TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussões históricas entre ciência e religião

Artigo: Discussões históricas entre ciência e religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

O debate histórico entre ciência e religião, bem como a relação entre fé e saúde se apresentam como grandes desafios para o mundo acadêmico contemporâneo. A disciplina de Cultura Religiosa defende que essa discussão precisa encontrar espaço para ser problematizada na universidade, independente de posições que abertamente negam que seja possível o consenso entre elas. Nesse sentido, é preciso admitir que há, entre as duas áreas, zonas de confronto que talvez nunca serão superadas. Porém, esse capítulo procura demonstrar que fé e razão, religião e ciência, fé e saúde não são necessariamente incompatíveis. Percebe-se hoje o aumento de estudos e pesquisas científicas que tem tido avanços interessantes no sentido de se criar espaços respeitosos de diálogo, encontrando diferentes pontos de intersecção entre os dois campos, que por muito tempo permaneceram claramente em franca oposição.

Você já trabalhou esse tema na atividade prática 2, o que poderá auxiliá-lo na resolução dessa questão. Para respondê-la você deverá ler o texto CIÊNCIA E RELIGIÃO, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE, bem como o texto complementar com a entrevista de Marcelo Gleiser, concedida à revista IHU (Instituto Humanitas). http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/514412-a-crenca-na-miraculosa-capacidade-humana-da-descoberta-entrevista-especial-com-marcelo-gleiser

A proposta da atividade é a seguinte:

1. Qual é a visão de Deus e de espiritualidade proposta pelo físico Marcelo Gleiser na sua entrevista à revista IHU (Instituto Humanitas) que foi trabalhada na atividade prática 2? Como você se posiciona frente a esta visão?

2. Quais os grande entraves ou dificuldades para se estabelecer uma relação de diálogo crítico mas construtivo entre ciência e religião? Apresente pelos menos dois deles, dissertando sobre os mesmos com bons argumentos.

Utilize no máximo 20 linhas em fonte 12 arial ou times new roman,

Peso: 3.0

A proposta do físico Marcelo Gleiser em sua entrevista, é que em pleno século XXI as pessoas ainda temem a morte, a qual é só uma passagem de um plano para outro, sendo que hoje as máquinas estão tomando conta do mundo, onde tudo que o homem produzia já esta sendo substituído por máquinas. O que não podemos deixar de comentar, é que até onde as máquinas podem substituir a vida humana; Hoje já fazem experiências de cura de doenças em animais, e, será que um dia vão conseguir criar uma vida em vitro? Hoje em dia a religião já não é mais um limitador para ciência, as igrejas tendem esta separação, pois acreditam em Deus e tem fé, mas isto não nos impede de prosseguirmos com a ciência tentando descobrir a cura de doenças. A espiritualidade esta ligada muito a fé, diante de uma visão, temos a opção de tomar como desafio, uma tentativa de entender como ela aconteceu, ou podendo enquadra - lá como um sinal ou aviso de Deus.

Comentário do professor :

As respostas serão avaliadas levando em conta o que foi solicitado no enunciado, a correção, a originalidade, não sendo aceita resposta plagiada, bem como deve apresentar relação com o que foi estudado. Abraço. Hubert

Pontuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com