TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Batismo Cristão

Por:   •  11/5/2015  •  Ensaio  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo: Batismo Cristão

Foi me dada toda autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandando; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” Mateus 28.18-20

  1. Forma de Batismo

Imersão:

Do verbo grego bapto, “submergir, mergulhar” na forma intensiva baptizo, fazer mergulhar, fazer imergir, submergir, surge o substantivo baptismos imersão, ato de mergulhar e baptisma, o batismo.  No grego clássico, assim como no grego contemporâneo, bapto tem o sentido de: a) mergulhar e imergir; b) molhar, umedecer; c) Tinir (mergulhar o pano em tinta; d) Tirar a água (mergulhar o vaso).

Aspersão:

        Vem do verbo a) Rantismos, rantizo que são traduzidas por aspersão e aspergir cerimonialmente; b) Prosxysis também tem o sentido cerimonial; c) Nipto, lavar fisicamente, usar-se para o ato cerimonial de lavar os pés de outra pessoa.  Quando Jesus lava os olhos dos cego.

        Mas nunca, em nenhuma instância esses vocábulos são usados em relação ao batismo cristão.

        A forma de batismo que a igreja primitiva, sem dúvida, a imersão: uma vez que a palavra baptismos sempre significa imersão, tanto no grego clássico quanto no koiné. Temos comprovações históricas que sustentam a prática do batismo por imersão.

        No Didaqué o primeiro manual cristão escrito no primeiro século ele afirma que o batismo deve ser feito por imersão em água corrente, na impossibilidade de se batizar em águas correntes que seja feito, numa cisterna ou tanque (o que também chamamos de batistério) e na impossibilidade de se batizar por imersão num tanque que seja por afusão derramando três vezes água sobre a cabeça em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tem que a pessoa está totalmente molhada. (mas essa forma deveria ser praticada num caso excepcional, quando não houvesse nenhuma foram de imergir).

  1. Significado do Batismo

Ler Rm 6.1-11

        O batismo cristão tem três significados fundamentais:

  1. Representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

A ênfase central do batismo, entretanto, não é a purificação como muitos tem ensinado, mas sim, a identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, a exposição do texto que Paulo afirma que o crente já morreu o mundo; o Batismo segue como sepultamento apropriado.  Depois da morte, contudo, vem a nova vida.  Por isso o crente se levanta das águas e sai para viver uma nova dimensão de vida. (Landers).

A imersão e a emersão da água celebram ao mesmo tempo, a fé que salva o pecador, a graça de Cristo que opera a salvação e a esperança que antecipa a glória dos remidos.  Este corpo agora imerso como testemunho exterior da realidade interior do novo nascimento, um dia será substituído por outro corpo, de outra natureza, para poder participar da glória eterna.

  1. Proclama uma experiência transformada na vida.  Pela fé demonstra no ato batismal, o batizando assume o compromisso de viver em Cristo e testemunhar de Cristo através da sua igreja.  Pela fé, ao nascer de novo, o batizando ingressou no reino de Deus.  Pelo batismo, ele ingressa no corpo visível de Cristo que é a igreja.
  2. Escatológico – Ao emergir da água, o candidato está demonstrando sua fé na ressurreição final, na esperança de “uma herança incorruptível e incontaminável reservada nos céus para vós” I Pe 1.5.  Todo esse riquíssimo significado só se torna real na medida em que o salvo, já imerso em Jesus Cristo pelo Espírito Santo, é imerso na água em nome da trindade.
  1. Condições Para Ser Batizado

Ler Atos 2.38 e 8.36- 39. Há duas condições essenciais para que alguém seja batizado:

  1. Arrepender-se: sem arrependimento não remissão de pecados, contudo não possibilidade de batizar-se sem arrepender-se de sua vida pecaminosa.
  2. Crer: Sem crer que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador não há conversão e arrependimento.

Para que o batismo seja válido é indispensável haver regeneração pela fé pessoal em Jesus Cristo, operada pelo Espírito Santo, e imersão.

        O batismo é, portanto, uma proclamação poderosa da verdade do que Cristo fez; é uma “palavra em forma de água”, testificando da participação do crente na morte e na ressurreição de Cristo.

        É um símbolo, um quadro vivo da verdade         que transmite. Pois ele retrata a morte e ressurreição de Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com