TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Religiosa No Mundo Contemporâneo

Ensaios: Vida Religiosa No Mundo Contemporâneo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

A vida religiosa no mundo contemporâneo

Introdução

A vida religiosa vem buscando remotamente uma busca de sentido, uma revisão enquanto congregação de sua instituição religiosa e um desejo de retornar ao carisma do fundador. Desejo este que é forte em todas as congregações nas pessoas que buscam motivação e bondade. Todavia, são incompreendidas, isoladas e excluídas da comunidade.

Muitos procuram novas motivações comunitária e espiritual. Outros desanimam, ficam mais descrentes, e muitos chegam a renunciar o estado de vida consagrada.

2. Mudança sociocultural

Um dos problemas que vem influenciando a vida dos religiosos é a mudança sociocultural, isto é, os religiosos e vocacionados inseridos na experiência da informática, do mundo virtual, fazem uso desmedido dos veículos de comunicação e entre outras coisas do âmbito tecnológico.

A busca do ser sujeito, rompe com o sentido de vida comunitária; as acomodações, os privilégios, poder e status cada vez mais vai adiando e tornando difícil o encontro com os pobres; a cultura do hiperconsumo. Uma cessação de diálogo, pautado na escuta e acolhida por parte das autoridades e irmãos salesianos dificulta a solidariedade e a partilha entre os irmãos (de modo especial os nossos irmãos salesianos).

Com a era hipermoderna, caracterizada por uma nova revolução consumista fica a crucial questão: é possível conciliar essa cultura privada e consumista com a experiência comunitária religiosa?

A domesticação dos religiosos pelo mercado tem gerado abandono das congregações pelos religiosos, transladando-se para dioceses em busca de autonomia econômica, fazendo do econômico o determinante, realidade também de muitas províncias.

A realidade no mundo contemporâneo, aponta o império do prazer. A figura do religioso que padroniza o desinteresse pelos princípios éticos e busca uma satisfação infinita de prazeres.

3. Revolução tecnológica e científica. Trabalho flexibilizado

Um outro agente que vem perturbando a vida religiosa é a mudança na estrutura de trabalho, tornando-o flexibilizado. A revolução tecnológica e científica vem estreitando possibilidade de viver e trabalhar juntos. Uma vez que, a tecnologia estabelece mundos, dos quais as pessoas querem cada vez mais se tornarem autônomas. Tornando o próximo longe e o longe próximo através dos e-mails. Eis uma nova cultura que ameaça o sentido de vida comunitária na convivência e no trabalho.

4. Área Social

A vida religiosa vem respondendo com a demanda da sociedade, e vem procurando fortalecer os princípios deixados por Dom Bosco em consonância com a proteção social objetivado na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), também seguindo a linha metódica de gestão para visar a assistência aos mais necessitados.

5. Várias experiências de poder na vida religiosa consagrada

O poder está em toda parte, sobretudo, porque o poder é relação humana. A primeira dimensão do poder é a relação através do exercício da função: Inspetor, diretores de colégios e obras sociais, pároco, vigário, membro do conselho, coordenadores de comunidades e funções técnicas exercidas pelos leigos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com