TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Da Religiao

Trabalho Universitário: Ciencias Da Religiao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

MILL, Daniel; TORRES, Maria Alba Guedes. Unidade 1 Noções introdutórias sobre a Educação a Distância Contemporânea. Ciências da Religião – Educação a Distância: Um Guia para o Estudante Virtual.

MILL, Daniel. Unidade 2Letramento digital e sua influência na aprendizagem no âmbito da Educação a Distância. Ciências da Religião – Educação a Distância: Um Guia para o Estudante Virtual.

Resenhado pela acadêmica Patrícia Alves Oliveira Campos

Na unidade I os autores vem nos orientar a refletir sobre as principais características da EaD. Alertando para o conhecimento do crescimento da EaD ultimamente, levando em conta que esse crescimento foi devido a necessidade de uma força de trabalho mais qualificada tecnicamente.

Pode ser observado que atualmente, mais de 80 países, nos cinco continentes, desenvolvem a EAD em todos os níveis de ensino, na educação permanente e comunitária, em sistemas formais e não formais, utilizando essa modalidade de ensino frequentemente para o aperfeiçoamento de professores em serviços e nas áreas de saúde, agricultura e previdência social.

Ressalta também que apesar das inúmeras experiências com resultados favoráveis nesta área, a EAD é, ainda hoje, alvo de preconceitos e discriminações em nosso País, mesmo com o avanço tecnológico e consequente estímulo a ela.

Entretanto, atualmente, a nova dinâmica social, a flexibilização da economia, novas formas de organização do trabalho, revolução tecnológica, ao exigir um trabalhador mais autônomo e que esteja em constante processo de aprendizagem, começa a levar a EAD, conjugada às novas tecnologias da informação e comunicação, a desempenhar um papel alternativo para formação da força produtiva, impulsionada por investimentos de outros segmentos da sociedade, além da área institucional.

A todo o momento os autores deixam claro que o centro do processo de ensino-aprendizagem na EAD deixa de ser o professor e passa a ser o aluno; e o contato com o professor só ocorrerá quando o próprio aluno necessitar. Onde o aluno e mentor do seu próprio conhecimento, pois o aluno deve ser extremamente disciplinado e organizado pra organizar os estudos no seu contexto de trabalho, convívio familiar/social, lazer etc.

Na unidade II o autor nos alerta para a importância do letramento digital no mundo moderno.

Dessa forma, podemos considerar que na Sociedade do Conhecimento, em que as TIC’s e as mídias de uma forma geral se fazem cada vez mais presentes na vida dos indivíduos , vemos surgir um novo tipo de excluído: o excluído digital. Quando a pessoa não possui o domínio, ainda que mínimo, dos conhecimentos que são necessários para que possa interagir em sociedade a partir do emprego das TIC’s, o não domínio das mesmas torna se, em algumas situações, um fator de exclusão. A nossa atualidade exige que, além do domínio do ler e escrever, sejamos também letrados digitais.

Ressalta ainda que, em tempos de cibercultura, se faz necessário uma mudança de mentalidade por parte dos educandos, educados e de todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, incluindo gestores. Os estudantes nesse contexto, tomam parte da própria formação. O letramento digital de cada estudante e, dessa forma essencial para o sucesso nos estudos na EaD virtual.

Se quisermos mudar o cenário de exclusão social do país, precisamos empregar formas de combate à exclusão em suas diversas frentes, e a exclusão digital é uma das formas de exclusão que necessita ser combatida com mais força, para evitar que o quadro social futuro seja o de uma população constituída por um contingente significativo de indivíduos que, por não terem vivenciado situações de letramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com