TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atributos De Deus

Exames: Atributos De Deus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 12

O termo “Atributo” quer dizer o que é próprio de um ser, emblema, distintivo. Logo numa visão teológica aplicando esse termo a Deus podemos dizer que, “Atributos de Deus”, são diferentes aspectos do seu caráter, ou seja, qualidades perfeições próprias à sua natureza.

Atribuir características a Deus, por maiores e melhores que sejam essas qualidades soa como uma tentativa de definir o Ser divino. O termo definir implica em “estabelecer limites”. Segundo o Dicionário Aurélio o termo significa: Determinar a extensão ou os limites de. Porem quando usamos o termo “Atributo”, não queremos com isso afirmar que o Todo-poderoso seja limitado à soma total de todas essas qualidades. Deus vai alem dos limites que o homem pode imaginar.

Jó 11.7-9 7 Poderás descobrir as coisas profundas de Deus, ou descobrir perfeitamente o Todo-Poderoso?

8 Como as alturas do céu é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o Seol; que poderás tu saber?

9 Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar.

A incompreensibilidade de Deus foi admitida pelos filósofos pagãos, como na historia de Simônides. Sendo esse filósofo interrogado pelo seu príncipe com a pergunta: “O que ou quem é Deus?”, o filósofo pediu a principio um dia para responder, da segunda vez uma semana, e da terceira vez um mês. E depois disso ainda continuou pensando no assunto. Finalmente o filósofo deixou a pergunta sem resposta, declarando que quanto mais examinava o tema, tanto mais se convencia de sua incompreensibilidade.

Portanto é impossível compreender a essência de Deus. O que podemos fazer é considerar seus atributos.

Deus vai alem dos limites que o homem pode imaginar. E, em virtude dessa infinitude e transcendência, não podemos defini-lo; mas podemos tentar descreve-lo, parcialmente, com base naquilo que Ele mesmo revelou na sua palavra.

Esses atributos são geralmente classificados em dois grupos: O primeiro reúne todos aqueles atributos exclusivos da divindade, como infinitude, eternidade, transcendência, etc. Também chamados de atributos incomunicáveis, encontrado apenas no Ser divino.

O segundo grupo de atributos ainda que numa escala infinitamente inferior são encontrados seus traços na humanidade, como justiça, bondade, amor, etc. São conhecidos como atributos morais ou relativos.

Perfeição; Espiritualidade; Infinitude; Eternidade; Imutabilidade; Onipresença; Onisciência; Presciência, Onipotência.

 Perfeição - A perfeição como atributo nus mostra que Deus é perfeito de modo absoluto, infinito e único. Não se trata de uma simples combinações de perfeições individuais, Ele é a origem de todos os atributos. Isso diz respeito a tudo que faz, pensa, determina:

_ “O caminho de deus é perfeito” (Sl 18.30).

 Espiritualidade - A palavra de Deus afirma: “Deus é Espírito” (Jo4.24). Seu Ser, portanto, não se compõe de matéria. Jesus disse que “espírito não tem carne nem ossos” (Lc 24.39). Um espírito é uma substancia imaterial invisível e indestrutível.

_ “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (1Tm1.17 17).

O termo grego traduzido por “imortal” (1Tm 1.17) em nossas versões portuguesas da bíblia, é aphthartos, que significa incorruptível. Ser espirito não implica em impessoalidade, e sim qualidade perene, imperecível. Jesus disse que Deus tem voz e forma, mas isso é incomparavelmente infinito:

_ “...Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma...” (JO 5. 37).

 Infinitude - Consiste no fato de que para Deus não há limites no tempo e no espaço, Ele transcende o universo existindo desde antes da fundação do mundo:

_ “Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.”. “24 ... para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.” (Jô 17.5, 24).

Ele transcende a todo o espaço do universo. Neste não há um único lugar onde alguém possa se esconder do Senhor. A sua infinitude é a base dos atributos de eternidade e da imensidade.

 Eternidade - Referente a Deus, o conceito é de duração infinita de tempo, sem inicio sem fim:

_ “o teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade” (Sl93.2).

Deus é o autor do tempo e não esta sujeito a ele, existe desde “antes dos tempos dos séculos”

_ “na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos,” (Tt1.2).

O Senhor esta livre de toda distinção temporal de passado ou de futuro. Não teve Ele começo nem terá fim em seu ilimitado ser.

A bíblia apresenta Deus com a qualidade de “eterno”.

_ “...e invocou ali o nome do Senhor, o Deus eterno.” (GN 21. 33).

 Imutabilidade - Tudo se transforma até mesmo o céu e a terra mudam e envelhecem, exceto Deus,pois, Ele permanece o mesmo.

_ “e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão,” (HB 1. 10,11)

_ “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (TI 1.17).

_ “Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (ML 3.6).

É importante sabermos que Deus jamais mudará de opinião,(mas isso é em relação as suas promessas). Não devemos interpretar a imutabilidade de Deus como significando que suas ações não admitam mudança ou variação alguma. Ser imutavelnão significa imobilidade. Daí a bíblia registrar o “arrependimento” de Deus:

_ “Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem ...” (GN 6.6).

_ “Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; 35 ... E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com