TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catolicismo Contemporaneo

Trabalho Escolar: Catolicismo Contemporaneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

Cristianismo Contemporâneo

Verdade seja dita, na cultura popular hoje a imagem do cristão é a de um ser bem intencionado e ignorante sem qualquer senso crítico. Um "Mr. Flanders" supersticioso, cabeça-fechada, alienado, e parado no tempo que nada tem a acrescentar. Contudo devemos lembrar que a figura do 'cristão' é uma figura que muda e se transforma no decorrer da história. De maltrapilhos e pedintes à reis abastados dos sacro-impérios; de escravos jogados aos leões de Roma aos severos mestres da Inquisição.

No século XX a subcultura cristã cresceu ainda mais como um movimento de massas, especialmente com a ascensão do tele-evangelismo e o surgimentos dos templos relâmpagos. Isso causou duas coisas com a imagem do cristianismo contemporâneo:

I. Fez com que a imagem dos cristãos se tornasse a de ignorantes que fazem tudo por um pouco de consolo espiritual e conforto material

II. Deu as igrejas a imagem de máquinas de fazer dinheiro.

Mas de certa forma isso foi bom também, pois mostrou deu a oportunidade para muitas pessoas de provarem que a metafísica Cristã continua única e que sua ética continua tão revolucionária quando nos seus primeiros dias. Este novo surgimento do Cristianismo de massas deu margem para o surgimento de uma contra-cultura Cristã, digna dos primeiros portadores da Palavra, aqueles que independente dos costumes criados ou pregados traziam não apenas aquilo que foi dito por Cristo, mas também a criatividade e a sabedoria que emanavam dele. Isso se transformou em uma explosão testemunhada por todos na segunda metade do século XX.

Bandas como o U2, Pod, Cranberries e Creed, entre outras, emergiram de um background cristão e são amplamente celebrados, inclusive por muitos dos que criticam o cristianismo. Teólogos como Paul Tillich tiveram a coragem de rever alguns conceitos importantes e apontar o dedo de volta para a cara dos filósofos existencialistas e hoje muitos crentes falam abertamente sobre sexo, arte e filosofia, tornando o Cristianismo uma das religiões mais inclusivas e atuante do mainstream cultural do ocidente.

http://www.mortesubita.org/jesus-freak/cristandades/12-livros-que-moldaram-o-cristianismo-contemporaneo

Opinião do Pastor Carlinhos:

RELEVÂNCIA NOS DIAS DE HOJE

RESUMINDO - O Cristianismo contemporâneo, revela-se como uma versão aberrante da fé reformada, quando procura minimizar a relevância do conhecimento teológico; dizendo que somente o pragmatismo contemporâneo é relevante. Desta forma os expoentes da modernidade ignoram as palavras do Apóstolo Paulo quando recomendam “antes, crescei na graça e no conhecimento”, ora não si pode seguir crescendo no conhecimento de Deus sem considerar e reconhecer tudo o que já foi construído de saber teológico pelos nossos antecessores até aqui.

http://www.apascentar.org/a-relevancia-da-teologia-no-cristianismo-

Caso Marco Feliciano

O pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) tem sido massacrado na imprensa desde que foi indicado pelo Partido Social Cristão para assumir a presidência da Comissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com