TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE TEOLOGIA FUNDAMENTAL

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE TEOLOGIA FUNDAMENTAL -  2022.1

1. O que queremos dizer com a expressão “a fé é um momento segundo da Revelação”? Em que sentido a fé vem “depois” na dinâmica da Revelação?

A fé é essencialmente o resultado de uma proposta. Essa proposta é realizada ao direito de escolha das pessoas, posto isso, vale ressaltar que Deus o criador fez o ser humano livre, ou seja, tem a escolha de exercer a fé e seus preceitos fazendo parte dessa comunidade, ou dizer não e seguir as suas próprias crenças, virando as costas para essa comunidade.

Desse modo, a fé é um momento segundo, subsequente, logo após, já que é uma resposta a uma proposta que vem primeiro, que a antecede. Acreditar é um ato fundamental primordial de aceitação, de devoção, de responsabilidade com uma proposta que chega até o indivíduo e envolve todas as suas competências no foco da comunidade, emissária e destinatária dessa proposta.

2. O que significa e em que implica que a fé é um ato livre, oriundo da liberdade humana tocada pela graça?  E em que sentido, a partir disto, podemos dizer que a fé é dom e tarefa?

Deus dá a alternativa de crer ou não ao ser humano. Sua graça e compaixão se antecipa a nós em tudo. Deus deixa livre a possibilidade de aceitação ou rejeição a esse chamado, sendo assim, a oferta, é próprio da liberdade humana, que aí é envolvida de maneira concreta. A escolha de manifestar sim ou não é da pessoa e de mais ninguém, apesar de que vivamos sempre amparados e ajudados pela graça de Deus que não tem fim.

A fé também é tarefa. Sendo ela dom recebido na graça e na gratuidade, ela é tarefa, também é missão, também é trabalho, meta a alcançar e Reino de Deus para edificar. Deus concede e da sem mérito algum do ser humano, esse dom inigualável que é a fé, claro que tamanha graça desse dom vem acompanhado de extrema responsabilidade, que necessitará ser levada a sério, para que a fé seja verdadeira e real, atendendo as expectativas do coração de Deus, e não produto da nossa mente e experiência que nos desvia ao invés de nos empenhar no conceito religioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com