TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa E CArro

Exames: Casa E CArro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

FOLHA DE ROSTO

É na folha de rosto que se apresentam os elementos essenciais à identificação do trabalho e é também nela que se esclarece qual é o tipo de documento – monografia, disseração, tese, dentre outros. A folha de rosto deve conter os seguintes elementos:

Nome do autor

Titulo

Subtítulo, se houver

Natureza do trabalho (tese, disertação, trabalho de conclusão de curso) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;

Nome do orientador

Local

Ano de deposito

1. Introdução Teórica

Eletrização por contato

Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize.

Conforme Figura 2, o corpo eletrizado transfere cargas elétricas ao corpo neutro, o que ocorre devido à força natural da distribuição de cargas elétricas por dois ou mais materiais condutores.

As cargas em excesso do condutor eletrizado negativamente se repelem e alguns elétrons passam para o corpo neutro, fazendo com que ele fique também com elétrons em excesso e, portanto, eletrizado negativamente.

Na eletrização por contato, os corpos condutores ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal, e não necessariamente em mesma intensidade.

Na eletrização por contato, a soma das cargas dos corpos é igual antes e após o contato, se o sistema for eletricamente isolado.

http://www.infoescola.com/eletrostatica/eletrizacao/

Eletroscópio – é o aparelho responsável pela identificação da eletrização de um corpo. Se um corpo está eletrizado, o eletroscópio identificará facilmente.

Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.

O Pêndulo eletrostático é formado por um suporte, uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga. Se, por exemplo, a bola for eletrizada positivamente, aproxima-se dela o material com carga desconhecida. Se esta esfera atrair-se para o corpo, este estará eletrizado negativamente; se ao contrário, a esfera repelir-se, o corpo estará eletrizado positivamente.

Pêndulo Eletrostático – Corpo eletrizado, atraindo um corpo neutro

O eletroscópio de folhas é composto por uma garrafa transparente isolante, fechada por uma rolha igualmente isolante. Na parte de cima, uma esfera metálica. No interior, duas finíssimas folhas metálicas, de ouro ou de alumínio. Se o eletroscópio estiver neutro, suas folhas estarão abaixadas. A aproximação de um corpo carregado à esfera superior induz cargas no sistema, e as folhas se separam, por possuírem cargas de mesmo sinal. Se esse corpo carregado tocar a esfera superior, o eletroscópio também ficará eletricamente carregado.

Eletroscópio de Folhas

Atualmente, a eletroscopia é aplicada em diversas áreas como na proteção contra campos elétricos externos, pesquisas científicas, fenômenos da radiação, entre outros.

2. Objetivo

Compreender o conceito de carga elétrica através do processo de eletrização por contato e dos eletroscópios de pêndulo e de folhas.

3. Material Utilizado

Suporte com haste metálica;

Haste metálica tipo J;

Bastões de vários materiais;

Tecidos de materiais diversos;

Fio de nylon;

Bola de alumínio;

Eletroscópios de folhas de alumínio.

4. Metodologia

Procedimento experimental Nº 1:

• Eletroscópios de pêndulo

1º Passo:

Conectar a haste tipo J ao suporte metálico e na sua extremidade prender o fio de nylon e na outra extremidade do fio prender uma bola de alumínio de 10mm de diâmetro (eletroscópio de pendulo).

2º Passo:

Atritar um canudo plástico com papel toalha e aproxima-lo do pêndulo eletroscópio e observar o que acontece.

3º Passo:

Encostar o canudo plástico no pêndulo eletroscópio e observar o que acontece.

4º Passo:

Repetir os procedimentos 2 e 3 com os outros bastões e com o mesmo papel toalha e observar o que acontece.

Procedimento experimental Nº 2:

• Eletroscópios de Folhas

1º Passo:

Cortar tiras de alumínio e coloca-las no eletroscópio de folhas.

2º Passo:

Atritar o canudo plástico com o papel toalha aproxima-lo do eletroscópio de folhas e observar que acontece.

3º Passo:

Encostar o canudo de plástico no eletroscópio de folhas e observar o que acontece.

4º Passo:

Repetir os procedimentos 2 e 3 com os outros bastões e ver o que acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com