TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Contemporâneo

Ensaios: Estado Contemporâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 4

6) Com base no que você estudou até agora, discorra sobre as relações entre o modelo de proteção social instaurado no Brasil na Era Vargas e as desigualdades sociais que encontramos hoje no País:

Na Era Vargas foram criados diversos Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAPs) que eram instituições vinculadas aos sindicatos de trabalhadores, destinados a prover a estes assistência médica e outros benefícios sociais, tais como aposentadoria e pensões. Cada Instituto possuía organização própria e oferecia benefícios e serviços diferenciados a sua clientela, o modelo de proteção social se constituiu populista e expansionista, porém heterogêneo e estratificado, que acabou impactando negativamente a estrutura social gerando, historicamente, desigualdades que refletem até os dias atuais.

Contudo, esse período mostrou ser, até o momento, o de maior prevalência dos preceitos democráticos onde as instituições públicas voltavam-se, como se espera, para atender, de forma mais organizada, a população.

Com essa rede de proteção social, muitos trabalhadores ampliaram a sua seguridade, mas, em contrapartida, o Estado aumentou, consideravelmente, os gastos sendo um dos motivos que desencadearia, junto com outras políticas, o déficit público no país nas décadas seguintes e, inclusive, nos dias atuais.

Hoje, a rede de proteção social foi ampliada e sistematizada, na tentativa de diminuir as desigualdades e a miséria instaurada, mas que também é fruto de políticas anteriores voltadas ao crescimento econômico sem desenvolvimento humano.

Como se vê, as desigualdades sociais estão sendo combatidas ainda de modo muito tímido. Seria importante aumentar os recursos destinados às famílias em situação de risco, ampliar e integrar os programas sociais, dinamizar de modo ambientalmente correto e justo a reforma agrária, entre outras ações estruturantes e de impacto sobre a sociedade em situação menos favorecida.

7) Tendo em vista o esquema classificatório de Esping-Andersen, procure identificar as características da Política Social brasileira antes e depois da Constituição de 1988. Utilize como ferramenta o quadro a seguir.

PERÍODO GRAU DE UNIVERSIDADE GRAU DE PARTICIPAÇÃO DO ESTADO GRAU DE DESCOMODIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO

ANTES 1988 Média Alta Média

DEPOIS 1988 Alta Média Alta

8) Discuta em três a quatro paginas, a relação entre pobreza, desigualdade e gasto público.

Primeiramente é possível fazer uma análise sobre as mazelas existente em nosso país no que se refere a uma relação entre pobreza, desigualdade e gastos públicos, se retornarmos ao tempo mais especificamente na década de 1990, após a implementação do plano de estabilização econômica, isto é, o Plano Real, ocorreram diversas transformações que favoreciam a vários níveis de atividade econômica, bem como de renda, é pontual afirmar que todas as mudanças propostas por esse plano foram muito bem aceitas e muito bem-vindas, tendo em vista que no período anterior tínhamos tido um crescimento pequeno frustrando todos que acreditavam que o país emergiria e ingressaria em grupos de nações modernas, já desenvolvidas e prosperas. Com um sonho utópico assim erradicaria o estado de pobreza absoluta em que grande parte da população encontrava.

É publico e notório que já foram realizados inúmeros estudos relacionados ao tema, mas ainda é possível afirmar que pouco se conhece sobre o choque impactante da “relação entre pobreza, desigualdade e gasto público”. Segundo diversos pesquisadores, o combate à desigualdade seria mais eficaz se feito através de políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com