TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COM BASE NO FILME “O CORPO” RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 2

COM BASE NO FILME “O CORPO” RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.

1 - Situe histórica e geograficamente o filme O Corpo.

A trama se desenrola em Jerusalém, no início do novo milênio. Numa disputa entre Israelenses e Palestinos.

2 - Qual o grande aspecto simbólico do tema discutido no filme?

A presença de um esqueleto de um homem que fora crucificado, ao estilo romano,com marcas de cravos nos pés e nos pulsos. Também trazia sinal de ferimento por lança aolado direito e evidências de ferimentos em volta do crânio, concluindo tratar-se por ação deespinhos. Também nenhum osso lhe fora quebrado, encontrado em um túmulo nos fundos da lojinha de Hamid, que acreditava-se que era de Jesus Cristo. Constatando que o mesmo não teria ressucitado.

3 - Descreva e interprete as implicações políticas apresentadas pelo filme.

Havia o aspecto político envolvendo interesses tanto judeus quanto palestinos. Esse fato levaria os católicos a se retirarem de Jerusalém que seria declarada capital exclusiva do Estado de Israel. Mas os palestinos também tinham interesse dessa situação. Tudo indicava que aquela situação tendia para agravar mais ainda o conflito palestino-israelense, com cenas de chantagens, seqüestro, homem bomba. Em contrapartida, o Vaticano planejava uma versão para possível esclarecimento público caso viessem comprovar que o corpo era de fato de Jesus de Nazaré.

4 - Descreva e interprete as implicações religiosas apresentadas pelo filme.

Gerou  uma tensão muito crítica envolvendo a religião cristã, aqui representada pela IgrejaCatólica. Com o questionamento do que seria do cristianismo se isso tudo fosse verdade.  As doutrinas e os preceitos religiosos defendidos pela Igreja católica, teria sido considerado uma mentira. Abalando, assim, a fé cristã.

5 - Por que a descoberta arqueológica apresentada pelo filme é uma ameaça real ao Cristianismo? Ou não é? Justifique sua resposta.

Acredito que essa descoberta jogaria por terra todos os preceitos e filosofias apresentadas pelas religiões cristãs, não somente ao catolicismo, como é apresentado no filme. Caso, fosse constatado, todos os princípios religiosos perderiam o seu sentido, logo que a morte e  ressurreição de Jesus Cristo  configura a base da fé cristã.

6 - Quais os possíveis desdobramentos de uma possível descoberta como a apresentada pelo filme?

Partindo do principio científico, acarretaria algumas mudanças em relação a métodos arqueológicos de comprovação da existência de Jesus, considerando que sua existência seria comprovada. Na área política resultaria em, talvez, em mais morte devido o conflito já existente entre judeus e palestinos em busca do domínio. Enquanto que no campo religioso, acredito que traria maior perda, contando que a base da fé dos cristãos está no retorno de Jesus. Se Ele não houvesse ressucitado, o cristianismo não teria porque existir. Contudo, acredito que se a Igreja Católica tivesse conhecimento desse fato, como relatado no fime, talvez não permitiria que suas crenças fossem deitadas por terra, e procuraria omitir tais informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com