TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencis Teologica

Ensaios: Ciencis Teologica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

A teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus. Fazer teologia não significa apenas o esforço da razão para descobrir o porquê das coisas à luz da palavra de Deus, ou o amor existencial a Deus que busca as marcas do amor divino em todas as coisas da natureza e da história.

Não haveria teologia se Deus não houvesse rompido o silêncio e falado sobre Si próprio. Assim como não pode haver teologia se o ser humano não se dispuser a escutar e crer que o que foi dito e está escrito é verdade. Não haverá, igualmente, teologia se a razão humana, criada e dada por Deus, não se colocar em marcha para organizar e entender o dado revelado de forma organizada e comunicável às gerações de ontem, de hoje de amanhã.

Podemos então compreender teologia como um pensar sobre Deus e expressar esse pensamento de alguma maneira.

A influência que o pensar teológico tem sobre a vida do ser humano pode ser observada no momento em que ele se conscientiza sobre a existência de um prestar contas dos seus atos, ou até mesmo quando simplesmente passa a cogitar essa idéia.

2 - TEÓLOGO

O teólogo em seu modo de ser é uma pessoa humilde, transparente, solidário e amigo de toda a verdade, também é aquele que estuda teologia que significa o estudo de Deus, conceito criado por filósofos gregos. Porém foi no cristianismo que o assunto se transformou em objeto de estudo, sobretudo das religiões judaico-cristãs.

A imagem que algumas pessoas fazem de um teólogo é de alguém que está constantemente enclausurado no último aposento de uma casa, às voltas com obras raras, escritas em dialetos desconhecidos do grande público ou com livros pesados e grossos. Mas, na verdade, um teólogo é uma pessoa bem mais próxima de nós do que pensamos. Ele presta serviços de consultoria a escritores, por exemplo, que estejam usando a religião para contar alguma história ou fornece orientação a grupos religiosos em geral, principalmente organizações não governamentais.

Outra confusão que é feita com frequência, um padre ou um pastor podem ser um teólogo, mas um teólogo nem sempre é um religioso. Podemos encontrar um teólogo dando aulas em cursos universitários da área de ciências sociais, como Letras, Antropologia, Sociologia. Aliás, é cada vez maior nos meios acadêmicos a intertextualidade entre as disciplinas. E em relação à teologia isso é sentido de forma evidente. Trata-se de um fenômeno recente a redescoberta da leitura teológica do mundo nas áreas de ensino voltadas para o conhecimento do comportamento humano em geral.

3 - O PAPEL DO TEÓLOGO

O teólogo mesmo após a sua formatura estando apto a desempenhar suas funções, jamais deve parar de buscar seu crescimento, devendo dia após dia buscar ainda mais aperfeiçoamento para poder exercer com esmero a boa obra que o Senhor deseja realizar através de sua vida.

O papel do teólogo é duplo, pois por um lado é um cidadão comum que possui ricos conhecimentos bíblicos e doutrinários, úteis para ajudar na compreensão da fé dos fiéis, dos problemas que possam vir a originar. E de outro lado um cidadão que ajuda a compreender as questões relevantes da realidade histórico-social e a resolvê-las á luz do Evangelho e da Teologia. Tem como função esclarecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com