TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SABER A VONTADE DE DEUS

Artigo: COMO SABER A VONTADE DE DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

COMO SABER A VONTADE DE DEUS

Por Pr. Gerson da Silva

Novo gama, 02/05/2014

INTRODUÇÃO

Primeiramente eu gostaria de parabenizar os jovens pela escolha deste tema. Pois este demonstra que há maturidade de vós e responsabilidade. Pois saber a vontade de Deus nem sempre é fácil. A Bíblia nos dá princípios e ordenanças, até ai é fácil, mas quando temos que aplicá-los é outra historia. E se for um assunto que a Palavra deixa meio a escondida. Já dizia um professor meu da FTBB: “A Bíblia não diz se você deve ou não usar óculos”. Há também as provações quando temos mais dificuldade ainda, devido à situação contrária, de compreendermos o que se passa.

Mas, por mais complicado que possa parecer, as coisas seriam mais fácies se entendêssemos o processo de ouvir a voz de Deus. Existem forças lutando para que não experimentemos sua vontade. E as forças contrárias são satanás e sua gangue, e a nossa carne.

Por isso, nosso estudo está divido em três partes:

1) Empecilhos para se saber a vontade de Deus,

2) Princípios elementares para se saber a vontade de Deus,

PARTE 1 EMPECILHOS PARA SE SABER A VONTADE DE DEUS

Rebecca Brown escreveu um livro interessante sobe a vontade de Deus. E antes de começar a expô-la ela narrou alguns empecilhos, dois quais eu separei quatro.

Para descobrir qual é a vontade de Deus para nossas vidas temos primeiro, de remover o que até aqui cremos sobre como identificá-la. Temos de substituir nossas suposições pela fé nas perfeitas promessas feitas pelo próprio Senhor. Esta deve ser uma experiência convincente, porque a razão mais comum pela qual fracassamos em descobrir a vontade de Deus está no fato de que, na verdade, não queremos descobri-la. No fundo, muitos de nós não querem se submeter às determinações de Deus quando Ele nos revelar Sua vontade.

A Bíblia nos dá exemplo de alguns erros que cometemos que dificultam entender sua vontade alguns deles são:

1. Duvidamos que Deus é a única fonte totalmente confiável de sabedoria. Tiago 1:5, seis

A sabedoria do homem é falha, pois não é exata. E se Deus não colocar seu dedo ela falha.

Deus dá sabedoria a todos que lhe pedirem e a dá em abundância.

Para entender Deus precisamos de sua sabedoria. Provérbios 8.

No verso 6 Tiago coloca uma condição para se ter a sabedoria de Deus: FÉ.

Aquele que duvida é levado de um lado para outro.

É inconstante. A fé exige que sigamos no propósito até o fim. Constância.

Num segundo aspecto precisamos crer que iremos conhecer a vontade de Deus. Que Ele revelará seu propósito. O problema é que achamos que isto é para quem tem muita intimidade com Deus. Tem que ser um João Batista. Mas Jesus falou “dos de nascido de mulher ninguém foi maior que João, mas o menor no reino dos céus é maior que ele...” Temos livre acesso a Deus. O véu foi rasgado.

Devemos mudar de atitude e crermos que Deus irá cumprir Sua promessa, conforme escrito em Sua Palavra, e que nos dará sabedoria, então nossa fé O agradará e iremos, por fim, ouvir de Deus o que Ele tem para nós. Hebreus 11:6 diz que aquele que se aproxima de Deus precisa crer que Ele existe e que é recompensador dos que o buscam. Então removamos nossa incredulidade para receber a sabedoria que precisamos para identificar e cumprir a vontade de Deus para nossas vidas.

2. Não somos pacientes o suficiente para esperar que o Senhor revele Seu plano e tentamos conseguir o que queremos por nossos próprios meios.

Gênesis 25:29-34

Um certo teólogo nos comparou a Esaú, que trocou seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas porque estava com fome e muito impaciente para esperar um pouco mais pela provisão do Senhor.

Quando ficamos impacientes, cometemos erros tentando conseguir por nossos próprios esforços o que Deus nos providenciaria no tempo dEle se tivéssemos ao menos esperado. Isso nos impede de receber a sabedoria de Deus e perdemos as bênçãos maravilhosas que Ele queria que recebêssemos em resposta às nossas necessidades. Tais bênçãos são conhecidas como nosso “direito de primogenitura" como filhos de Deus.

Geralmente, nos esforçamos para conseguir imediatamente o que queremos. Quando conseguimos, nos sentimos vazios, como que segurando um prato que até a pouco estava cheio de lentilhas e que agora está sem nada. Tudo porque não confiamos e nem esperamos em Deus o suficiente.

3. Desejamos liberdade e independência. Provérbios. 3:5-7

Não siga seu próprio entendimento. Mas procure depender de Deus. A sua mente coordena seu corpo e o que você pensa direciona sua vida.

Tem sido dito que as coisas mais influentes que podemos dizer são as coisas que dizemos a nós mesmos. E que ninguém pode nos enganar como nós mesmos. Nada é mais capaz de nos enganar e de nos levar a um caminho errado que o nosso próprio coração. Isto ocorre porque nosso coração sempre parece certo para nós, mesmo quando está completamente errado. "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?" (Jeremias 17:9). Devemos tapar os ouvidos para o que o nosso coração nos diz e seguir apenas a voz de Deus.

Deixe que Ele diga ao seu coração o que fazer. Confie! Confie no Senhor de todo seu coração. Devemos deixar de andar independentes de Deus e passar a ter dependência absoluta do Senhor. Podemos correr riscos de vida diariamente se desobedecermos.

Seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com