TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SER UM INTRODUTOR DE EXCELÊNCIA

Por:   •  12/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

COMO SER UM INTRODUTOR DE EXCELÊNCIA.

por: Pr. Adilson Malaquias

 

Como atender aos Convidados

Para termos o “FOCO TOTAL NO CONVIDADO”, temos que, num primeiro momento, verificar se a nossa Igreja, nossa linha de frente, ou seja, o introdutor está sensibilizado com a importância do CONVIDADO. Quando a linha de frente não consegue corresponder às expectativas, todo o crescimento da Igreja pode ser comprometido.

Para melhor entendermos as atitudes dos INTRODUTORES em relação aos CONVIDADOS, e sabermos como “focar o CONVIDADO”, vamos classificá-los em quatro tipos: atitudes catastróficas, atitudes reativas, atitudes ativas e atitudes pró-ativas.

1. Atitudes catastróficas

As atitudes catastróficas são, como o próprio nome sugere, um desastre para a qualidade de serviço de um INTRODUTOR, por isso devem ser combatidas a todo o custo.

- Atender com má vontade e demonstrar irritação, como se o CONVIDADO estivesse atrapalhando;

- Não cumprimentar o CONVIDADO quando ele chega;

- Interromper o CONVIDADO quando ele deseja relatar alguma coisa;

- Descontar no CONVIDADO seus problemas pessoais;

- Dizer tudo de maneira beirando o ridículo por achar que o CONVIDADO adulto é uma criança e não pode entender o que é falado;

- Discutir e enfrentar o CONVIDADO;

- Forçar um julgamento público: ou seja, quando o INTRODUTOR deseja demonstrar que está certo e que o CONVIDADO está errado, ele pede a opinião dos outras pessoas e faz o CONVIDADO ser julgado por suas atitudes, muitas vezes de maneira constrangedora e humilhante.

2. Atitudes reativas

As atitudes reativas só ocorrem quando há uma ação anterior do CONVIDADO, ou seja, são atitudes de respostas às exercidas pelo CONVIDADO. As reativas podem ser originárias de ações positivas ou negativas por parte dos CONVIDADOS.

As ações positivas acontecem quando os CONVIDADOS se dirigem ao INTRODUTOR de maneira agradável e solicitam que sejam atendidos. Este já é um erro, pois é função do INTRODUTOR é receber o CONVIDADO e não o contrário. O descaso no atendimento já se revela nessa situação, em que o CONVIDADO é o primeiro a iniciar a conversa. Mesmo sendo positivas, pois o CONVIDADO não age de maneira agressiva ou violenta, essas atitudes devem ser evitadas.

Atitudes reativas a estímulos positivos dos CONVIDADOS

- dizer “bom dia” após o CONVIDADO ter feito o cumprimento;

- não notar que o CONVIDADO entrou na Igreja até que ele solicite algo;

- esperar que o CONVIDADO peça algo para beber ou pergunte onde fica o banheiro;

- alterar o volume do som ou a intensidade do ventilador, quando estiver baixo ou alto, depois que um CONVIDADO pedir.

Muitas vezes, as reações são acionadas quando o CONVIDADO quer ser atendido mais rapidamente ou está insatisfeito com alguma atitude das pessoas ou da Igreja. Estas compõem as ações reativas a estímulos negativos do CONVIDADO. Se o CONVIDADO entra nervoso e ansioso para ser atendido ou deseja fazer uma reclamação, o INTRODUTOR não pode contrariá-lo ainda mais. Ele deve agir de maneira tranqüila, calma e educada. São nestas situações que o INTRODUTOR deve demonstrar equilíbrio emocional, não “batendo” de frente com o CONVIDADO, seguindo as seguintes ações:

- não interrompa o CONVIDADO, deixá-lo falar quando está nervoso é uma ótima solução;

- escute tudo que ele tem a dizer, demonstre interesse e coloque-se no lugar dele;

- nunca diga que ele está nervoso e que deveria se acalmar;

- faça perguntas razoáveis e não ameaçadoras;

- desculpe-se sempre, mesmo que não possua culpa;

- se o CONVIDADO for grosseiro ou mal-educado, não aja da mesma maneira e não seja irônica, isto irrita ainda mais o CONVIDADO;

- chame um dos PASTORES para auxiliá-lo.

3. Atitudes ativas

As atitudes ativas são as que devem acontecer no cotidiano de um INTRODUTOR, ou seja, são obrigatórias. Elas serão as responsáveis por proporcionar a primeira impressão nos CONVIDADOS quando este entrar em contato com o INTRODUTOR.

 

Como diz a frase: “Você nunca tem uma segunda chance para causar a primeira impressão”.

 

As atitudes ativas estão aqui classificadas em:

A) Apresentação pessoal: Aparência é muito importante e, por este motivo, o INTRODUTOR deve usar roupas adequadas e sóbrias. Cabelos e unhas também precisam ter total atenção quanto à apresentação pessoal do INTRODUTOR. Manter-se com uma postura corporal adequada também é essencial durante o atendimento. Um INTRODUTOR não pode se mostrar desleixado na maneira de andar ou sentar.

B) Simpatia e bom humor: Manter o alto astral e o bom humor durante o dia é uma tarefa das mais difíceis, mas é uma meta que deve ser almejada pelos INTRODUTORES. Os convidados vão à Igreja para terem seus problemas solucionados e não para agüentarem o mau humor de um INTRODUTOR que deseja descontar neles suas frustrações e problemas.

Demonstrar cortesia, simpatia, gentileza e interesse pelo CONVIDADOS são imprescindíveis neste processo. É importante que o INTRODUTOR se ponha no lugar do CONVIDADO e entenda suas necessidades, dúvidas, reclamações e expectativas. Lembrar que poderia estar na situação que o CONVIDADO se encontra é uma boa alternativa para os INTRODUTORES avaliarem a maneira como prestam seus serviços. Sorrir, de maneira mais natural possível, e olhar diretamente nos olhos do CONVIDADO são ações que devem ser colocadas em prática em todo momento.

C) Comunicação adequada: Muitos INTRODUTORES apenas ouvem o que o CONVIDADO diz: deve-se escutá-lo, ou seja, ouvi-lo com atenção. A indicação essencial é ter concentração naquilo que é dito. O INTRODUTOR tem que fazer o CONVIDADO entender o que está sendo dito, pois é sua função explicar o que o CONVIDADO deseja saber.

D) Saber o que acontece no âmbito da Igreja: Estar “por dentro” do que acontece na Igreja é importante, pois assim algumas atitudes podem ser colocadas em prática para minimizar algum desconforto, responder um pedido ou desfazer alguma impressão ruim. O INTRODUTOR deve prestar atenção ao que acontece em sua volta para efetuar um atendimento adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (217.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com