do Espírito Santo

2.3 Terceira Doutrina Cardinal – A Cura

Jesus, ao enviar-nos o Espírito Santo, faz cumprir-se em nós o que disse em João 14.12:”Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”. Se Ele curou nos dias em que esteve na terra, nós recebemos d’Ele o poder para fazer o mesmo. A cura vem do Senhor e não de nossos méritos ou poderes pessoais.

. CÁLICE – é o símbolo que representa a cura divina, a qual Jesus (médico Divino) nos garante, também, por sua morte, pois, “pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaias 53.5).

A terceira faixa na bandeira é de cor azul, a qual simboliza a cura divina .

2.4 Quarta Doutrina Cardinal – A Segunda Vinda

Como diz Dr. Raymond L. Cox; “não há dúvida de que Jesus voltará”. Os anjos anunciam que tal fato ocorreria. Os profetas predisseram esta volta. O próprio Cristo a prometeu. Deus a garante.

O Rei que há de vir; está escrito em apocalipse 19.7-8; “Regozijemo-nos, e demos-lhes glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos”.

A promessa de Sua volta envolve, “Jesus virá para nos receber para Si mesmo”, “Ele virá para nos recompensar”, Ele virá para nos dar um novo

A CORÔA – é o símbolo da Segunda vinda de Jesus Cristo; representa a volta de Cristo, como o grande Rei, para resgatar sua noiva (a igreja) e levá-la para morar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com