TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Religião

Trabalho Escolar: Ciência E Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Ciência x Religião: Duas visões diferentes de mundo - conflitos eternos ou passageiros?

A Ciência e a Religião não têm que ser inimigas naturais, porém todas as vezes que ambas tratam das mesmas coisas, os conflitos são inevitáveis.

Na ausência do saber científico e da pouca organização social, foram criados os mitos, acompanhados de seus respectivos ritos, para poder abrandar o medo de cada grupo de humanos. Com o surgimento das estruturas sociais, os conjuntos de mitos e ritos foram institucionalizados passando a ser a base fundante das religiões, formatando as crenças, na forma de dogmas, para aliviar a angústia diante das questões existenciais: De onde eu vim? Para onde vou? Quem sou eu? Se é que vim, vou ou sou! Com isso, a identificação religiosa passou a ser elemento de inclusão social, obviamente fomentando conflitos e competições entre os grupos, que necessitavam de afirmação e poder. Por exemplo: acreditavam que Deus tocou em um botão e surgiu o Universo.

Porém, à medida que os povos, com suas crenças, iam se estruturando, foram acontecendo o acúmulo do conhecimento empírico e científico e, no renascimento, as estruturas religiosas começaram a perder o poder e a ciência, por sua vez, foi assumindo o papel de responder as mesmas perguntas e aliviar a angústia existencial, inerente a todo ser humano. Neste instante, a humanidade deixa de ser regida pelos princípios do bom, ditados pelas instituições religiosas, e passa a ser orientada pelos princípios do verdadeiro, elaborados pela ciência. Muitos começam a acreditar por exemplo, na teoria do Big Bang, que seria uma grande explosão de onde teria originado o Universo. Assim, os Criacionistas, começaram a alegar que a Teoria da Evolução seria um embuste, uma fraude com o objetivo de anular a Bíblia como fonte única de Verdade Suprema.

No entanto, começaram os conflitos entre a ciência e a religião, onde uma das partes queria mostrar que era melhor do que a outra. Os criacionistas mostraram que a religião é a fé, o dom de acreditar sem ter certeza de nada, assim não abria espaço para dúvidas e objeções. Já a ciência, comprova dados, é objetiva, e explica tudo a partir de uma percepção aprofundada de uma realidade. Exemplo: O conjunto do Universo apareceu há aproximadamente quinze bilhões de anos devido a uma gigantesca explosão, que popularmente ficou conhecido como Big Bang. Dela há duas provas importantes: o Universo ainda continua em expansão e conserva um mínimo do calor daquela explosão, cuja magnitude jamais se calculou. No entanto, é possível medir esse calor que ainda esta no Universo, como uma radiação remanescente, e ele é mais ou menos de quatro graus acima do zero absoluto ( N. da R.: mais ou menos 270 graus abaixo de zero, pois na escala Celsius, que utilizamos no Brasil, o zero absoluto corresponde a 273 graus negativos).

Por outro lado, a maioria dos pesquisadores do Cosmos aceita, atualmente, que no momento da criação do mundo o tempo e espaço, estavam infinitamente distorcidos, numa situação que se chama singularidade. Essa singularidade também pode se chamar limite ou fronteira. Ou seja, limite ou fronteira do espaço e do tempo. De qualquer forma, não é possível falar de estado de singularidade e, simultaneamente, do espaço e tempo. Em um estado de singularidade não existe absolutamente nada, nem espaço nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com